Juízes consideram que Mário Soares ameaçou juiz Carlos Alexandre

José Goulão / Wikimedia

O ex-presidente da República, Mário Soares

O ex-presidente da República, Mário Soares

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) lamentou nesta quarta-feira as declarações do ex Presidente da República Mário Soares sobre o juiz Carlos Alexandre, entendendo que configuram uma ameaça ao magistrado que ordenou a prisão preventiva de José Sócrates.

“Os juízes portugueses não podem silenciar a ameaça proferida ao juiz Carlos Alexandre, por um conselheiro de Estado, lamentando profundamente tais declarações”, refere, em nota à agência Lusa, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), a propósito das afirmações de Mário Soares num artigo de opinião publicado na terça-feira pelo Diário de Notícias.

No artigo em que fala sobre a prisão preventiva de Sócrates, Mário Soares questiona os motivos da detenção do ex-primeiro-ministro, critica as decisões do juiz de instrução criminal e termina dizendo: “E o juiz Carlos Alexandre que se cuide…“.

Contactado pela Lusa, o presidente da ASJP, Mouraz Lopes, adiantou que a opinião da direcção da Associação está em “consonância com a posição do juiz Carlos Alexandre”, que tem o mesmo entendimento sobre o que foi dito pelo Conselheiro de Estado.

Mouraz Lopes frisou que a associação “nunca tomou qualquer posição” sobre os comentários de Mário Soares acerca da detenção de José Sócrates, mas que agora “não foi uma declaração, mas sim uma ameaça” ao juiz Carlos Alexandre, feita por um conselheiro de Estado.

Na nota enviada, a ASJP salienta que juízes portugueses “exigem a todos e, em especial aos que exercem funções de Estado, o respeito pela dignidade que a Constituição lhes atribui”, observando que é “este o especial dever que impende sobre quem exerce funções de Estado e o exemplo que devem dar aos cidadãos que os legitimam”.

Alegam ainda que é no respeito do exercício e do funcionamento das instituições que “está o limite entre o Estado de Direito e o totalitarismo”.

A associação lembra que Portugal é um Estado de Direito e no Estado de Direito “os juízes cumprem a lei e apenas a lei”, acrescentando que “os juízes são titulares de órgãos de soberania e no exercício da sua função garantem os direitos de todos os cidadãos”.

Os juízes asseguram também que “não estão nem nunca estiveram acima da lei” e que “ao longo de 41 anos de democracia demonstraram-no diariamente”.

Indiciado pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, José Sócrates foi detido a 21 de Novembro, no aeroporto de Lisboa, proveniente de Paris.

Desde 25 de Novembro que o ex-primeiro-ministro está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, da qual recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mário Soares está borradinho com medo do desenrolar deste processo e por isso movimenta tudo e todos , faz ameaças e por aí fora para desviar as atenções !
    O que devia ser feito eu sei mas….. coitadinho está velho e no passado foi ………………. !

  2. Tenho muita admiração por este Sr. Juiz, Carlos Alexandre, pela coragem com que enfrenta os poderosos deste pobre país.
    Mas é bom que tenha os factos da acusação, bem fundados, porque se assim não for, esta ameaça do Soares é para levar a sério. Se o Socrates sai da prisão vira vítima, candidata-se a presidente da república e nesssa circunstância ganha as eleições. Porque infelizmente este é o povo que somos e não há nada a fazer. E então aí sim Sr. Juiz. Aí será bom que se cuide!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Eu diria que este senhor ainda está em boa idade para “dar com os costados” no estabelecimento prisional de Évora. Já vai é com pelo menos 40 anos de atraso !!!

  4. Espero que nós Portugueses possamos finalmente chegar ao século XXI. Acreditar que somos responsáveis por nossa política, e daí pelos políticos que elegemos. Por favor. Vamos fazer pressão para que os juízes tenham o poder de fazer justiça: todos os homens e mulheres terão que ser tratados da mesma forma. Ensinar a vossos filhos o direito de modificar o futuro. E a honestidade é palavra chave para o sucesso. Educação. Pois quem nos lidera desconhece completamente.

RESPONDER

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …