Miguel Macedo interrogado hoje no caso dos vistos Gold

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna já viu a sua imunidade parlamentar levantada e deverá ser acusado no início de novembro no âmbito do processo dos vistos Gold.

Depois de ver a sua imunidade parlamentar levantada, Miguel Macedo vai ser ouvido durante esta terça-feira, nas próximas horas, segundo avança o Correio da Manhã.

O ex-ministro da Administração Interna será constituído arguido por prevaricação e tráfico de influências, um crime que é punível com pena de prisão entre os 2 e os 8 anos, e deverá ser formalmente acusado no início de novembro, também de acordo com uma notícia do CM.

Recorde-se que o ex-ministro da Administração Interna se demitiu após a detenção do ex-diretor do SEF, Manuel Jarmela Palos, com quem falava regularmente, bem como do ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo.

O ex-ministro garantiu, na altura, que não estava ligado às suspeitas e que se demitia apenas para não prejudicar o Governo.

“Operação Labirinto”, levada a cabo pela Polícia Judiciária desde o ano passado, investiga a atribuição fraudulenta de vistos gold, havendo indícios de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influências.

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, vai ser ouvido esta terça-feira, nas próximas horas, no âmbito do processo dos Vistos Gold. Macedo vai ser ouvido por prevaricação e tráfico de influências, depois de lhe ter sido levantada a imunidade parlamentar. Miguel Macedo demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna no dia 16 de novembro de 2014 depois de o seu nome ter sido associado a um processo que envolvia a atribuição de Vistos Gold.Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/macedo_vai_ser_interrogado_hoje.html

ZAP

Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, vai ser constituído arguido no processo dos vistos gold. O ex-governante, deputado cessante do PSD, já viu a sua imunidade parlamentar levantada e será constituído arguido por prevaricação e tráfico de influências. O ex-ministro deverá ser acusado no processo que está a chegar ao fim. A acusação deverá ser deduzida nos primeiros dias de novembro, quando faz um ano que a operação aconteceu.Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/ex_ministro_arguido_nos_vistos_gold.html
Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, vai ser constituído arguido no processo dos vistos gold. O ex-governante, deputado cessante do PSD, já viu a sua imunidade parlamentar levantada e será constituído arguido por prevaricação e tráfico de influências. O ex-ministro deverá ser acusado no processo que está a chegar ao fim. A acusação deverá ser deduzida nos primeiros dias de novembro, quando faz um ano que a operação aconteceu. O antigo ministro foi apanhado em escutas telefónicas durante a investigação. Falava com regularidade com Manuel Jarmela Palos, diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; e António Figueiredo, presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). A prisão de ambos levou Miguel Macedo a demitir-se, garantindo que nada tinha a ver com as suspeitas. Jurou inocência, mas explicou que saía para não prejudicar o Governo. No âmbito desta operação – que a PJ batizou de ‘Labirinto’ –, investigava-se a atribuição de vistos gold. Há indícios de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influências. É ainda arguida a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça Maria Antónia Anes, o sócio-gerente da empresa JMF Jaime Gomes e os funcionários do IRN Paulo Eliseu, Paulo Vieira, José Gonçalves e Abílio Silva.Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/ex_ministro_arguido_nos_vistos_gold.html
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que não se venha a configurar como expediente o que recordo ter sido ele a pedir para ser ouvido, não podendo formalmente, ter sido ele a solicitar o levantamento da imunidade e ter desde logo pedido a demissão do governo e que nada tinha a ver com o que viria a ser indiciado! Se assim não for a justiça que seja firme nos seus exclusivos propósitos de um estado de direito democrático.

RESPONDER

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …