Leão tem trunfo para combater a covid-19 sem aumentar a dívida

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão, vai recorrer a almofada financeira nos depósitos das administrações públicas para reduzir o endividamento nacional ao mesmo tempo que investe no combate à pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 levou a que o atual Governo tornasse pior uma situação que anteriormente já era preocupante: o endividamento nacional. João Leão quer continuar a financiar o combate à pandemia sem agravar esta vertente e, para isso, conta com uma almofada financeira, escreve o ECO.

“Em 2021 espera-se que o rácio da divida pública retorne à trajetória descendente dos anos anteriores a 2020. Nesse sentido, prevê-se uma redução do rácio de -3,9 [pontos percentuais] para 130,9% do PIB”, lê-se na proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Este ano, a dívida pública 134,8% é um valor recorde justificado pelo aumento das despesas com medidas de combate ao novo coronavírus e a quebra nas receitas públicas. Isto resultou num défice de 4,3%, aliado a uma recessão esperada de 8,5%.

Para o próximo ano, o ministro das Finanças espera um crescimento económico de 5,4%, fazendo mirrar a dívida pública. “O principal contributo [para a quebra do rácio da dívida] será dado pela retoma do crescimento nominal do PIB“, lê-se ainda na proposta do OE2021.

O Estado conta com uma almofada financeira nos depósitos das administrações públicas, esperando-se uma redução dos mesmos. Os cofres têm sido enchidos desde a última crise financeira e estão agora prontos para ser usados para amparar os gastos necessários no combate à pandemia.

No final do ano passado, Portugal tinha 12,7% da totalidade da dívida guardado em depósitos, o que lhe concedeu o título de país União Europeia com almofada financeira mais robusta, escreve o ECO.

As Finanças preveem que o saldo da dívida direta do Estado desacelere o ritmo de crescimento e atinja 287,3 mil milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um mágico em ação! Em breve quando isto já estiver tudo de rastos entrarão os ilusionistas fazendo-nos crer que tudo isto é um mar de rosas!

RESPONDER

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …