Autoridades confirmam: começou operação de resgate das crianças

Começaram as operações de resgate na gruta de Tham Luang, na província tailandesa de Chiang Rai, no norte do país, para salvar 12 jovens e um treinador de uma equipa de futebol, encurralados no local há mais de duas semanas.

Segundo adiantou este sábado a imprensa tailandesa, as autoridades tinham já dado inicio, em segredo, à operação de resgate das 12 crianças presas há duas semanas numa gruta em Tham Luang. O início do resgate foi agora confirmado pelas autoridades tailandesas.

O governador de Chiang Rai e coordenador da operação, Narongsak Osotta Narkorn, disse aos jornalistas que “este é o dia D” e que as equipas estavam “mais prontas do que nunca.”

Citado pela imprensa internacional, Osottanakorn afirmou este sábado que os próximos três a quatro dias são “o momento mais favorável para a operação de resgate em termos do nível da água, das condições meteorológicas e do estado de saúde dos rapazes”.

No entanto, é necessário ter em conta vários factores que influenciam a possibilidade de uma operação bem sucedida, como o estado do tempo, as chuvas e o consequente nível das águas, mas também o estado em que se encontram os jovens e o treinador.

O nível da água pode subir para a área onde as crianças têm permanecido e tornar a área inferior a 10 metros quadrados”, afirmou o governador.

Segundo a Euronews, as famílias já foram informadas do início das operações. Os media tailandeses dão também notícia da chegada ao interior da gruta de Tham Luang de uma equipa composta por 18 mergulhadores, entre tailandeses e estrangeiros, na madrugada deste domingo.

(h) Royal Thai Navy

Operações de resgate das crianças presas em gruta na Tailândia

O grupo deve percorrer várias etapas até passar a terceira câmara. Fazem depois uma parte do percurso a pé, até chegar onde se encontra o grupo, depois de passar pelo ponto mais estreito.

Há cerca de mil operacionais no terreno, entre bombeiros, membros da marinha e peritos tailandeses e estrangeiros. Há também no local equipas médicas prontas para qualquer eventualidade.

Os mergulhadores demoram cerca de 6 horas a fazer o percurso até chegar ao local onde se encontram as crianças, e 5 horas a regressar. Não se sabe ainda quanto tempo poderá durar a operação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …