Lalanda de Castro terá recebido um milhão com informação falsa graças a Macedo

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

Paulo Lalanda de Castro, o ex-patrão de José Sócrates na Octapharma, terá recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal, graças a um documento falso que pode ter sido obtido com a ajuda do ex-ministro Miguel Macedo.

A notícia é avançada pelo jornal Correio da Manhã que destaca o envolvimento de Lalanda de Castro, arguido na Operação Marquês, também na Operação Labirinto que investiga o caso dos Vistos Gold.

O líder da Octapharma e ex-patrão de Sócrates terá beneficiado de um perdão fiscal que terá sido “obtido com base numa informação falsa, proveniente da Líbia”, aponta o mesmo diário.

O envolvimento de Lalanda de Castro na investigação acontece por via da empresa ILS que terá reclamado ter “prestado serviços médicos a um grupo de cidadãos líbios alegadamente refugiados de guerra e que, por isso, estariam isentos do pagamento de IVA”.

O Correio da Manhã reforça que a investigação da Polícia Judiciária detetou a existência de “contactos entre os Ministérios de Miguel Macedo e Paulo Núncio“.

Há assim a suspeita de que o ex-ministro da Administração Interna, que nesta sexta-feira vai continuar a ser ouvido como arguido no caso dos Vistos Gold, terá intervido no sentido de favorecer Lalanda de Castro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …