Tribunal considera empréstimos a Sócrates um “milagre de altruísmo”

unaoc / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que negaram terça-feira o recurso a José Sócrates consideram que não houve irregularidades no decreto da prisão preventiva para o ex-governante pelo juiz Carlos Alexandre.

No acórdão de 66 páginas a que o jornal i teve acesso, os juízes desembargadores Agostinho Torres e João Carola questionam a “amizade sem limites” entre Carlos Santos Silva e um “potencial insolvente” como Sócrates.

Os juízes ironizam dizendo que os empréstimos do empresário ao ex-PM são “um milagre de altruísmo“.

“Qualquer cidadão normal ficaria estupefacto perante o deslumbre de tanto dinheiro dito emprestado mas afinal sem intenção de retorno. Um verdadeiro milagre de altruísmo pelo amigo! (…) O certo é que, seguramente, não deveria ter muito gosto ou interesse em correr riscos de investimento elevados, mesmo que por amizade, ainda por cima envolvendo uma pessoa como o arguido José Sócrates, que, a ser verdade não ter outro património, então seria um potencial insolvente”.

Os juízes consideram “completamente descabida” a alegação da defesa de que houve violação dos direitos, uma vez que o ex-primeiro-ministro foi confrontado com as suspeitas do Ministério Público aquando do interrogatório de Novembro.

Ao rejeitar o recurso, o TRL considerou que se verificam “fortes indícios dos crimes imputados e o perigo de perturbação da recolha e da aquisição da prova”.

Quanto a outro pressuposto subjacente à aplicação da medida de coação de prisão preventiva, relacionado com o perigo de fuga, o tribunal considerou que este, “embora estivesse já verificável em abstrato, não estava ainda suficientemente demonstrado em concreto ou com carácter iminente”.

O recurso da prisão preventiva chegou a 2 de fevereiro ao tribunal e foi rejeitado esta terça-feira. José Sócrates está detido no Estabelecimento Prisional de Évora desde novembro do ano passado, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

ZAP

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Já não são dois. São vários mais. ‘Completamente descabida’… Violação dos direitos! ‘Milagre de altruísmo’… Sem património, ‘potencialmente insolvente’…
    Então a bola não se pode jogar com a meia do pé de outro? Claro! Em tempo arredondada e inerte no espaço interbancário, com tempo, a tentação de voltar a circular é tanta, tal a euforia inconfessável da inércia que rebenta pelo recheio que não sendo ar é vil, corre sempre para o mesmo lado e, sem graça, a gravidade não funciona: Vai e não volta – Milagre de altruísmo.

  2. Pelos visto estes casos não param em Portugal . De inicio até acreditava nesse Senhor, agora duvido muito . Os pobres pagam a crise . Faturas do fisco que nem sei onde eles arranjam aqueles valores , sou uma pessoa honesta e cada vez menos recursos para viver . Aqui já disse e convidei para verem a cidade de Chaves, onde vivo e gosto, só que está pior que há 30 anos atrás. Os comerciantes fecham as lojas , nada vendem . Que é que os Autarcas fazem ao dinheiro ? Cheguei a um ponto de situação que pouco leio e comento sobre a situação em Portugal, pois começo a levar retaliações ameaçadoras . Estive a vêr as festas de Mr. Berlussconi, não sei se por cá fazem as mesmas. Fim de citação !…

    • O Pais esta falido amigo, não é so em Chaves, ninguem vende, porque ninguem tem dinheiro para comprar, e quem pode comprar vai aos Shoppings

  3. Será que só o sr.Sócrates é que tem um amigo que lhe empresta dinheiro?quantos portugueses já não beneficiaram da mesma situação?então mais de metade da população devia estar presa.

    • Milhões de euros? Onde esta esse meu amigodo peito??? Quero já umabraço!!!P.s. preciso de uns milharezitos… Coisa pouca e…Sem retorno 😉

  4. O que a vaidade sem limítes faz, o moço podia ter acabado a sua vidinha descretamente a beber as garafinhas de vinho de 1000€ mas como tem a mania que é melhor que o restantes “tugas” tinha de voltar à carga e entalou-se.
    O que me faz realmente pensar quantos outros como ele andaram por ai, mas descretos de bolsos cheios, bem quentinhos com as negociatas e as comissões.
    Tenho de perguntar à Caixa Geral dos Depósitos como é que um desempregado pede um crédito pessoal de mais de 100000€ e o mesmo lhe é concedido sem que se exija garantias. Uma mão amiga na CGD de certo.
    Ó Carlos estás a brincar não estás? Brincalhão…

  5. Só encontro duas razões para se contestar o que está demasiado provado-Quem defende Socrates, ou é Pateta, ou está a fazer parte da pandilha que nos tem roubado, não existe outra razão. TERÃO FILHOS E NETOS ESTES DEFENSORES DESTA CORJA?

  6. Provado ou não, é preciso esclarecer, a bem da justiça! A mim causa-me uma grande perturbação esta investigação, esta justiça que eu a bem da justiça para todos,não gostaria de por em causa. Pelo que eu vou sempre depreendendo este homem continua preso na cadeia e não em casa com pulseira ou com termo de residência porque pode perturbar o inquérito. Mas então têm ou não têm provas para o poderem libertar até julgamento? Se depois deste tempo todo ainda há perigo de perturbação do inquérito então é porque ainda não têm provas!

    • Extensão, complexidade, etc.
      Certamente que o ‘etc’ provavelmente será o tutano que não só justificará estar dentro preventivamente como o futuro do processo!

    • Como há indícios de vários crimes, podem haver provas de uns e não haver, ainda,provas de outros. É lógico que enquanto não se possuírem as provas relativas aos vários indícios , há perigo de perturbação do inquérito, e consequente dificuldade em reunir mais e concludentes provas, sendo que a prisão preventiva é descontada na prisão efetiva.

  7. Não temos o direito de classificar as relações entre duas pessoas, mesmo sendo elas do mesmo sexo. Paixão não é altruísmo. O mais importante, é a origem do dinheiro.

  8. Os senhores juízes do TRL (concerteza pessoas acima de qualquer suspeita) só vêm o que lhes dá mais jeito, não podem ir contra o que o Super decreta. É ou não verdade que o Ricardo Salgado recebeu de Prenda, também de um amigo, uns míseros 14 milhões de euros ( 3 milhões foram para “pagar” a liberdade condicional) e alguém se preocupou com a origem desse dinheiro?. Afinal é só uma questão de saber escolher os amigos. infelizmente a justiça só é cega quando quer…

  9. Só vejo quem defenda este senhor que pelos vistos deve ser um homem honesto ao olhos deles, mas perante a justica , de honesto não tem nada. Estão muito preocupados com o bem estar do homem, mas não se preocupam com aqueles que desviam alguns alimentos nos hipermercados para matarem a sua fome e dos filhos e, quando são apanhados são levados à justiça. Esses ninguém os defende na praça publica.

  10. Gosto disto este é o meu povo …
    O que é que falta mais a este país;
    Ladrões, corruptos, aldrabões, é o que não faltam, mais Listas Vip’s, vistos golden, Bes novo, Bes velho, Salgados, Sócrates mas não o grego, Lena mais não Lena d’agua, aqueles que pagam a segurança social atrasados etc.
    País de muito boa gente, até há quem ofereça dinheiro aos montes….

  11. Há que tirar o chapeu um tipo que consegue mandar abaixo uma faculdade só para não se conseguir provas que a sua licenciatura era “oferecida”, um tipo que consegui sair de fininho no caso FreePort, que encheu os bolsos com o PC Magalhães à conta de seu amigo Chaves, é um artista, mas parace que o Circo vai fechar o Urso está constipado… coitadinho!

  12. É tudo “brainless” neste país, está tudo hipnotizado? (daaahhhhh… que perguntas estupidas!) Vamos pôr o seguinte cenário: há uma mulher que um homem tem interesse ou deseja, ele paga-lhe almoços, viagens, eu sei lá… Agora, segundo um certo conceito esta mulher é uma criminosa por aceitar sinais de interesse e amizade, certo? E o homem também! Às pessoas não vips pouco importa o que se passa com o josé kafka ou as prendas que o ricardo insonso recebeu ou deixou de receber, são outra liga! O que importa é o que as pessoas normais podem esperar do futuro para si e para os seus filhos. Que futuro será esse?

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …