Há janela de 3 dias para resgatar crianças. Operação já começou em segredo

(h) Royal Thai Navy

Operações de resgate das crianças presas em gruta na Tailândia

As autoridades tailandesas afirmaram hoje que os próximos três a quatro dias estão a ser encarados como os mais favoráveis para realizar o resgate dos 12 rapazes e do respetivo treinador presos numa gruta na Tailândia há duas semanas. Segundo os media locais, a operação de resgate já começou.

Segundo está a ser adiantado pela imprensa tailandesa, está já em curso, em segredo, a operação de resgate das 12 crianças presas há duas semanas numa gruta.

O início da operação há cerca de 4 horas, e uma das crianças já está a ser retirada da gruta.

A decisão de avançar já com a operação de resgate terá sido tomada devido ao receio de que as chuvas que se esperam para os próximos dias inundem a gruta em que os jovens se encontram, e à preocupação com a diminuição do nível de oxigénio no local.

Citado pela imprensa internacionail, Narongsak Osottanakorn, governador da região de Chiang Rai, afirmou este sábado que os próximos três a quatro dias são “o momento mais favorável para a operação de resgate em termos do nível da água, das condições meteorológicas e do estado de saúde dos rapazes”.

O governador admitiu que, após esta janela de tempo, as condições meteorológicas previstas para a região, nomeadamente a intensificação das chuvas que se podem tornar torrenciais no início da próxima semana, podem colocar em perigo o grupo retido na gruta, composto por rapazes com idades entre os 11 e os 16 anos e o seu treinador de futebol, de 25 anos.

O nível da água pode subir para a área onde as crianças têm permanecido e tornar a área inferior a 10 metros quadrados”, afirmou o governador.

Outra preocupação, acrescentou Narongsak Osottanakorn, é o aumento da concentração dos níveis de dióxido de carbono dentro da gruta e o efeito que tal situação está a ter no grupo e nos elementos da equipa de resgate.

O governador escusou-se a adiantar mais detalhes sobre o possível momento do resgate, que deverá passar por uma retirada com recurso mergulho.

O mesmo responsável tinha antes adiantado que estão a ser equacionadas situações alternativas e informou que foram realizados mais de 100 furos na montanha onde fica localizada a gruta em busca de uma possível solução. “Realizámos mais de 100 furos, mas ainda não localizámos a sua posição”, declarou.

A maior parte das crianças presas na gruta não sabe nadar e nenhum deles praticou mergulho, o que complica as operações de resgate.

Ajuda de Elon Musk

Também hoje foi divulgado que a ajuda disponibilizada na sexta-feira pelo empresário e milionário Elon Musk já começou a chegar à zona da gruta de Tham Luang. Segundo as autoridades locais, uma equipa de nove engenheiros foi disponibilizada por Musk.

Um dos engenheiros estava na Tailândia em férias e outros dois chegam hoje ao local. Os restantes seis elementos são aguardados no domingo, de acordo com um porta-voz do Governo tailandês. A mesma fonte acrescentou que o trabalho dos engenheiros não terá qualquer encargo para o Governo tailandês.

Os rapazes e o seu treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no passado dia 23 de junho.

As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, já que a única maneira de chegar até ao local onde se encontram é mergulhando através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Nos últimos dias, as autoridades têm estudado a melhor forma para resgatar o grupo.

A operação ficou marcada, entretanto, pela morte de um mergulhador experiente, um antigo fuzileiro tailandês, que tinha ido entregar uma reserva de oxigénio ao grupo de jovens. Esta situação veio pôr em causa a viabilidade de uma extração sem riscos do grupo bloqueado na gruta.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …