José Sócrates demitiu juiz que decide se continua preso

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O pedido de libertação imediata de José Sócrates, apresentado pela defesa do ex-primeiro-ministro, vai ser apreciado pelo juiz conselheiro José Santos Cabral, que foi demitido da Polícia Judiciária em 2006, ou seja, durante o primeiro mandato de Sócrates.

A informação foi avançada pelo semanário Expresso, que recordou que José Sócrates demitiu José Santos Cabral do cargo de director da Polícia Judiciária num despacho assinado conjuntamente com o ministro da Justiça de então, Alberto Costa.

Apesar deste dado, o juiz conselheiro aceitou analisar o caso, entendendo que “as divergências que provocaram a sua demissão do cargo na PJ, há quase nove anos, não afectam a sua isenção“, refere o Jornal de Notícias.

É preciso referir que Santos Cabral não irá tomar a decisão sozinho, sendo preciso ter o aval de um juiz adjunto para confirmar a sua apreciação. Além disso, o presidente da Secção Criminal também avaliará o parecer.

O advogado de José Sócrates, João Araújo, já desvalorizou a situação, deixando até elogios ao juiz conselheiro.

“Santos Cabral é um eminente, um dos melhores juízes conselheiros”, repara o advogado em declarações ao jornal i.

Este pedido de habeas corpus deu entrada no Tribunal Central de Instrução Criminal esta segunda-feira, e a defesa de José Sócrates também solicita a sua libertação imediata, argumentando que a detenção foi ilegal.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente de afectar ou não a sua decisão deveria escusar-se a este caso visto ser tão mediático quanto polémico e qualquer que seja o veredicto gerará sempre desconfiança numa ou noutra das facções que amam ou que odeiam Sócrates

  2. Pois eu voto para que continue preso, porque é que haviam de ser só os corruptos do PSD engaiolados?
    Até parecia mal não haver ninguem do PS

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …