Sofia Batalha, Miguel Cruz, Nuno Mendes. Os nomes apontados para completar a equipa das Finanças de João Leão

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

Mário Centeno, ministro das Finanças, vai ser substituído por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento, que terá de escolher alguém para esse cargo. Além disso, a saída dos secretários de Estado das Finanças e do Tesouro, Ricardo Mourinho Félix e Álvaro Novo, antecipa novos rostos.

Na sua edição impressa, o Jornal Económico avança já possíveis nomes que poderão ocupar as vagas que ainda estão por preencher na equipa das Finanças, que será liderada por João Leão a partir de segunda-feira.

Segundo o jornal, a subdiretora da Direção Geral do Orçamento (DGO), Sofia Batalha, pode ser a escolhida para suceder o novo ministro das Finanças no cargo de secretária de Estado do Orçamento.

Sofia Batalha já tinha trabalhado diretamente no gabinete de João Leão no anterior Governo, tendo sido nomeada para o cargo de subdiretora da DGO em julho do ano passado.

A saída de Ricardo Mourinho Félix e Álvaro Novo, secretários de Estado das Finanças e do Tesouro, deixa ainda cargos por preencher. Segundo o Jornal Económico, Miguel Cruz, presidente da Parpública, e de João Nuno Mendes, ex-presidente da Águas de Portugal que lidera o grupo de trabalho criado para salvar a TAP, são os nomes apontados para estas vagas, respetivamente.

O Jornal Económico adianta também que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, deverá continuar em funções.

Mário Centeno anunciou, na passada terça-feira, que iria abandonar o Governo depois de “1.664 dias como ministro das Finanças”. O lugar de Centeno será assumido por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento. A tomada de posse está marcada para esta segunda-feira, às 10h no Palácio de Belém.

Centeno anunciou no mesmo dia que não se irá recandidatar a um segundo mandato na liderança do Eurogrupo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios este domingo divulgados. De acordo …