José Sócrates demitiu juiz que decide se continua preso

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O pedido de libertação imediata de José Sócrates, apresentado pela defesa do ex-primeiro-ministro, vai ser apreciado pelo juiz conselheiro José Santos Cabral, que foi demitido da Polícia Judiciária em 2006, ou seja, durante o primeiro mandato de Sócrates.

A informação foi avançada pelo semanário Expresso, que recordou que José Sócrates demitiu José Santos Cabral do cargo de director da Polícia Judiciária num despacho assinado conjuntamente com o ministro da Justiça de então, Alberto Costa.

Apesar deste dado, o juiz conselheiro aceitou analisar o caso, entendendo que “as divergências que provocaram a sua demissão do cargo na PJ, há quase nove anos, não afectam a sua isenção“, refere o Jornal de Notícias.

É preciso referir que Santos Cabral não irá tomar a decisão sozinho, sendo preciso ter o aval de um juiz adjunto para confirmar a sua apreciação. Além disso, o presidente da Secção Criminal também avaliará o parecer.

O advogado de José Sócrates, João Araújo, já desvalorizou a situação, deixando até elogios ao juiz conselheiro.

“Santos Cabral é um eminente, um dos melhores juízes conselheiros”, repara o advogado em declarações ao jornal i.

Este pedido de habeas corpus deu entrada no Tribunal Central de Instrução Criminal esta segunda-feira, e a defesa de José Sócrates também solicita a sua libertação imediata, argumentando que a detenção foi ilegal.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente de afectar ou não a sua decisão deveria escusar-se a este caso visto ser tão mediático quanto polémico e qualquer que seja o veredicto gerará sempre desconfiança numa ou noutra das facções que amam ou que odeiam Sócrates

  2. Pois eu voto para que continue preso, porque é que haviam de ser só os corruptos do PSD engaiolados?
    Até parecia mal não haver ninguem do PS

RESPONDER

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …