Juízes consideram que Mário Soares ameaçou juiz Carlos Alexandre

José Goulão / Wikimedia

O ex-presidente da República, Mário Soares

O ex-presidente da República, Mário Soares

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) lamentou nesta quarta-feira as declarações do ex Presidente da República Mário Soares sobre o juiz Carlos Alexandre, entendendo que configuram uma ameaça ao magistrado que ordenou a prisão preventiva de José Sócrates.

“Os juízes portugueses não podem silenciar a ameaça proferida ao juiz Carlos Alexandre, por um conselheiro de Estado, lamentando profundamente tais declarações”, refere, em nota à agência Lusa, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), a propósito das afirmações de Mário Soares num artigo de opinião publicado na terça-feira pelo Diário de Notícias.

No artigo em que fala sobre a prisão preventiva de Sócrates, Mário Soares questiona os motivos da detenção do ex-primeiro-ministro, critica as decisões do juiz de instrução criminal e termina dizendo: “E o juiz Carlos Alexandre que se cuide…“.

Contactado pela Lusa, o presidente da ASJP, Mouraz Lopes, adiantou que a opinião da direcção da Associação está em “consonância com a posição do juiz Carlos Alexandre”, que tem o mesmo entendimento sobre o que foi dito pelo Conselheiro de Estado.

Mouraz Lopes frisou que a associação “nunca tomou qualquer posição” sobre os comentários de Mário Soares acerca da detenção de José Sócrates, mas que agora “não foi uma declaração, mas sim uma ameaça” ao juiz Carlos Alexandre, feita por um conselheiro de Estado.

Na nota enviada, a ASJP salienta que juízes portugueses “exigem a todos e, em especial aos que exercem funções de Estado, o respeito pela dignidade que a Constituição lhes atribui”, observando que é “este o especial dever que impende sobre quem exerce funções de Estado e o exemplo que devem dar aos cidadãos que os legitimam”.

Alegam ainda que é no respeito do exercício e do funcionamento das instituições que “está o limite entre o Estado de Direito e o totalitarismo”.

A associação lembra que Portugal é um Estado de Direito e no Estado de Direito “os juízes cumprem a lei e apenas a lei”, acrescentando que “os juízes são titulares de órgãos de soberania e no exercício da sua função garantem os direitos de todos os cidadãos”.

Os juízes asseguram também que “não estão nem nunca estiveram acima da lei” e que “ao longo de 41 anos de democracia demonstraram-no diariamente”.

Indiciado pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, José Sócrates foi detido a 21 de Novembro, no aeroporto de Lisboa, proveniente de Paris.

Desde 25 de Novembro que o ex-primeiro-ministro está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, da qual recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mário Soares está borradinho com medo do desenrolar deste processo e por isso movimenta tudo e todos , faz ameaças e por aí fora para desviar as atenções !
    O que devia ser feito eu sei mas….. coitadinho está velho e no passado foi ………………. !

  2. Tenho muita admiração por este Sr. Juiz, Carlos Alexandre, pela coragem com que enfrenta os poderosos deste pobre país.
    Mas é bom que tenha os factos da acusação, bem fundados, porque se assim não for, esta ameaça do Soares é para levar a sério. Se o Socrates sai da prisão vira vítima, candidata-se a presidente da república e nesssa circunstância ganha as eleições. Porque infelizmente este é o povo que somos e não há nada a fazer. E então aí sim Sr. Juiz. Aí será bom que se cuide!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Eu diria que este senhor ainda está em boa idade para “dar com os costados” no estabelecimento prisional de Évora. Já vai é com pelo menos 40 anos de atraso !!!

  4. Espero que nós Portugueses possamos finalmente chegar ao século XXI. Acreditar que somos responsáveis por nossa política, e daí pelos políticos que elegemos. Por favor. Vamos fazer pressão para que os juízes tenham o poder de fazer justiça: todos os homens e mulheres terão que ser tratados da mesma forma. Ensinar a vossos filhos o direito de modificar o futuro. E a honestidade é palavra chave para o sucesso. Educação. Pois quem nos lidera desconhece completamente.

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …