/

Nove casos de Covid-19 em Portugal. Cinco turmas da Amadora em isolamento

José Sena Goulão / Lusa

A Diretora-Geral da Saúde, Graças Freitas, revelou esta quinta-feira, em declarações à SIC, que existe um novo caso de infeção por Covid-19 em Portugal.

O novo infetado é um homem que esteve recentemente em Itália, encontrando-se agora internado em Lisboa, no Hospital Curry Cabral.

Este é o terceiro caso confirmado anunciado nesta quinta-feira, elevando assim para nove o número infetados em território português. Trata-se de oito homens e uma mulher.

Em declarações à SIC, Graça Freitas assegurou que Portugal está na fase de contenção.

“Por trás deste oito internados estão centenas de chamadas, mais de uma centena de validações de testes e internamentos. Estamos a ver a ponta do icebergue”, disse Graça Freitas, dizendo não haver informação de novos casos suspeitos.

Entretanto, a imprensa nacional adiantou que um dos nove infetados (o sétimo caso) em Portugal é uma professora da Amadora, que esteve recentemente em Itália e que leciona em dois estabelecimentos do agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa: a Escola Básica Roque Gameiro e a Escola Secundária da Amadora.

Cinco turmas destas escolas – alunos do 7.º, 8.º e 11.º anos – foram por isso colocadas em “isolamento social” até ao próximo dia 13 de março, “não podendo vir à escola”, informa uma nota divulgada pelo agrupamento, citada pelo semanário Expresso.

Além dos alunos, vão ficar também em isolamento “os professores e os assistentes operacionais que estiveram em contacto com esta professora”.

“Embora os jovens deste grupo etário não tenham grande suscetibilidade para ficarem doentes com esta situação”, a escola pede que se tenha atenção ao “aparecimento de sintomas ”febre ou tosse ou dores de garganta”.

O isolamento das turmas foi confirmado por Graça Freitas à RTP.

As famílias destes alunos vão ser contactadas diariamente para verificar o estado de saúde. “Pode a restante comunidade escolar estar tranquila, dado não ter existido qualquer contacto com esta professora por parte de outros alunos”.

A epidemia do novo coronavírus surgiu em dezembro na China. Já matou cerca de 3.300 pessoas e infetou mais de 96 mil em 79 países, incluindo em Portugal. Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

ZAP //

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.