//

Kremlin atingido por ciberataque em larga escala

Em and Ernie / Flickr

-

Hackers derrubaram o site da Presidência russa várias vezes esta sexta-feira e tiraram do ar a página na Internet do banco central russo, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

“Um poderoso ataque cibernético está em curso no site (do Kremlin)”, disse uma porta-voz do Kremlin, acrescentando que o ataque foi contínuo e que especialistas em segurança estavam a tentar evitar novas invasões.

A porta-voz não revelou quem o governo acredita estar por trás do ataque cibernético. Por enquanto, nenhum grupo hacker activista reivindicou a autoria dos ataques.

O site do banco central foi igualmente abaixo, depois de ondas sucessivas de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).

Acredita-se que os ataques estejam relacionados com uma declaração do presidente russo, Vladimir Putin, que afirmou que a Rússia tem o direito de invadir a Ucrânia.

Recentemente, a Rússia foi acusada de promover ataques consecutivos contra a infra-estrutura tecnológica da Ucrânia, derrubando sites e interferindo nas comunicações. O governo de Putin negou os ataques, mas a comunidade hacker movimentou-se.

O braço ucraniano do Anonymous atacou sites de meios de comunicação russos, mas, até ao momento, nega a autoria dos ataques ao governo.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.