Fim da calamidade na Grande Lisboa. Governo admite estado de contingência

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita diz que “irão manter-se restrições que são muito importantes para controlar” a situação na Área Metropolitana de Lisboa”, que ficará toda em “contingência”.

Desta forma, os estabelecimentos comerciais vão continuar a encerrar às 20h00 e os supermercados às 22h00. Além disso, continua a ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. A realização de feiras e mercados dependem da “autorização das autarquias” após ouvida a Direção-Geral de Saúde (DGS), escreve o Observador.

Toda a Área Metropolitana de Lisboa deverá passar a estar em contingência. “Não há hoje razões para distinguir estes cinco municípios da restante Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, disse Cabrita, não especificando a duração do nível de contingência. “As medidas devem ser aplicadas de uma forma transversal, intensiva, em toda a AML”.

As medidas serão tomadas numa “base quinzenal”, mas o Conselho de Ministros vai reunir dia 13 de agosto para avaliar as medidas.

O ministro da Administração Interna falou esta segunda-feira ao país, após o Governo ter estado reunido com os autarcas de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, os cinco municípios que até ao momento têm estado com regras de saúde pública diferentes devido aos focos de contágio registados.

O governante realça que se regista uma evolução claramente positiva nestes cinco municípios. “Tínhamos há um mês entre 350 e 400 casos semanais na área de Lisboa e Vale do Tejo, reduzimos nas duas últimas semanas para 202 casos, nas médias”, explicou.

“Não podemos baixar a guarda entre as estruturas de ação central e estruturas municipais. Queremos um agosto com saúde e com segurança que permita projetar o regresso”, acrescentou Eduardo Cabrita.

O ministro da Administração Interna salientou a importância de manter as medidas sanitárias nestes municípios, principalmente numa altura em que “muitos vão gozar férias”.

Eduardo Cabrita disse ainda que a redução do número de novos casos nos cinco municípios não significa que deve deixar de aplicar as medidas. Contudo, reforça que estes “são indicadores melhores que a vizinha Espanha”.

O ministro avisa que os adeptos que viajem até Lisboa para a Liga dos Campeões estarão sujeitos ao conjunto de restrições que vigoram na AML, principalmente no que toca aos “ajuntamentos e consumo de bebidas alcoólicas na rua”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …