Kremlin atingido por ciberataque em larga escala

Em and Ernie / Flickr

-

Hackers derrubaram o site da Presidência russa várias vezes esta sexta-feira e tiraram do ar a página na Internet do banco central russo, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

“Um poderoso ataque cibernético está em curso no site (do Kremlin)”, disse uma porta-voz do Kremlin, acrescentando que o ataque foi contínuo e que especialistas em segurança estavam a tentar evitar novas invasões.

A porta-voz não revelou quem o governo acredita estar por trás do ataque cibernético. Por enquanto, nenhum grupo hacker activista reivindicou a autoria dos ataques.

O site do banco central foi igualmente abaixo, depois de ondas sucessivas de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).

Acredita-se que os ataques estejam relacionados com uma declaração do presidente russo, Vladimir Putin, que afirmou que a Rússia tem o direito de invadir a Ucrânia.

Recentemente, a Rússia foi acusada de promover ataques consecutivos contra a infra-estrutura tecnológica da Ucrânia, derrubando sites e interferindo nas comunicações. O governo de Putin negou os ataques, mas a comunidade hacker movimentou-se.

O braço ucraniano do Anonymous atacou sites de meios de comunicação russos, mas, até ao momento, nega a autoria dos ataques ao governo.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …

IL rejeita Marcelo Rebelo de Sousa e aposta em Adolfo Mesquita Nunes

O Iniciativa Liberal (IL) não vai apoiar a eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para o partido, um dos nomes em cima da mesa para as Presidenciais é "fácil" e só depende da "vontade …

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …