Mário Centeno deixa o Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças

Inácio Rosa / Lusa

João Leão, secretário de Estado do Orçamento

O secretário de Estado do Orçamento, João Leão, é o novo ministro das Finanças, substituindo o governante Mário Centeno no cargo.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, pode ler-se que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou as propostas de exoneração de Mário Centeno e da nomeação de João Leão.

“O Presidente da República recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão”, lê-se na nota.

Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou as propostas, realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas”, acrescenta-se. A tomada de posse será feita pelo primeiro-ministro, tendo Centeno e o seu sucessor a seu lado.

Segundo o jornal online Observador, a substituição aconteceu mal o Conselho de Ministros aprovou o Orçamento Suplementar e ainda antes de terminar o prazo (11 de junho) para serem apresentadas as candidatura à presidência do Eurogrupo.

Tal como explica o mesmo jornal, este cargo europeu depende do exercício das funções como ministro das Finanças no respetivo país, pelo que a saída de Centeno do Executivo socialista implica uma mudança também a esse nível.

Como a tomada de posse de João Leão só acontece na próxima segunda-feira, Centeno ainda vai presidir à próxima reunião do Eurogrupo no cargo.

Relativamente ao Orçamento Suplementar, o documento será entregue, esta semana, na Assembleia da República, ainda pelas mãos de Centeno, mas já será defendido no debate da generalidade, marcado para 19 de junho, por João Leão.

Fonte do Governo explicou ao Observador que o critério para a escolha foi o da “continuidade política” nas Finanças. Recorde-se que João Leão fez parte da equipa de Centeno desde o início, sempre como secretário de Estado do Orçamento.

Esta era uma mudança mais do que expectável. Centeno tem sido apontado – e até dado com certo – como sucessor de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP).

Segundo a RTP, o ministro das Finanças não é o único que está de saída. O secretário de Estado adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, e o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, também vão deixar o Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio ainda se lembra do que disse em 2011?Rui Rio: “Não há nada na nossa vida que seja eterno(…) e este regime chegou a um ponto de esgotamento e ou PS PSD e o CDS se entendem para as introduzir as reformas(…) ou quem para lá for não vai resolver os problemas do país”. não me esqueci de quando o senhor disse que a Saúde era como um negócio qualquer deve ser privatizado,O senhor não passa de um cata vento fala conforme do lado que o vento sopra, ainda não nos disse o que fazia diferente e como, o PS não é bom mas entre o PS e o PPD que venha o diabo e vos leve a todos.

  2. Venha André Ventura é o único que podemos confiar, para acabar com os ladrões do povo e corruptos e para acabar com estas ditaduras escondidas…Eu voto em André Ventura.
    O nosso país vai cair na Banca Rôta, se assim continuar, há muitos abutres e hienas que comem a carne e agora é os ossos.

    • Oh Jaime, tu estás cada vez pior!…
      Confiar no Ventura?!
      Hahahaaaa… ele começou bem – logo com vigarices e a enganar o seu eleitorado!!
      Havia de ser bonito ver um malabarista com o Ventura (que é consultor e ajuda a alta finança a roubar o país), como Ministro das Finanças…

RESPONDER

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …