Livre só aceita casamento com toda a esquerda. PAN disponível para “aprofundar uma relação com o PS”

Manuel de Almeida / Lusa

António Costa começou nesta quarta-feira a primeira ronda negocial com os potenciais aliados do PS para uma eventual geringonça 2.0. Livre e PAN foram os primeiros a ser ouvidos.

O primeiro-ministro António Costa, já indigitado por Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou um longo dia de conversações com Livre, PAN, PEV, PCP e Bloco de Esquerda, para avaliar as possibilidades para a formação de um novo modelo governativo.

A maratona começou na sede do Livre, onde o partido já se mostrou disponível para acordo, mas apenas se toda a esquerda entrar.

“O Livre tem todo o interesse em contactar e falar com todos os partidos políticos com uma ótica democrática. Neste exato momento, não temos interesse numa convergência bilateral com nenhum, mas consideramos absolutamente necessário que haja uma continuação de uma convergência e defendemos e estamos disponíveis para participar numa união à esquerda que seja multipartidária”, disse a primeira deputada eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, à saída da reunião, citada pelo ECO.

António Costa disse que “há campo de trabalho” para um acordo com o Livre. Caso não haja acordo multilateral, frisa que irá “trabalhar relativamente a cada uma das iniciativas”.

O primeiro-ministro considerou ainda que os dois partidos encontraram áreas de convergência, nomeadamente na Lei da nacionalidade, na preparação para a próxima presidência da União Europeia e no Green New Deal.

O Livre já garantiu que não vai apresentar uma moção de rejeição ao programa do Governo. “No ato eleitoral os portugueses não elegeram o executivo de 2019 a 2021”, explicou Joacine Katar Moreira.

Numa tentativa de criar uma geringonça com os cinco partidos à esquerda, Costa reuniu-se depois com o PAN, na sede do partido. À saída do encontro, o deputado André Silva repetiu a ideia de que o PAN está “disponível para aprofundar uma relação com o PS em apoios pontuais”.

Vincando que foi apenas “uma primeira reunião”, André Silva revelou que “na próxima semana”, as negociações vão prosseguir para ver se há “possibilidades para alargar estes entendimentos”.

O líder do PAN reforçou ainda que o mais “importante” para o seu partido é “fazer avançar” as suas “propostas e causas e que exista estabilidade governativa“.

Depois de André Silva falar à comunicação social, António Costa sustentou que há “pontos de convergência” com o PAN, repetindo a ideia da importância de “haver estabilidade”, seja com acordo ou sem acordo formal entre partidos.

“A forma não é a questão de fundo”, constatou Costa, salientando que “o que é mais importante é primeiro saber e confirmar que há condições para iniciar a governação”.

Ainda nesta quarta-feira, António Costa vai reunir-se com Os Verdes pelas 14 horas e com o PCP às 16 horas. O último encontro é com o Bloco de Esquerda pelas 18 horas.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É tão estranho… o kostinha vai reunir com todos os partidos da esquerda, mas nem fala em ter qualquer contacto com os outros partidos que têm representação parlamentar. Porque será??? Fazem assim tanta moça às directrizes esquerdistas??? Não estamos numa democracia? Pois. Parece mais estarmos numa ditadura de esquerda, não???

  2. Caso os srs. das “esquerdas democráticas” não se entendam, há sempre a possibilidade de um governo de iniciativa presidencial. É uma figura prevista na CRP e que no caso de muitos problemas na formação de governo e na aprovação do Programa de Governo, o PR pode lançar mão para ultrapassar quaisquer constrangimentos…

  3. O importante é haver um governo estável para mais uma legislatura. O PS, embora sem maioria, ficou numa posição confortável, para diferentes acordos parlamentares, umas vezes à esquerda, outras vezes com o PSD…E porque não chegarem todos a acordo, na maioria das medidas que vão ao encontro do bem estar das pessoas e Famílias?

RESPONDER

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …