Livre parece “telenovela”, diz fundador. Tribunal do partido pode punir Joacine e o assessor

Mário Cruz / Lusa

A situação de divergência interna no Livre, com a deputada Joacine Katar Moreira no epicentro, deixa um dos fundadores do partido com “uma vergonha enorme” pela “televonela” em que diz se ter transformado.

Filipe Henriques, um dos fundadores do Livre, assumiu numa publicação no Twitter que é citada pela TSF que não conseguiu “manter o silêncio” perante a situação do Livre, lamentando que “não foi para este tipo de política” que deu todo o seu “esforço”.

Sinto uma vergonha enorme. Uma vergonha que cresce diariamente”, escreveu Filipe Henrique, que deixou o Livre em 2016, numa publicação no Twitter citada pela TSF, mas que entretanto terá apagado.

“Em 2013 começou o projecto por um partido Verde, sério, Europeísta, libertário, consequente, inclusivo. Deixei de acreditar na sua sustentabilidade em 2016, mas nunca até hoje senti vergonha. Nunca me passou pela cabeça que o LIVRE se transformasse numa telenovela“, frisou Filipe Henrique, segundo a transcrição da TSF.

Esta posição surge numa altura em que a Comissão de Ética e Arbitragem (CEA) do Livre vai analisar tanto o comportamento de Joacine Katar Moreira como o do seu assessor no Parlamento, Rafael Esteves Martins. Ambos enfrentam possíveis procedimentos disciplinares.

Tudo começou com a abstenção de Joacine numa votação no Parlamento sobre um voto de condenação a Israel, apresentado pelo PCP, por ataques a Gaza. O Livre sempre foi pró-palestiniano e a direcção do partido defende que a deputada devia ter votado a favor da proposta dos comunistas.

O episódio levou à divulgação de um comunicado a atestar a divergência entre Joacine e as bases dirigentes do partido. Depois disso, o seu assessor no Parlamento tratou de arranjar uma escolta de um militar da GNR para afastar os jornalistas da deputada dentro do edifício da Assembleia da República.

Rafael Esteves Martins volta, assim, a estar envolvido numa polémica, depois de ter dado que falar por ter entrado no Parlamento vestido com uma saia, no arranque da nova legislatura. O assessor de 31 anos é investigador bolseiro e tem formação em estudos artísticos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …