Lalanda de Castro terá recebido um milhão com informação falsa graças a Macedo

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

Paulo Lalanda de Castro, o ex-patrão de José Sócrates na Octapharma, terá recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal, graças a um documento falso que pode ter sido obtido com a ajuda do ex-ministro Miguel Macedo.

A notícia é avançada pelo jornal Correio da Manhã que destaca o envolvimento de Lalanda de Castro, arguido na Operação Marquês, também na Operação Labirinto que investiga o caso dos Vistos Gold.

O líder da Octapharma e ex-patrão de Sócrates terá beneficiado de um perdão fiscal que terá sido “obtido com base numa informação falsa, proveniente da Líbia”, aponta o mesmo diário.

O envolvimento de Lalanda de Castro na investigação acontece por via da empresa ILS que terá reclamado ter “prestado serviços médicos a um grupo de cidadãos líbios alegadamente refugiados de guerra e que, por isso, estariam isentos do pagamento de IVA”.

O Correio da Manhã reforça que a investigação da Polícia Judiciária detetou a existência de “contactos entre os Ministérios de Miguel Macedo e Paulo Núncio“.

Há assim a suspeita de que o ex-ministro da Administração Interna, que nesta sexta-feira vai continuar a ser ouvido como arguido no caso dos Vistos Gold, terá intervido no sentido de favorecer Lalanda de Castro.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.