Há janela de 3 dias para resgatar crianças. Operação já começou em segredo

(h) Royal Thai Navy

Operações de resgate das crianças presas em gruta na Tailândia

As autoridades tailandesas afirmaram hoje que os próximos três a quatro dias estão a ser encarados como os mais favoráveis para realizar o resgate dos 12 rapazes e do respetivo treinador presos numa gruta na Tailândia há duas semanas. Segundo os media locais, a operação de resgate já começou.

Segundo está a ser adiantado pela imprensa tailandesa, está já em curso, em segredo, a operação de resgate das 12 crianças presas há duas semanas numa gruta.

O início da operação há cerca de 4 horas, e uma das crianças já está a ser retirada da gruta.

A decisão de avançar já com a operação de resgate terá sido tomada devido ao receio de que as chuvas que se esperam para os próximos dias inundem a gruta em que os jovens se encontram, e à preocupação com a diminuição do nível de oxigénio no local.

Citado pela imprensa internacionail, Narongsak Osottanakorn, governador da região de Chiang Rai, afirmou este sábado que os próximos três a quatro dias são “o momento mais favorável para a operação de resgate em termos do nível da água, das condições meteorológicas e do estado de saúde dos rapazes”.

O governador admitiu que, após esta janela de tempo, as condições meteorológicas previstas para a região, nomeadamente a intensificação das chuvas que se podem tornar torrenciais no início da próxima semana, podem colocar em perigo o grupo retido na gruta, composto por rapazes com idades entre os 11 e os 16 anos e o seu treinador de futebol, de 25 anos.

O nível da água pode subir para a área onde as crianças têm permanecido e tornar a área inferior a 10 metros quadrados”, afirmou o governador.

Outra preocupação, acrescentou Narongsak Osottanakorn, é o aumento da concentração dos níveis de dióxido de carbono dentro da gruta e o efeito que tal situação está a ter no grupo e nos elementos da equipa de resgate.

O governador escusou-se a adiantar mais detalhes sobre o possível momento do resgate, que deverá passar por uma retirada com recurso mergulho.

O mesmo responsável tinha antes adiantado que estão a ser equacionadas situações alternativas e informou que foram realizados mais de 100 furos na montanha onde fica localizada a gruta em busca de uma possível solução. “Realizámos mais de 100 furos, mas ainda não localizámos a sua posição”, declarou.

A maior parte das crianças presas na gruta não sabe nadar e nenhum deles praticou mergulho, o que complica as operações de resgate.

Ajuda de Elon Musk

Também hoje foi divulgado que a ajuda disponibilizada na sexta-feira pelo empresário e milionário Elon Musk já começou a chegar à zona da gruta de Tham Luang. Segundo as autoridades locais, uma equipa de nove engenheiros foi disponibilizada por Musk.

Um dos engenheiros estava na Tailândia em férias e outros dois chegam hoje ao local. Os restantes seis elementos são aguardados no domingo, de acordo com um porta-voz do Governo tailandês. A mesma fonte acrescentou que o trabalho dos engenheiros não terá qualquer encargo para o Governo tailandês.

Os rapazes e o seu treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no passado dia 23 de junho.

As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, já que a única maneira de chegar até ao local onde se encontram é mergulhando através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Nos últimos dias, as autoridades têm estudado a melhor forma para resgatar o grupo.

A operação ficou marcada, entretanto, pela morte de um mergulhador experiente, um antigo fuzileiro tailandês, que tinha ido entregar uma reserva de oxigénio ao grupo de jovens. Esta situação veio pôr em causa a viabilidade de uma extração sem riscos do grupo bloqueado na gruta.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS envolvido no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …