Leão tem trunfo para combater a covid-19 sem aumentar a dívida

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão, vai recorrer a almofada financeira nos depósitos das administrações públicas para reduzir o endividamento nacional ao mesmo tempo que investe no combate à pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 levou a que o atual Governo tornasse pior uma situação que anteriormente já era preocupante: o endividamento nacional. João Leão quer continuar a financiar o combate à pandemia sem agravar esta vertente e, para isso, conta com uma almofada financeira, escreve o ECO.

“Em 2021 espera-se que o rácio da divida pública retorne à trajetória descendente dos anos anteriores a 2020. Nesse sentido, prevê-se uma redução do rácio de -3,9 [pontos percentuais] para 130,9% do PIB”, lê-se na proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Este ano, a dívida pública 134,8% é um valor recorde justificado pelo aumento das despesas com medidas de combate ao novo coronavírus e a quebra nas receitas públicas. Isto resultou num défice de 4,3%, aliado a uma recessão esperada de 8,5%.

Para o próximo ano, o ministro das Finanças espera um crescimento económico de 5,4%, fazendo mirrar a dívida pública. “O principal contributo [para a quebra do rácio da dívida] será dado pela retoma do crescimento nominal do PIB“, lê-se ainda na proposta do OE2021.

O Estado conta com uma almofada financeira nos depósitos das administrações públicas, esperando-se uma redução dos mesmos. Os cofres têm sido enchidos desde a última crise financeira e estão agora prontos para ser usados para amparar os gastos necessários no combate à pandemia.

No final do ano passado, Portugal tinha 12,7% da totalidade da dívida guardado em depósitos, o que lhe concedeu o título de país União Europeia com almofada financeira mais robusta, escreve o ECO.

As Finanças preveem que o saldo da dívida direta do Estado desacelere o ritmo de crescimento e atinja 287,3 mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um mágico em ação! Em breve quando isto já estiver tudo de rastos entrarão os ilusionistas fazendo-nos crer que tudo isto é um mar de rosas!

RESPONDER

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …