Jornal francês considera Portugal nojento

Robert Ghement / EPA

Ronaldo e Nani celebram o 2-2 frente à Hungria

Ronaldo e Nani celebram o 2-2 frente à Hungria

Este Portugal é nojento, mas está nos quartos de final. Foi com este título que o jornal francês 20 Minutes publicou a sua crónica sobre a vitória da seleção nacional sobre a Croácia, por 1-0.

O facto de só aos 117 minutos a equipa portuguesa ter conseguido rematar à baliza croata, bem como ter passado a fase de grupos sem qualquer vitória, estão na base das críticas do jornal francês 20 Minutes.

“Três empates e uma vitória no prolongamento graças ao único remate à baliza. Não estamos a falar do Trélissac, da terceira divisão francesa, na Taça de França, mas sim de Portugal neste Europeu”, escreve o jornal.

Sem mostrar grande coisa, sem brilhar e sem garra contra Islândia, Áustria, Hungria e agora a Croácia nos oitavos de final, a selecção portuguesa provou é que possível chegar aos quartos de final a jogar de forma bem nojenta”, critica a publicação.

O jornal acabou mais tarde por mudar o título da crónica para “Esta equipa portuguesa não é bonita mas está nos quartos” – aparentemente devido às violentas reacções negativas nos comentários que imediatamente se fizeram sentir.

Entretanto, a publicação também fez um pedido de desculpas através da página do Facebook.

“No sábado à noite publicámos um artigo depois dos oitavos de final entre Portugal e a Croácia com o título ‘Este Portugal é nojento, mas está nos quartos de final.’ Pedimos desculpas se as palavras usadas ofenderam os nossos leitores”, pode ler-se.

“Evidentemente, nunca quisemos julgar um país ou uma cultura, mas apenas a equipa em si, nada mais. Por ‘nojento’ quisemos apenas sublinhar que o jogo da seleção portuguesa era restritivo e chato, reconhecendo que foi isso que lhes permitiu venceu a Croácia, apresentando-se como um potencial vencedor do Euro 2016″, continua.

“Decidimos mudar o título do artigo, mantendo a nossa opinião sobre o jogo da seleção portuguesa, mas que evita deixar pensar que estávamos a falar de outra coisa que de futebol”, conclui.

O jornal francês parece ter já esquecido a passagem fugaz da selecção francesa no Mundial 2010 da África do Sul, marcada pelos casos de indisciplina no seio da equipa e por uma eliminação precoce na fase de grupos, com 1 ponto em 3 jogos.

Mundial de 2010 a que a França só chegou graças a uma vitória sobre a Irlanda com um golo marcado com a ajuda da mão de Thierry Henry.

Muito nojento, diria o 20 Minutes.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Mas, é verdade mesmo que a equipa Portuguesa nao fez nada ate agora !!! tem uma chance enorme, mas a Polonhia vai mandalos ja para casa. Eu ate estou desesperado desta equipa !!!

  2. Ferreira: Não percebes absolutamente nada de Futebol.. fecha te em casa e não deixes que o teu mau cheiro inunde os outros!

  3. Pobre Paulo Teixeira !!! Logo se ve que voce nunca ve verdadeiro futebol com equipas que sabem o que e jogar futebol ! Pas nao important, quanto aposta voce que no proximo jogo (seja contra Polonha ou qualquer outra), a equipa Portuguesa vai a perder ! E triste, mas a nossa equipa portuguesa nao est coletivamente em situacao de ganhar seja o que for. E verdade que tem exelentes jogadores (como o Nani, o Cristiano, Quaresma e outres), mas jogadores individuais nao faz orbigatoriamente ume boa equipa coletiva ! E se o senhor nao est e acordo, que me importa isso ?

  4. É assim que a Itália tem ganho mundiais. Estão todos habituados a ver shou de bola de Portugal em todos os jogos para no final verem Portugal perder e ficarem felizes.

  5. Ainda me lembro bem que no Campeonato Europeu de 2000, a equipa francesa foi altamente beneficiada pelo árbitro no jogo contra a equipa portuguesa cujo resultado da meia-final foi França 2 – 1 Portugal, França acabaria por vencer o Euro contra a Itália. Estes foram os tempos áureos da equipa portuguesa que contava com alguns nomes sonantes como Rui Costa, Luís Figo e Vítor Baía. Depois os nojentos somos nós. (ex. Zinédine Zidane fez de penalty, aos 117 minutos, o “golo de ouro” que apurou a França para a final – http://pt.uefa.com/uefaeuro/season=2000/matches/round=1460/match=65183/index.html)
    fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/UEFA_Euro_2000_squads#Portugal

  6. Jogar como nunca e perder como sempre?!
    kkkkkkkkk. este gauleses são marrains.
    Mai vale ser nojento e jogar mal cumamerda e no fim ganhar como um campiom
    Querem futebol bonito e no fim regado com lágrimas?!
    Faq iu ol frenxmeicars of xit.

  7. Parece que se esqueceram também a França ganhou o primeiro jogo deste europeu graças a um golo irregular (falta sobre o guarda-redes). Assim começou logo bem com o primeiro golo do europeu!

  8. É só franceses disfarçados, saem de Avintes para ir viver em barracos na França e já se acham gente, VIVA PORTUGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DuBest…Adorava que Portugal fosse a final com a França e o Quaresma marca-se golo com a (tolinha) aí sim podia mos dizer “A França foi enrrabadinha”

  9. Nojento vai ser marcar no último minuto do prolongamento na final contra a França… isto se eles (franceses) lá chegarem.

  10. Só classe e civismo vindo desses jornalistas franceses, que se deviam estar a ver ao espelho, quando escreveram o artigo sobre a equipa portuguesa…
    Coitados; deve ser triste não ter capacidade para mais..

  11. Convido os leitores que compreendem o francês a ler o artigo em questão, aqui indico a ligação : http://www.20minutes.fr/sport/football/1873215-20160626-euro-2016-equipe-portugaise-belle-quarts
    Seguido da desculpa do director da redacção, que por acaso tem nome português “Saudades lusitanas – Acacio Pereira, Directeur de la rédaction”.
    De facto o termo “dégueulasse” é utilizado no artigo em referência ao jogo da “Selecção”. Este termo significa “nojento, repugnante” mas se traduzido literalmente quer dizer “vomitado”!
    Se de bola não percebo nada, noto nos médias franceses desde o Euro um grande desprezo e desdém pelo futebol português, aliás de uma forma geral este povo nunca nos considerou como gente séria, há sempre nos seus comentários sobre nós mais que um toque de escárnio…. e isso fere-me imenso.

    JA

  12. Como Português sinto uma enorme repulsa pelas afirmações feitas por esta gentalha!
    Nojento é o pseudo jornalista que proferiu tal anormalidade e mais ainda o pasquim que se permite e autoriza a publicação de tal bestialidade.
    Mas o pior cego é o que não quer ver! Olhar para a prestação da França neste Europeu é de meter dó. Jogos medíocres, exibições sofríveis e resultados NOJENTOS, COM JOGOS GANHOS NOS DESCONTOS.
    Que vontade que eu tenho de partir para a ordinarice e mandá-los para o Ca..lho.
    Espero bem que levem na pei… No proximo jogo e sejam eliminados do Europeu. Aí sim, vou FARTAR-ME DE RIR!

  13. Não querendo generalizar, nojento é não tomar banho todos os dias e gastar fortunas em perfumes como muitos franceses fazem.

  14. Por amor de Deus acho piada aos franceses e aos outros que falam mal de portugal mas que na verdade vejo cada vez mais as equipas da Europa a virem buscar jogadores a Portugal portuguesepa sabem só digo uma coisa sou português e com muito orgulho pois não sou como os outras pessoas dos outros países que para se sentirem feliz falam mal de nós para não sentirem o pesso da derrota de pessoas dessas está um inferno cheio que é pena se eu fosse dono daquilo metiala mais uns quantos só mete nojo neste mundo fora

RESPONDER

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …