/

Laboratórios privados cobram até 200 euros por teste ao coronavírus

Fazer os testes de despiste do coronavírus Covid-19 pode chegar a custar 200 euros. Sem sintomas, especialistas afirmam que não faz sentido recorrer a estes testes. O recomendado é ligar para a SNS24.

De acordo com o jornal Público, os testes de despiste do novo coronavírus custam cerca de 200 euros no grupo Germano de Sousa, um dos principais laboratórios de análises clínicas em território nacional.

Germano de Sousa, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, afirma ao diário que o alto custo destes testes está relacionado com a sua importação do estrangeiro, mas admite que o preço poderá baixar para cerca de 100 euros se a procura começar a aumentar.

O matutino adianta que os laboratórios Dr. Joaquim Chaves também já estão a realizar testes de despiste do Covid-19, sendo que o valor ronda precisamente os 100 euros e não é necessária receita médica. Em média, o grupo está a receber 25 pedidos por dia.

Em declarações ao Público, Carlos Cardoso, diretor técnico deste laboratório, explica que a maioria dos clientes quer fazer o despiste porque viajou para zonas afetadas. Já Germano de Sousa adianta que os pacientes vêm de hospitais privados e que apenas realizam os testes com indicação médica e receita.

Em ambos, os testes não são comparticipados. Na semana passada, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou que estes laboratórios estão certificados e que deverão seguir os protocolos para a realização dos testes.

Tal como recorda o jornal, na terça-feira, na sessão de esclarecimento da Ordem dos Médicos, Margarida Tavares, especialista em doenças infecciosas, afirmou que, devido ao período de incubação do coronavírus, “não faz sentido” realizar estes testes sem sintomas “porque hoje é negativo, mas pode ser positivo amanhã”.

Caso uma pessoa regresse de uma zona de risco e/ou apresente sintomas, a DGS recomenda que ligue para a SNS24 (808 24 24 24).

Neste momento, há nove casos confirmados em Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.