José Sócrates terá gasto 9,2 milhões das contas do amigo

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates terá gasto 9,2 milhões de euros das contas do amigo Carlos Santos Silva. É o que constará do processo de acusação do Ministério Público que discrimina os valores e onde o ex-primeiro-ministro os gastou.

Os números apresentados pelo Ministério Público são divulgados pelo Diário de Notícias, que os enuncia desta forma:

  • 3,5 milhões num apartamento em Paris (aquisição e obras) mais as rendas perdoadas;
  • 2,6 milhões num negócio de direitos de televisão do campeonato espanhol;
  • 712 mil para a compra de três apartamentos à mãe;
  • 1,2 milhões para a ex-mulher, Sofia Fava;
  • 670 mil em entregas de numerário;
  • 170 mil para promover o livro A Confiança no Mundo;
  • 200 mil em viagens;
  • outras despesas de 87 mil euros para o motorista João Perna;
  • 92 mil para Sandra Santos”.

No total, de acordo com as contas do Ministério Público divulgadas pelo Diário de Notícias, José Sócrates terá gasto, desde 2008, 9,2 milhões de euros provenientes das contas de Carlos Santos Silva.

Valores exorbitantes que levaram os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa que mantiveram José Sócrates em prisão  preventiva a constatar o “milagre de altruísmo” do amigo do ex-primeiro-ministro.

Somando tudo isto, a conclusão do procurador Rosário Teixeira é que o “acervo financeiro de 23 milhões de euros,  formalmente detido por Santos Silva, era, de facto, de José Sócrates”, salienta o Diário de Notícias.

Para comprovar esta ideia, o Ministério Público alega a “aparente facilidade com que José Sócrates punha e dispunha do dinheiro“.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Pois é…a careca começa a ser descoberta a este trafulha que foi nosso 1º ministro…
    Será que agora o Marocas e sua trupe vem ainda defender o rapaz preso 44?
    Tenho nojo deste país e destes pulhas que empobrecem o nosso país e que só se querem governar.

    • OH Sr. Artur,
      Tenha nojo da escumalha, mas não do país!

      O nosso país é lindo e abençoado, apenas tem sido mal frequentado no topo das hierarquias.
      De resto, é óptimo para viver e ser feliz.

      • Não esquecer certos “iluminados-abençoados eruditos” em movimentos de romaria ao adro e que lhes renovaram o poiso para a postura que achavam inimputável… Aí vem catadupa de transcrições… À gota. É comercial e o espaço não é tanto assim.

  2. Não sei se é partida à memória. Não tenho a mania de que o poder judicial nem a própria democracia que defente são perfeitos. Lembro assaltos sistemáticos a bancos, CTTs, crimes de sangue, reuniam encapuzados, mortes e feridos de tiros, arrependidos que ajudaram a longa investigação de índole revolucionário-terrorita. Uns, condenados a 15 anos, e depois de recurso não a 15 mas a 18 e depois de novos recursos, seguindo a cadeia do poder judicial, a 13 anos de cadeia efectiva… Outros condenados, amnistiados… Mais de 20 anos depois, depois de outro recurso ‘suprasumo, ´passados 18 meses dentro… Sigam em liberdade. Prescreveu, ponto.
    Ora, o tal do país falido,ainda assim, o do TGV, parques vários, aeroportos, para além do de Beja, PPPs a risco zero – rendimento garantido ad eternum… Das duas uma: Ou o rebanho vai tratar do pivete ao banho ‘colectivo’ ou isto tudo é um número de decência à democracia.

  3. Este gastou o dinheiro do amigo está de saco.. os outros ROUBARAM o dinheiro do POVO, e ainda gozam.. deviam ter vergonha na cara!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Tem razão. ‘Os outros roubaram…’ e os feitos foram nacionalizados. Por quem? Claro, ‘paga o povo…’ Agora, o milagre do altruísmo, melhor, ‘gastar o dinheiro do outro’…
      É sabido que se podem usar adornos à medida, sem palas, com palas verticais até com palas laterais. A decisão pode ou não ser elaborada, consoante o crivo…
      Não acredite que, mesmo abençoado, chegar à meia do pé de outro, o mel embebido do pote desgruda com água benta de pia d’entrada…
      Uns e outros, ‘ cá-fora-dentro’. Será que haverá ratos na montanha?

  4. Coitado do Sócrates!
    Só faltava mais esta peça para o seu puzzle.
    Começo a sentir pena deste mal…(vado) …fadado, Digamos que, as prisões que nós temos, estão cheias de presos injustiçados.
    O que eu penso, é que não há prisões que possam comportar tanto santinho que nos tem governado e continua a governar.
    Lamento ter de dizer que sou português, não, por não gostar da minha pátria. Lamento é a horda que se digladia para obter o topo apenas com a febre de mamar…o mais que pode. Desculpem a minha linguagem…e cag… para os contribuintes.
    O meu voto daqui em diante (embora não resolva nada e até que haja uma revolução onde esta escumalha seja definitivamente destruída), não vai ser nenhum. Eles apenas comentam as abstenções e pelo que entendo, não vão receber aquela verba destinada a cada voto nem o que nos cabe pelos gastos da deslocação que ninguém costuma contabilizar. Sei que ficam lá todos. Pelo menos, não serei tão penalizado em custas de deslocação automóvel.
    Isto é uma vergonha.

    • Outra revolução? Caro marinheiro, de bons ventos certamente, a anterior revolução só estará completa com a total independência do poder judicial associado a meios adequados, desde os códigos (civil, criminal, penal, administrativo,etc) mais precisos, verdadeiros garantes do estado de direito democrático.
      Já agora, votaria uninominalmente num candidato a deputado que fosse da minha zona para lhe poder morder os calcanhares se e qdo saísse da linha

  5. Todos nós gostávamos de ter um “amigo” assim que nos facultasse milhões sem ter de os devolver, bem como ser EX mulher de alguém que tivesse “amigos” como este. Este JS deve achar que os portugueses não tem neurónios p/ pensar! Acha que todos nós somos todos burros, como os que votaram nele…

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …