Lista oficial de mortes de Pedrógão exclui 65.ª vítima (e pode haver mais)

Miguel A. Lopes / Lusa

Militar da GNR junto a corpo não identificado

O número de mortes causadas pelo incêndio de Pedrógão Grande terá ultrapassado as 64 vítimas anunciadas oficialmente. Haverá uma 65ª vítima mortal, e é possível que haja mais.

A informação foi apurada pelo Expresso, que na edição deste sábado presta homenagem às 64 vítimas anunciadas oficialmente, avançando o nome de uma 65ª vítima, Alzira Costa, de 71 anos, que terá sido atropelada enquanto fugia do incêndio de Pedrógão Grande.

A mulher terá sido atropelada por um carro onde seguiam pessoas também em fuga das chamas. “Fugiu para ir ter com as vizinhas. Levava uma lanterna, o telemóvel e o dinheiro que tinha em casa e foi encontrada na estrada, com a cabeça e o braço partidos“, conta ao Expresso a filha de Alzira Costa, cuja casa acabou por não arder.

O condutor que a atropelou já terá sido identificado. O Expresso realça ainda que a vítima, residente na aldeia da Senhora da Piedade, não foi incluída na lista oficial de vítimas do incêndio por não ter morrido de causas directamente relacionadas com o incêndio, ou seja, queimaduras ou inalação de fumo.

Nas aldeias afectadas pelo incêndio, há várias listas de mortos, nas quais em alguns casos chegam a apontar-se 100 vítimas. Contudo, em muitas situações haverá nomes repetidos, pessoas identificadas com apelidos diferentes e até algumas dadas como mortas que estarão vivas, adianta o jornal.

A PJ e a Procuradoria-Geral da República recusam-se a divulgar a lista oficial de vítimas, que continua em segredo de justiça enquanto decorre a investigação – pelo que, conclui o Expresso, persistem as dúvidas: pode haver mais vítimas indirectas do fogo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vai-se arranjar um culpado no meio daquela guerra (um culpado que tal como a senhora estava a fugir), e como se consegue investigar quem matou essa tal vitima, se calhar até lhe tiraram a matricula, caçaram num radar de velocidade, viram como se vestia, conseguem às tantas também saber se estava alcoolizado… enfim

    Mas para saberem “os culpados” das 65… ups 64 mortes, isso é difícil “pa car#!#”

  2. De facto, quando o Estado, isto é, o Governo se esconde por detrás do segredo de justiça é de lamentar. No mínimo, gostaria de saber a verdade e os portugueses têm esse direito. Falem verdade!

  3. De facto há mais. O meu pai faleceu no dia 20 de junho, em Figueiró dos Vinhos, numa aldeia onde o fogo rodeou a sua casa, vítima de coração após ter dado uma pequena caminhada. O facto de sentir tudo queimado à sua volta poderá motivado talvez emoção, desgosto e o coração não aguentou, pois tinha problemas cardiovasculares. A ajuda ainda demorou a chegar e o meu pai faleceu ao fundo das escadas da sua casa.
    O meu pai foi uma vitima indirecta da desgraça de Pedrogão Grande, Castanheira e Figueiró dos Vinhos e não entrou na contabilização das vítimas.

RESPONDER

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …

Força Espacial de Trump trabalha "bem de perto" com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos "bem de perto" com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa …

Istanbul B. 4-1 Sporting | "Leão" deixa fugir os dois pássaros

O Sporting disse adeus à Liga Europa, ao cair na Turquia, frente ao Istanbul Basaksehirk após prolongamento, com um resultado de 4-1, e 5-4 no conjunto das duas mãos. Após a vitória por 3-1 em Alvalade, …