Lista de deputados do PS do Porto chumbada

José Sena Goulão / Lusa

A comissão política distrital do PS Porto chumbou a lista de candidatos a deputados para o distrito, com 40 votos contra, 37 a favor e dois nulos, tendo ido a votação apenas a quota que cabe àquela federação.

Em declarações à agência Lusa, o líder da distrital do PS/Porto, José Luís Carneiro, explicou que para ultrapassar este impasse há duas alternativas: a realização de uma nova comissão política distrital durante o dia de hoje ou a decisão ser tomada pela comissão nacional que reúne esta noite em Lisboa.

A lista chumbada apenas continha os nomes indicados pela distrital – e do qual faziam parte nomes como José Luís Carneiro, os deputados Renato Sampaio, Isabel Santos, João Paulo Correia, Luísa Salgueiro.

A “quota” de António Costa, ou seja, os nomes cuja indicação cabe ao secretário-geral do PS, cerca de um terço do total, não foram objeto de votação.

O líder da federação do PS/Porto explicou que, antes de ser chumbada pela comissão política distrital, a lista proposta foi aprovada “por uma expressiva maioria” no secretariado distrital.

“Esta lista foi resultado de um processo de diálogo entre todas as sensibilidades do PS e correspondeu a um esforço genuíno de unidade, que não foi reconhecido”, disse.

José Luís Carneiro garantiu que o esforço de unidade vai continuar e avançou que as principais críticas dos opositores a esta lista prenderam-se com a questão de representação territorial.

“Esta proposta de lista representa um esforço de renovação em mais de 50% e um esforço de cobertura de todo o território”, enfatizou.

PS

José Luís Carneiro, líder da distrital do PS/Porto

José Luís Carneiro, líder da distrital do PS/Porto

Para além dos nomes já indicados, faziam ainda parte da lista proposta Ricardo Bexiga (candidato do PS à Câmara da Maia), Joana Lima (ex-presidente da Câmara da Trofa), Tiago Barbosa Ribeiro (líder da concelhia do PS/Porto), Fernando Jesus (deputado) e Carla Miranda (vereadora do PS na Câmara do Porto).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas o que é isto? Tantos anos à espera e agora tiravam a vez aos “garçons” e metiam lá os “petit garçons”?
    A meio da contenda 40 x 37… Ganham os GALOS vs GARNIZÉS

RESPONDER

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …