Lista oficial de mortes de Pedrógão exclui 65.ª vítima (e pode haver mais)

Miguel A. Lopes / Lusa

Militar da GNR junto a corpo não identificado

O número de mortes causadas pelo incêndio de Pedrógão Grande terá ultrapassado as 64 vítimas anunciadas oficialmente. Haverá uma 65ª vítima mortal, e é possível que haja mais.

A informação foi apurada pelo Expresso, que na edição deste sábado presta homenagem às 64 vítimas anunciadas oficialmente, avançando o nome de uma 65ª vítima, Alzira Costa, de 71 anos, que terá sido atropelada enquanto fugia do incêndio de Pedrógão Grande.

A mulher terá sido atropelada por um carro onde seguiam pessoas também em fuga das chamas. “Fugiu para ir ter com as vizinhas. Levava uma lanterna, o telemóvel e o dinheiro que tinha em casa e foi encontrada na estrada, com a cabeça e o braço partidos“, conta ao Expresso a filha de Alzira Costa, cuja casa acabou por não arder.

O condutor que a atropelou já terá sido identificado. O Expresso realça ainda que a vítima, residente na aldeia da Senhora da Piedade, não foi incluída na lista oficial de vítimas do incêndio por não ter morrido de causas directamente relacionadas com o incêndio, ou seja, queimaduras ou inalação de fumo.

Nas aldeias afectadas pelo incêndio, há várias listas de mortos, nas quais em alguns casos chegam a apontar-se 100 vítimas. Contudo, em muitas situações haverá nomes repetidos, pessoas identificadas com apelidos diferentes e até algumas dadas como mortas que estarão vivas, adianta o jornal.

A PJ e a Procuradoria-Geral da República recusam-se a divulgar a lista oficial de vítimas, que continua em segredo de justiça enquanto decorre a investigação – pelo que, conclui o Expresso, persistem as dúvidas: pode haver mais vítimas indirectas do fogo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vai-se arranjar um culpado no meio daquela guerra (um culpado que tal como a senhora estava a fugir), e como se consegue investigar quem matou essa tal vitima, se calhar até lhe tiraram a matricula, caçaram num radar de velocidade, viram como se vestia, conseguem às tantas também saber se estava alcoolizado… enfim

    Mas para saberem “os culpados” das 65… ups 64 mortes, isso é difícil “pa car#!#”

  2. De facto, quando o Estado, isto é, o Governo se esconde por detrás do segredo de justiça é de lamentar. No mínimo, gostaria de saber a verdade e os portugueses têm esse direito. Falem verdade!

  3. De facto há mais. O meu pai faleceu no dia 20 de junho, em Figueiró dos Vinhos, numa aldeia onde o fogo rodeou a sua casa, vítima de coração após ter dado uma pequena caminhada. O facto de sentir tudo queimado à sua volta poderá motivado talvez emoção, desgosto e o coração não aguentou, pois tinha problemas cardiovasculares. A ajuda ainda demorou a chegar e o meu pai faleceu ao fundo das escadas da sua casa.
    O meu pai foi uma vitima indirecta da desgraça de Pedrogão Grande, Castanheira e Figueiró dos Vinhos e não entrou na contabilização das vítimas.

RESPONDER

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …