Livre só aceita casamento com toda a esquerda. PAN disponível para “aprofundar uma relação com o PS”

Manuel de Almeida / Lusa

António Costa começou nesta quarta-feira a primeira ronda negocial com os potenciais aliados do PS para uma eventual geringonça 2.0. Livre e PAN foram os primeiros a ser ouvidos.

O primeiro-ministro António Costa, já indigitado por Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou um longo dia de conversações com Livre, PAN, PEV, PCP e Bloco de Esquerda, para avaliar as possibilidades para a formação de um novo modelo governativo.

A maratona começou na sede do Livre, onde o partido já se mostrou disponível para acordo, mas apenas se toda a esquerda entrar.

“O Livre tem todo o interesse em contactar e falar com todos os partidos políticos com uma ótica democrática. Neste exato momento, não temos interesse numa convergência bilateral com nenhum, mas consideramos absolutamente necessário que haja uma continuação de uma convergência e defendemos e estamos disponíveis para participar numa união à esquerda que seja multipartidária”, disse a primeira deputada eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, à saída da reunião, citada pelo ECO.

António Costa disse que “há campo de trabalho” para um acordo com o Livre. Caso não haja acordo multilateral, frisa que irá “trabalhar relativamente a cada uma das iniciativas”.

O primeiro-ministro considerou ainda que os dois partidos encontraram áreas de convergência, nomeadamente na Lei da nacionalidade, na preparação para a próxima presidência da União Europeia e no Green New Deal.

O Livre já garantiu que não vai apresentar uma moção de rejeição ao programa do Governo. “No ato eleitoral os portugueses não elegeram o executivo de 2019 a 2021”, explicou Joacine Katar Moreira.

Numa tentativa de criar uma geringonça com os cinco partidos à esquerda, Costa reuniu-se depois com o PAN, na sede do partido. À saída do encontro, o deputado André Silva repetiu a ideia de que o PAN está “disponível para aprofundar uma relação com o PS em apoios pontuais”.

Vincando que foi apenas “uma primeira reunião”, André Silva revelou que “na próxima semana”, as negociações vão prosseguir para ver se há “possibilidades para alargar estes entendimentos”.

O líder do PAN reforçou ainda que o mais “importante” para o seu partido é “fazer avançar” as suas “propostas e causas e que exista estabilidade governativa“.

Depois de André Silva falar à comunicação social, António Costa sustentou que há “pontos de convergência” com o PAN, repetindo a ideia da importância de “haver estabilidade”, seja com acordo ou sem acordo formal entre partidos.

“A forma não é a questão de fundo”, constatou Costa, salientando que “o que é mais importante é primeiro saber e confirmar que há condições para iniciar a governação”.

Ainda nesta quarta-feira, António Costa vai reunir-se com Os Verdes pelas 14 horas e com o PCP às 16 horas. O último encontro é com o Bloco de Esquerda pelas 18 horas.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É tão estranho… o kostinha vai reunir com todos os partidos da esquerda, mas nem fala em ter qualquer contacto com os outros partidos que têm representação parlamentar. Porque será??? Fazem assim tanta moça às directrizes esquerdistas??? Não estamos numa democracia? Pois. Parece mais estarmos numa ditadura de esquerda, não???

  2. Caso os srs. das “esquerdas democráticas” não se entendam, há sempre a possibilidade de um governo de iniciativa presidencial. É uma figura prevista na CRP e que no caso de muitos problemas na formação de governo e na aprovação do Programa de Governo, o PR pode lançar mão para ultrapassar quaisquer constrangimentos…

  3. O importante é haver um governo estável para mais uma legislatura. O PS, embora sem maioria, ficou numa posição confortável, para diferentes acordos parlamentares, umas vezes à esquerda, outras vezes com o PSD…E porque não chegarem todos a acordo, na maioria das medidas que vão ao encontro do bem estar das pessoas e Famílias?

RESPONDER

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …