Tribunal considera empréstimos a Sócrates um “milagre de altruísmo”

unaoc / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que negaram terça-feira o recurso a José Sócrates consideram que não houve irregularidades no decreto da prisão preventiva para o ex-governante pelo juiz Carlos Alexandre.

No acórdão de 66 páginas a que o jornal i teve acesso, os juízes desembargadores Agostinho Torres e João Carola questionam a “amizade sem limites” entre Carlos Santos Silva e um “potencial insolvente” como Sócrates.

Os juízes ironizam dizendo que os empréstimos do empresário ao ex-PM são “um milagre de altruísmo“.

“Qualquer cidadão normal ficaria estupefacto perante o deslumbre de tanto dinheiro dito emprestado mas afinal sem intenção de retorno. Um verdadeiro milagre de altruísmo pelo amigo! (…) O certo é que, seguramente, não deveria ter muito gosto ou interesse em correr riscos de investimento elevados, mesmo que por amizade, ainda por cima envolvendo uma pessoa como o arguido José Sócrates, que, a ser verdade não ter outro património, então seria um potencial insolvente”.

Os juízes consideram “completamente descabida” a alegação da defesa de que houve violação dos direitos, uma vez que o ex-primeiro-ministro foi confrontado com as suspeitas do Ministério Público aquando do interrogatório de Novembro.

Ao rejeitar o recurso, o TRL considerou que se verificam “fortes indícios dos crimes imputados e o perigo de perturbação da recolha e da aquisição da prova”.

Quanto a outro pressuposto subjacente à aplicação da medida de coação de prisão preventiva, relacionado com o perigo de fuga, o tribunal considerou que este, “embora estivesse já verificável em abstrato, não estava ainda suficientemente demonstrado em concreto ou com carácter iminente”.

O recurso da prisão preventiva chegou a 2 de fevereiro ao tribunal e foi rejeitado esta terça-feira. José Sócrates está detido no Estabelecimento Prisional de Évora desde novembro do ano passado, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

ZAP

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Já não são dois. São vários mais. ‘Completamente descabida’… Violação dos direitos! ‘Milagre de altruísmo’… Sem património, ‘potencialmente insolvente’…
    Então a bola não se pode jogar com a meia do pé de outro? Claro! Em tempo arredondada e inerte no espaço interbancário, com tempo, a tentação de voltar a circular é tanta, tal a euforia inconfessável da inércia que rebenta pelo recheio que não sendo ar é vil, corre sempre para o mesmo lado e, sem graça, a gravidade não funciona: Vai e não volta – Milagre de altruísmo.

  2. Pelos visto estes casos não param em Portugal . De inicio até acreditava nesse Senhor, agora duvido muito . Os pobres pagam a crise . Faturas do fisco que nem sei onde eles arranjam aqueles valores , sou uma pessoa honesta e cada vez menos recursos para viver . Aqui já disse e convidei para verem a cidade de Chaves, onde vivo e gosto, só que está pior que há 30 anos atrás. Os comerciantes fecham as lojas , nada vendem . Que é que os Autarcas fazem ao dinheiro ? Cheguei a um ponto de situação que pouco leio e comento sobre a situação em Portugal, pois começo a levar retaliações ameaçadoras . Estive a vêr as festas de Mr. Berlussconi, não sei se por cá fazem as mesmas. Fim de citação !…

    • O Pais esta falido amigo, não é so em Chaves, ninguem vende, porque ninguem tem dinheiro para comprar, e quem pode comprar vai aos Shoppings

  3. Será que só o sr.Sócrates é que tem um amigo que lhe empresta dinheiro?quantos portugueses já não beneficiaram da mesma situação?então mais de metade da população devia estar presa.

    • Milhões de euros? Onde esta esse meu amigodo peito??? Quero já umabraço!!!P.s. preciso de uns milharezitos… Coisa pouca e…Sem retorno 😉

  4. O que a vaidade sem limítes faz, o moço podia ter acabado a sua vidinha descretamente a beber as garafinhas de vinho de 1000€ mas como tem a mania que é melhor que o restantes “tugas” tinha de voltar à carga e entalou-se.
    O que me faz realmente pensar quantos outros como ele andaram por ai, mas descretos de bolsos cheios, bem quentinhos com as negociatas e as comissões.
    Tenho de perguntar à Caixa Geral dos Depósitos como é que um desempregado pede um crédito pessoal de mais de 100000€ e o mesmo lhe é concedido sem que se exija garantias. Uma mão amiga na CGD de certo.
    Ó Carlos estás a brincar não estás? Brincalhão…

  5. Só encontro duas razões para se contestar o que está demasiado provado-Quem defende Socrates, ou é Pateta, ou está a fazer parte da pandilha que nos tem roubado, não existe outra razão. TERÃO FILHOS E NETOS ESTES DEFENSORES DESTA CORJA?

  6. Provado ou não, é preciso esclarecer, a bem da justiça! A mim causa-me uma grande perturbação esta investigação, esta justiça que eu a bem da justiça para todos,não gostaria de por em causa. Pelo que eu vou sempre depreendendo este homem continua preso na cadeia e não em casa com pulseira ou com termo de residência porque pode perturbar o inquérito. Mas então têm ou não têm provas para o poderem libertar até julgamento? Se depois deste tempo todo ainda há perigo de perturbação do inquérito então é porque ainda não têm provas!

    • Extensão, complexidade, etc.
      Certamente que o ‘etc’ provavelmente será o tutano que não só justificará estar dentro preventivamente como o futuro do processo!

    • Como há indícios de vários crimes, podem haver provas de uns e não haver, ainda,provas de outros. É lógico que enquanto não se possuírem as provas relativas aos vários indícios , há perigo de perturbação do inquérito, e consequente dificuldade em reunir mais e concludentes provas, sendo que a prisão preventiva é descontada na prisão efetiva.

  7. Não temos o direito de classificar as relações entre duas pessoas, mesmo sendo elas do mesmo sexo. Paixão não é altruísmo. O mais importante, é a origem do dinheiro.

  8. Os senhores juízes do TRL (concerteza pessoas acima de qualquer suspeita) só vêm o que lhes dá mais jeito, não podem ir contra o que o Super decreta. É ou não verdade que o Ricardo Salgado recebeu de Prenda, também de um amigo, uns míseros 14 milhões de euros ( 3 milhões foram para “pagar” a liberdade condicional) e alguém se preocupou com a origem desse dinheiro?. Afinal é só uma questão de saber escolher os amigos. infelizmente a justiça só é cega quando quer…

  9. Só vejo quem defenda este senhor que pelos vistos deve ser um homem honesto ao olhos deles, mas perante a justica , de honesto não tem nada. Estão muito preocupados com o bem estar do homem, mas não se preocupam com aqueles que desviam alguns alimentos nos hipermercados para matarem a sua fome e dos filhos e, quando são apanhados são levados à justiça. Esses ninguém os defende na praça publica.

  10. Gosto disto este é o meu povo …
    O que é que falta mais a este país;
    Ladrões, corruptos, aldrabões, é o que não faltam, mais Listas Vip’s, vistos golden, Bes novo, Bes velho, Salgados, Sócrates mas não o grego, Lena mais não Lena d’agua, aqueles que pagam a segurança social atrasados etc.
    País de muito boa gente, até há quem ofereça dinheiro aos montes….

  11. Há que tirar o chapeu um tipo que consegue mandar abaixo uma faculdade só para não se conseguir provas que a sua licenciatura era “oferecida”, um tipo que consegui sair de fininho no caso FreePort, que encheu os bolsos com o PC Magalhães à conta de seu amigo Chaves, é um artista, mas parace que o Circo vai fechar o Urso está constipado… coitadinho!

  12. É tudo “brainless” neste país, está tudo hipnotizado? (daaahhhhh… que perguntas estupidas!) Vamos pôr o seguinte cenário: há uma mulher que um homem tem interesse ou deseja, ele paga-lhe almoços, viagens, eu sei lá… Agora, segundo um certo conceito esta mulher é uma criminosa por aceitar sinais de interesse e amizade, certo? E o homem também! Às pessoas não vips pouco importa o que se passa com o josé kafka ou as prendas que o ricardo insonso recebeu ou deixou de receber, são outra liga! O que importa é o que as pessoas normais podem esperar do futuro para si e para os seus filhos. Que futuro será esse?

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …