/

Sofia Batalha, Miguel Cruz, Nuno Mendes. Os nomes apontados para completar a equipa das Finanças de João Leão

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

Mário Centeno, ministro das Finanças, vai ser substituído por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento, que terá de escolher alguém para esse cargo. Além disso, a saída dos secretários de Estado das Finanças e do Tesouro, Ricardo Mourinho Félix e Álvaro Novo, antecipa novos rostos.

Na sua edição impressa, o Jornal Económico avança já possíveis nomes que poderão ocupar as vagas que ainda estão por preencher na equipa das Finanças, que será liderada por João Leão a partir de segunda-feira.

Segundo o jornal, a subdiretora da Direção Geral do Orçamento (DGO), Sofia Batalha, pode ser a escolhida para suceder o novo ministro das Finanças no cargo de secretária de Estado do Orçamento.

Sofia Batalha já tinha trabalhado diretamente no gabinete de João Leão no anterior Governo, tendo sido nomeada para o cargo de subdiretora da DGO em julho do ano passado.

A saída de Ricardo Mourinho Félix e Álvaro Novo, secretários de Estado das Finanças e do Tesouro, deixa ainda cargos por preencher. Segundo o Jornal Económico, Miguel Cruz, presidente da Parpública, e de João Nuno Mendes, ex-presidente da Águas de Portugal que lidera o grupo de trabalho criado para salvar a TAP, são os nomes apontados para estas vagas, respetivamente.

O Jornal Económico adianta também que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, deverá continuar em funções.

Mário Centeno anunciou, na passada terça-feira, que iria abandonar o Governo depois de “1.664 dias como ministro das Finanças”. O lugar de Centeno será assumido por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento. A tomada de posse está marcada para esta segunda-feira, às 10h no Palácio de Belém.

Centeno anunciou no mesmo dia que não se irá recandidatar a um segundo mandato na liderança do Eurogrupo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.