Livre só aceita casamento com toda a esquerda. PAN disponível para “aprofundar uma relação com o PS”

Manuel de Almeida / Lusa

António Costa começou nesta quarta-feira a primeira ronda negocial com os potenciais aliados do PS para uma eventual geringonça 2.0. Livre e PAN foram os primeiros a ser ouvidos.

O primeiro-ministro António Costa, já indigitado por Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou um longo dia de conversações com Livre, PAN, PEV, PCP e Bloco de Esquerda, para avaliar as possibilidades para a formação de um novo modelo governativo.

A maratona começou na sede do Livre, onde o partido já se mostrou disponível para acordo, mas apenas se toda a esquerda entrar.

“O Livre tem todo o interesse em contactar e falar com todos os partidos políticos com uma ótica democrática. Neste exato momento, não temos interesse numa convergência bilateral com nenhum, mas consideramos absolutamente necessário que haja uma continuação de uma convergência e defendemos e estamos disponíveis para participar numa união à esquerda que seja multipartidária”, disse a primeira deputada eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, à saída da reunião, citada pelo ECO.

António Costa disse que “há campo de trabalho” para um acordo com o Livre. Caso não haja acordo multilateral, frisa que irá “trabalhar relativamente a cada uma das iniciativas”.

O primeiro-ministro considerou ainda que os dois partidos encontraram áreas de convergência, nomeadamente na Lei da nacionalidade, na preparação para a próxima presidência da União Europeia e no Green New Deal.

O Livre já garantiu que não vai apresentar uma moção de rejeição ao programa do Governo. “No ato eleitoral os portugueses não elegeram o executivo de 2019 a 2021”, explicou Joacine Katar Moreira.

Numa tentativa de criar uma geringonça com os cinco partidos à esquerda, Costa reuniu-se depois com o PAN, na sede do partido. À saída do encontro, o deputado André Silva repetiu a ideia de que o PAN está “disponível para aprofundar uma relação com o PS em apoios pontuais”.

Vincando que foi apenas “uma primeira reunião”, André Silva revelou que “na próxima semana”, as negociações vão prosseguir para ver se há “possibilidades para alargar estes entendimentos”.

O líder do PAN reforçou ainda que o mais “importante” para o seu partido é “fazer avançar” as suas “propostas e causas e que exista estabilidade governativa“.

Depois de André Silva falar à comunicação social, António Costa sustentou que há “pontos de convergência” com o PAN, repetindo a ideia da importância de “haver estabilidade”, seja com acordo ou sem acordo formal entre partidos.

“A forma não é a questão de fundo”, constatou Costa, salientando que “o que é mais importante é primeiro saber e confirmar que há condições para iniciar a governação”.

Ainda nesta quarta-feira, António Costa vai reunir-se com Os Verdes pelas 14 horas e com o PCP às 16 horas. O último encontro é com o Bloco de Esquerda pelas 18 horas.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É tão estranho… o kostinha vai reunir com todos os partidos da esquerda, mas nem fala em ter qualquer contacto com os outros partidos que têm representação parlamentar. Porque será??? Fazem assim tanta moça às directrizes esquerdistas??? Não estamos numa democracia? Pois. Parece mais estarmos numa ditadura de esquerda, não???

  2. Caso os srs. das “esquerdas democráticas” não se entendam, há sempre a possibilidade de um governo de iniciativa presidencial. É uma figura prevista na CRP e que no caso de muitos problemas na formação de governo e na aprovação do Programa de Governo, o PR pode lançar mão para ultrapassar quaisquer constrangimentos…

  3. O importante é haver um governo estável para mais uma legislatura. O PS, embora sem maioria, ficou numa posição confortável, para diferentes acordos parlamentares, umas vezes à esquerda, outras vezes com o PSD…E porque não chegarem todos a acordo, na maioria das medidas que vão ao encontro do bem estar das pessoas e Famílias?

RESPONDER

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …