Lei de Bases da Habitação. Depois do PCP, Bloco confirma acordo com o Governo

@govpt / Twitter

António Costa no Parlamento com Catarina Martins e Pedro Filipe Soares

Depois do PCP, é a vez do Bloco de Esquerda anunciar que chegou a acordo com o Governo sobre a Lei de Bases da Habitação.

A geringonça volta a funcionar e chega a acordo para aprovar a primeira Lei de Bases da Habitação. Primeiro foi o PCP que, ao fim da tarde desta quarta-feira, deu uma conferência de imprensa na qual anunciou mais um acordo com o Governo. Esta manhã, foi a vez do Bloco de Esquerda. Os anúncios aconteceram com poucas horas de diferença, destaca o Observador.

Esta manhã, Pedro Filipe Soares congratulou-se por ter conseguido travar “alguns recuos que estavam a ser previstos no grupo parlamentar do PS” e sublinhou que o resultado final não é a proposta do partido, mas sim “o acordo possível com o PS”.

O líder parlamentar bloquista sublinhou que houve três medidas que foram fundamentais para que o partido decidisse fechar o entendimento: “o reconhecimento da função social da habitação”; “a garantia de que o sistema de acesso à habitação é compatível com o rendimento das famílias”; e a “criação de um parque habitacional público, começando a reverter a situação lamentável de o Estado apenas deter 2% [do mercado habitacional]”.

Estas três medidas decorrem, segundo Pedro Filipe Soares, das negociações mantidas com o Governo. “O Bloco foi fazendo sempre um caminho de aproximação”, explicou, dizendo haver matérias em que o partido gostaria de ter “ido mais longe”, mas onde ainda assim foi possível chegar a acordo com o PS, como a “defesa dos fiadores na transmissão de crédito” ou a criação de um “regime especial para quem está em situação de dificuldade financeira”.

Apesar de dar como garantido o seu voto favorável, o BE deixa ainda dois desafios ao PS. “Não faremos depender o nosso voto destas duas matérias, mas desafiamos o PS a incluí-las no texto final: a retirada das referências ao alojamento local na Lei de Bases da Habitação e a inclusão do impedimento de despejo durante o inverno.”

A votação final global da nova Lei de Bases da Habitação está prevista para 14 de junho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ao fim e ao cabo, há dois perdedores-pagadores. O contribuinte que irá subsidiar toda esta marmelada, e os senhorios que irão, cada vez mais, fazer o papel de santa casa da misericórdia… Os socialistas continuam a fazer brilharetes com o dinheiro alheio, tipo zé do telhado.

RESPONDER

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …

Ministros das Finanças e da Justiça britânicos demitem-se se Boris Johnson for primeiro-ministro

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, disse este domingo à BBC que se demite se o candidato à liderança do Partido Conservador Boris Johnson se tornar primeiro-ministro, por se opor a um Brexit sem …