Mário Centeno deixa o Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças

Inácio Rosa / Lusa

João Leão, secretário de Estado do Orçamento

O secretário de Estado do Orçamento, João Leão, é o novo ministro das Finanças, substituindo o governante Mário Centeno no cargo.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, pode ler-se que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou as propostas de exoneração de Mário Centeno e da nomeação de João Leão.

“O Presidente da República recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão”, lê-se na nota.

Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou as propostas, realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas”, acrescenta-se. A tomada de posse será feita pelo primeiro-ministro, tendo Centeno e o seu sucessor a seu lado.

Segundo o jornal online Observador, a substituição aconteceu mal o Conselho de Ministros aprovou o Orçamento Suplementar e ainda antes de terminar o prazo (11 de junho) para serem apresentadas as candidatura à presidência do Eurogrupo.

Tal como explica o mesmo jornal, este cargo europeu depende do exercício das funções como ministro das Finanças no respetivo país, pelo que a saída de Centeno do Executivo socialista implica uma mudança também a esse nível.

Como a tomada de posse de João Leão só acontece na próxima segunda-feira, Centeno ainda vai presidir à próxima reunião do Eurogrupo no cargo.

Relativamente ao Orçamento Suplementar, o documento será entregue, esta semana, na Assembleia da República, ainda pelas mãos de Centeno, mas já será defendido no debate da generalidade, marcado para 19 de junho, por João Leão.

Fonte do Governo explicou ao Observador que o critério para a escolha foi o da “continuidade política” nas Finanças. Recorde-se que João Leão fez parte da equipa de Centeno desde o início, sempre como secretário de Estado do Orçamento.

Esta era uma mudança mais do que expectável. Centeno tem sido apontado – e até dado com certo – como sucessor de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP).

Segundo a RTP, o ministro das Finanças não é o único que está de saída. O secretário de Estado adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, e o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, também vão deixar o Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio ainda se lembra do que disse em 2011?Rui Rio: “Não há nada na nossa vida que seja eterno(…) e este regime chegou a um ponto de esgotamento e ou PS PSD e o CDS se entendem para as introduzir as reformas(…) ou quem para lá for não vai resolver os problemas do país”. não me esqueci de quando o senhor disse que a Saúde era como um negócio qualquer deve ser privatizado,O senhor não passa de um cata vento fala conforme do lado que o vento sopra, ainda não nos disse o que fazia diferente e como, o PS não é bom mas entre o PS e o PPD que venha o diabo e vos leve a todos.

  2. Venha André Ventura é o único que podemos confiar, para acabar com os ladrões do povo e corruptos e para acabar com estas ditaduras escondidas…Eu voto em André Ventura.
    O nosso país vai cair na Banca Rôta, se assim continuar, há muitos abutres e hienas que comem a carne e agora é os ossos.

    • Oh Jaime, tu estás cada vez pior!…
      Confiar no Ventura?!
      Hahahaaaa… ele começou bem – logo com vigarices e a enganar o seu eleitorado!!
      Havia de ser bonito ver um malabarista com o Ventura (que é consultor e ajuda a alta finança a roubar o país), como Ministro das Finanças…

RESPONDER

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …

Lech Poznań 2 - 4 Benfica | Darwin e a teoria da vitória

Pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, desde que a prova foi criada na época 2009/10, o Benfica iniciou da melhor forma o trajecto na competição, venceu em solo polaco o Lech …

Coimas do BdP a ex-administrador do Montepio prescritas pelo Tribunal da Concorrência

O Tribunal da Concorrência declarou na quarta-feira a prescrição das contraordenações imputadas pelo supervisor ao ex-administrador do Montepio Rui Amaral, num processo que já teve sentença anulada pelo Tribunal da Relação e que tem novo …

Airbus testa novo avião que bate a ponta das asas (e pode diminuir a turbulência)

O último teste de voo realizado pelo AlbatrossOne, da multinacional Airbus, veio provar que o "bater da ponta das asas" pode melhorar o desempenho da aeronave. Além disso, o avião atingiu agora uma nova meta …

Caso Marega: três jogos à porta fechada para o Vitória

Decisão conhecida oito meses depois do jogo em Guimarães. Punição será aplicada quando os adeptos voltarem aos estádios. O jogo foi disputado no dia 16 de fevereiro, a decisão chegou no dia 20 de outubro: o …

Mais de 70% dos norte-americanos teme tumultos e violência após as eleições

Quase três quartos (72%) dos norte-americanos estão preocupados com tumultos ou episódios de violência após as eleições presidenciais, agendadas para novembro, revela um nova sondagem. Os números são de uma pesquisa de opinião divulgada esta …

Governo adequa cálculo do subsídio de desemprego à redução do período de descontos

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que adequa a fórmula de cálculo do subsídio de desemprego tendo em conta a redução do prazo de garantia no acesso a este apoio prevista no …

Apps de rastreio: não há evidências que estejam a ajudar a travar a covid-19

Em Portugal, a aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid não está a ser bem recebida, com muitos a temerem a sua ineficácia e problemas relacionados com a privacidade. Durante a primeira vaga de covid-19, investigadores …

"O tempo das autoestradas terminou", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu esta quinta-feira, durante a apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, que a aposta dos “sucessivos” governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária. “Não temos um grande histórico …

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …