José Sócrates terá gasto 9,2 milhões das contas do amigo

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates terá gasto 9,2 milhões de euros das contas do amigo Carlos Santos Silva. É o que constará do processo de acusação do Ministério Público que discrimina os valores e onde o ex-primeiro-ministro os gastou.

Os números apresentados pelo Ministério Público são divulgados pelo Diário de Notícias, que os enuncia desta forma:

  • 3,5 milhões num apartamento em Paris (aquisição e obras) mais as rendas perdoadas;
  • 2,6 milhões num negócio de direitos de televisão do campeonato espanhol;
  • 712 mil para a compra de três apartamentos à mãe;
  • 1,2 milhões para a ex-mulher, Sofia Fava;
  • 670 mil em entregas de numerário;
  • 170 mil para promover o livro A Confiança no Mundo;
  • 200 mil em viagens;
  • outras despesas de 87 mil euros para o motorista João Perna;
  • 92 mil para Sandra Santos”.

No total, de acordo com as contas do Ministério Público divulgadas pelo Diário de Notícias, José Sócrates terá gasto, desde 2008, 9,2 milhões de euros provenientes das contas de Carlos Santos Silva.

Valores exorbitantes que levaram os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa que mantiveram José Sócrates em prisão  preventiva a constatar o “milagre de altruísmo” do amigo do ex-primeiro-ministro.

Somando tudo isto, a conclusão do procurador Rosário Teixeira é que o “acervo financeiro de 23 milhões de euros,  formalmente detido por Santos Silva, era, de facto, de José Sócrates”, salienta o Diário de Notícias.

Para comprovar esta ideia, o Ministério Público alega a “aparente facilidade com que José Sócrates punha e dispunha do dinheiro“.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Pois é…a careca começa a ser descoberta a este trafulha que foi nosso 1º ministro…
    Será que agora o Marocas e sua trupe vem ainda defender o rapaz preso 44?
    Tenho nojo deste país e destes pulhas que empobrecem o nosso país e que só se querem governar.

    • OH Sr. Artur,
      Tenha nojo da escumalha, mas não do país!

      O nosso país é lindo e abençoado, apenas tem sido mal frequentado no topo das hierarquias.
      De resto, é óptimo para viver e ser feliz.

      • Não esquecer certos “iluminados-abençoados eruditos” em movimentos de romaria ao adro e que lhes renovaram o poiso para a postura que achavam inimputável… Aí vem catadupa de transcrições… À gota. É comercial e o espaço não é tanto assim.

  2. Não sei se é partida à memória. Não tenho a mania de que o poder judicial nem a própria democracia que defente são perfeitos. Lembro assaltos sistemáticos a bancos, CTTs, crimes de sangue, reuniam encapuzados, mortes e feridos de tiros, arrependidos que ajudaram a longa investigação de índole revolucionário-terrorita. Uns, condenados a 15 anos, e depois de recurso não a 15 mas a 18 e depois de novos recursos, seguindo a cadeia do poder judicial, a 13 anos de cadeia efectiva… Outros condenados, amnistiados… Mais de 20 anos depois, depois de outro recurso ‘suprasumo, ´passados 18 meses dentro… Sigam em liberdade. Prescreveu, ponto.
    Ora, o tal do país falido,ainda assim, o do TGV, parques vários, aeroportos, para além do de Beja, PPPs a risco zero – rendimento garantido ad eternum… Das duas uma: Ou o rebanho vai tratar do pivete ao banho ‘colectivo’ ou isto tudo é um número de decência à democracia.

  3. Este gastou o dinheiro do amigo está de saco.. os outros ROUBARAM o dinheiro do POVO, e ainda gozam.. deviam ter vergonha na cara!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Tem razão. ‘Os outros roubaram…’ e os feitos foram nacionalizados. Por quem? Claro, ‘paga o povo…’ Agora, o milagre do altruísmo, melhor, ‘gastar o dinheiro do outro’…
      É sabido que se podem usar adornos à medida, sem palas, com palas verticais até com palas laterais. A decisão pode ou não ser elaborada, consoante o crivo…
      Não acredite que, mesmo abençoado, chegar à meia do pé de outro, o mel embebido do pote desgruda com água benta de pia d’entrada…
      Uns e outros, ‘ cá-fora-dentro’. Será que haverá ratos na montanha?

  4. Coitado do Sócrates!
    Só faltava mais esta peça para o seu puzzle.
    Começo a sentir pena deste mal…(vado) …fadado, Digamos que, as prisões que nós temos, estão cheias de presos injustiçados.
    O que eu penso, é que não há prisões que possam comportar tanto santinho que nos tem governado e continua a governar.
    Lamento ter de dizer que sou português, não, por não gostar da minha pátria. Lamento é a horda que se digladia para obter o topo apenas com a febre de mamar…o mais que pode. Desculpem a minha linguagem…e cag… para os contribuintes.
    O meu voto daqui em diante (embora não resolva nada e até que haja uma revolução onde esta escumalha seja definitivamente destruída), não vai ser nenhum. Eles apenas comentam as abstenções e pelo que entendo, não vão receber aquela verba destinada a cada voto nem o que nos cabe pelos gastos da deslocação que ninguém costuma contabilizar. Sei que ficam lá todos. Pelo menos, não serei tão penalizado em custas de deslocação automóvel.
    Isto é uma vergonha.

    • Outra revolução? Caro marinheiro, de bons ventos certamente, a anterior revolução só estará completa com a total independência do poder judicial associado a meios adequados, desde os códigos (civil, criminal, penal, administrativo,etc) mais precisos, verdadeiros garantes do estado de direito democrático.
      Já agora, votaria uninominalmente num candidato a deputado que fosse da minha zona para lhe poder morder os calcanhares se e qdo saísse da linha

  5. Todos nós gostávamos de ter um “amigo” assim que nos facultasse milhões sem ter de os devolver, bem como ser EX mulher de alguém que tivesse “amigos” como este. Este JS deve achar que os portugueses não tem neurónios p/ pensar! Acha que todos nós somos todos burros, como os que votaram nele…

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …