Jovens salvos de gruta na Tailândia tornam-se monges noviços

Onze dos 12 jovens futebolistas resgatados de uma gruta na Tailândia deram os primeiros passos para serem ordenados monges noviços budistas. O treinador da equipa também vai ser ordenado monge e só o menino cristão do grupo não participa nesta conversão religiosa.

Adul Sam-on, que é cristão, é o único dos jovens futebolistas resgatados de uma gruta na Tailândia que não vai ser ordenado monge noviço, reporta a BBC.

O treinador da equipa, que esteve durante 17 dias no complexo de grutas de Tham Luang, também participou da cerimónia pública em que os jovens tiveram a cabeça rapada e será igualmente ordenado monge.

O budismo é a principal religião da Tailândia e é seguido por mais de 90% da população.

‘Limpeza espiritual’

Os jovens vão passar nove dias em mosteiros budistas diferentes, em meditação e oração, e a fazerem trabalhos de limpeza – uma tradição para os homens tailandeses que enfrentam situações de adversidade. O nove é tido como número da sorte entre os tailandeses, o que justifica a duração da empreitada.

É uma espécie de “limpeza espiritual” para o grupo, que ficou mais de duas semanas preso numa gruta inundada até ser resgatado, numa tensa e arriscada operação.

“Eles devem passar algum tempo no mosteiro. É para protecção deles“, explica à BBC o avô de um dos meninos, Seewad Sompiangiai. “É como se eles tivessem morrido, mas agora renasceram“, acrescenta.

Pongmanat Tasiri / EPA

Assim, os meninos cumprem uma promessa feita pelas famílias pelo seu regresso com vida, e também homenageiam o mergulhador tailandês que morreu quando participava da operação de resgate.

O técnico de futebol dos rapazes, Ekkapol “Ake” Chantawong, também se junta ao grupo, mas como monge e não como noviço – uma vez que já tinha passado um período num mosteiro como noviço.

Apesar de Chantawong ter sido criticado por ter levado os meninos para a gruta, também foi elogiado por ter ajudado o grupo, ensinando-lhes técnicas de meditação para os manter calmos e usar a menor quantidade de ar possível durante os dias que passaram sozinhos, na escuridão e sem comida.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo desde o dia 23 de Junho, quando entraram na gruta após um treino de futebol e ficaram presos no local, por causa das cheias.

Finalmente, os rapazes foram resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da gruta, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares.

O complexo de grutas onde tudo aconteceu foi encerrado, mas as autoridades admitem que, no futuro, pode ser reaberto como uma atracção turística.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …