João Leão já tem equipa das Finanças completa. Mendonça Mendes promovido a número 2

António Pedro Santos / Lusa

O novo ministro das Finanças, João Leão.

A equipa de João Leão como ministro das Finanças vai ter três novos secretários de Estado, com as entradas de Cláudia Joaquim para o Orçamento, João Nuno Mendes para as Finanças e Miguel Cruz para o Tesouro.

De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, o primeiro-ministro, António Costa, propôs esta sexta-feira ao chefe de Estado estas nomeações, que foram aceites por Marcelo Rebelo de Sousa.

Assim, Cláudia Joaquim vai ocupar o cargo de secretária de Estado do Orçamento. O Jornal Económico tinha avançado esta quinta-feira que a vaga poderia ser ocupada por Sofia Batalha, subdiretora da Direção Geral do Orçamento (DGO), que já trabalhou diretamente no gabinete de João Leão no anterior Governo – algo que não se verificou.

Os outros nomes apontados pelo Jornal Económico era Miguel Cruz, presidente da Parpública, e de João Nuno Mendes, ex-presidente da Águas de Portugal que lidera o grupo de trabalho criado para salvar a TAP – personalidades que foram, de facto, escolhidas para integrar a equipa do novo ministro das Finanças.

João Nuno Mendes será o secretário de Estado das Finanças e Miguel Cruz do Tesouro.

Outra mudança no Ministério das Finanças é a promoção de António Mendonça Mendes, atual secretário de Estado a “número dois” da equipa, como secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

António Mendonça Mendes é o único membro da equipa do ministro cessante Mário Centeno que se mantém como secretário de Estado.

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, e Álvaro Novo, secretário de Estado do Tesouro, anunciaram a sua saída do Governo no mesmo dia de Mário Centeno.

Mário Centeno anunciou, na passada terça-feira, que iria abandonar o Governo depois de “1.664 dias como ministro das Finanças”. O lugar de Centeno será assumido por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento. A tomada de posse está marcada para esta segunda-feira, às 10h no Palácio de Belém.

Centeno anunciou no mesmo dia que não se irá recandidatar a um segundo mandato na liderança do Eurogrupo.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está-me a parecer que caberá a este fazer a parte de leão, senão veja-se: O Centeno recebeu uma pasta de onde o país tinha saído de uma inflação creio que superior a 11% e lhe foi entregue numa média de 3%, tendo ele conseguido trazer-la para 0%, agora este vai também ele receber o país de novo ás avessas onde a inflação vai obrigatoriamente galopar e vai ter que tentar reverter a situação, que mais uma vez não será tarefa fácil. Portanto o senhor Ronaldo das finanças recebeu na altura um país já arrumado, continuou não sem custos para a população através das cativações que afectaram e de que maneira o SNS e agora quando vai ser necessário fazer de novo um esforço e que certamente não irá ser nada simpático para o povo, bate com a porta e fica com o título do bom da fita.

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …