Fim da calamidade na Grande Lisboa. Governo admite estado de contingência

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita diz que “irão manter-se restrições que são muito importantes para controlar” a situação na Área Metropolitana de Lisboa”, que ficará toda em “contingência”.

Desta forma, os estabelecimentos comerciais vão continuar a encerrar às 20h00 e os supermercados às 22h00. Além disso, continua a ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. A realização de feiras e mercados dependem da “autorização das autarquias” após ouvida a Direção-Geral de Saúde (DGS), escreve o Observador.

Toda a Área Metropolitana de Lisboa deverá passar a estar em contingência. “Não há hoje razões para distinguir estes cinco municípios da restante Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, disse Cabrita, não especificando a duração do nível de contingência. “As medidas devem ser aplicadas de uma forma transversal, intensiva, em toda a AML”.

As medidas serão tomadas numa “base quinzenal”, mas o Conselho de Ministros vai reunir dia 13 de agosto para avaliar as medidas.

O ministro da Administração Interna falou esta segunda-feira ao país, após o Governo ter estado reunido com os autarcas de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, os cinco municípios que até ao momento têm estado com regras de saúde pública diferentes devido aos focos de contágio registados.

O governante realça que se regista uma evolução claramente positiva nestes cinco municípios. “Tínhamos há um mês entre 350 e 400 casos semanais na área de Lisboa e Vale do Tejo, reduzimos nas duas últimas semanas para 202 casos, nas médias”, explicou.

“Não podemos baixar a guarda entre as estruturas de ação central e estruturas municipais. Queremos um agosto com saúde e com segurança que permita projetar o regresso”, acrescentou Eduardo Cabrita.

O ministro da Administração Interna salientou a importância de manter as medidas sanitárias nestes municípios, principalmente numa altura em que “muitos vão gozar férias”.

Eduardo Cabrita disse ainda que a redução do número de novos casos nos cinco municípios não significa que deve deixar de aplicar as medidas. Contudo, reforça que estes “são indicadores melhores que a vizinha Espanha”.

O ministro avisa que os adeptos que viajem até Lisboa para a Liga dos Campeões estarão sujeitos ao conjunto de restrições que vigoram na AML, principalmente no que toca aos “ajuntamentos e consumo de bebidas alcoólicas na rua”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …