Jovens salvos de gruta na Tailândia tornam-se monges noviços

Onze dos 12 jovens futebolistas resgatados de uma gruta na Tailândia deram os primeiros passos para serem ordenados monges noviços budistas. O treinador da equipa também vai ser ordenado monge e só o menino cristão do grupo não participa nesta conversão religiosa.

Adul Sam-on, que é cristão, é o único dos jovens futebolistas resgatados de uma gruta na Tailândia que não vai ser ordenado monge noviço, reporta a BBC.

O treinador da equipa, que esteve durante 17 dias no complexo de grutas de Tham Luang, também participou da cerimónia pública em que os jovens tiveram a cabeça rapada e será igualmente ordenado monge.

O budismo é a principal religião da Tailândia e é seguido por mais de 90% da população.

‘Limpeza espiritual’

Os jovens vão passar nove dias em mosteiros budistas diferentes, em meditação e oração, e a fazerem trabalhos de limpeza – uma tradição para os homens tailandeses que enfrentam situações de adversidade. O nove é tido como número da sorte entre os tailandeses, o que justifica a duração da empreitada.

É uma espécie de “limpeza espiritual” para o grupo, que ficou mais de duas semanas preso numa gruta inundada até ser resgatado, numa tensa e arriscada operação.

“Eles devem passar algum tempo no mosteiro. É para protecção deles“, explica à BBC o avô de um dos meninos, Seewad Sompiangiai. “É como se eles tivessem morrido, mas agora renasceram“, acrescenta.

Pongmanat Tasiri / EPA

Assim, os meninos cumprem uma promessa feita pelas famílias pelo seu regresso com vida, e também homenageiam o mergulhador tailandês que morreu quando participava da operação de resgate.

O técnico de futebol dos rapazes, Ekkapol “Ake” Chantawong, também se junta ao grupo, mas como monge e não como noviço – uma vez que já tinha passado um período num mosteiro como noviço.

Apesar de Chantawong ter sido criticado por ter levado os meninos para a gruta, também foi elogiado por ter ajudado o grupo, ensinando-lhes técnicas de meditação para os manter calmos e usar a menor quantidade de ar possível durante os dias que passaram sozinhos, na escuridão e sem comida.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo desde o dia 23 de Junho, quando entraram na gruta após um treino de futebol e ficaram presos no local, por causa das cheias.

Finalmente, os rapazes foram resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da gruta, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares.

O complexo de grutas onde tudo aconteceu foi encerrado, mas as autoridades admitem que, no futuro, pode ser reaberto como uma atracção turística.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …