João Leão defende “aumento com significado” do salário mínimo (mas alerta que o pior ainda está para vir)

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta quarta-feira, em entrevista à RTP3, que o Governo quer aumentar o salário mínimo em 2021, mas avisou que “o pior ainda está por vir”.

Em entrevista à RTP3, o ministro das Finanças, João Leão, começou por mostrar-se confiante na aprovação do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). O ministro revelou que as negociações com os outros partidos estão a correr “bastante bem” quanto a um “Orçamento de esquerda” que “não acrescenta crise à crise”.

Em relação aos principais pontos estratégicos para o OE2021, João Leão disse que o objetivo é que, “no próximo ano, a economia recupere o mais possível da queda deste ano. É muito importante manter e contribuir para a recuperação da confiança e das expectativas das famílias. Isso é fundamental”, explicou.

“Não tencionamos aumentar os impostos”, afirmou o ministro. “A grande prioridade é a recuperação da economia, recuperação do emprego e a proteção de rendimentos de uma forma responsável”.

João Leão disse não estar “obcecado com excedentes”, uma vez que a “grande prioridade” é a de recuperar a economia, o emprego e os rendimentos de forma “responsável” para que o país continue a beneficiar de taxas de juro baixas.

Relativamente ao aumento de rendimento exigidos pelos partido da esquerda, o ministro das Finanças revelou que o Governo de António Costa tem intenções de “prosseguir com o aumento do salário mínimo” em 2021, acrescentando que “o mundo mudou”, não adiantando, por isso, o valor previsto.

Ainda assim, João Leão prometeu um diálogo em concertação social sobre como prosseguir o aumento do salário mínimo nacional, reconhecendo que “deve haver um aumento com significado”.

Quanto aos salários da administração pública, o ministro afirmou que haverá uma subida superior a 2% da massa salarial devido às progressões e à recuperação do tempo de serviço dos professores e das carreiras especiais.

A União Geral de Trabalhadores (UGT) pretende um aumento de pelo menos 35 euros e a CGTP reitera a proposta de que chegue aos 850 euros num curto espaço de tempo.

 

João Leão admitiu que todos os partidos têm as suas prioridades, mas está convencido de que o OE2021 será aprovado com o “mesmo tipo de apoios parlamentares” dos orçamentos anteriores.

No desemprego, “o pior ainda está para vir”

O ministro das Finanças referiu que a economia portuguesa já bateu “no fundo” e que o terceiro trimestre trouxe sinais de recuperação – “acima do que estávamos à espera”.

“Os pagamentos por multibanco, o indicador mais avançado que temos, durante a pandemia chegaram a cair cerca de 40%, agora a partir de julho têm estado estabilizados face ao ano anterior, já recuperaram significativamente”, disse.

Além disso, “a construção mantém um bom ritmo e temos estado a recuperar significativamente as exportações.”

João Leão também disse que as receitas do IRS, “depois de quedas muito acentuadas desde abril, tiveram em agosto um aumento face ao ano anterior” de cerca de 1%.

Porém, ao nível do desemprego, João Leão admite que “o pior ainda está para vir” e antecipa que o a taxa de desemprego permaneça entre os 9% e os 10% em 2020 e em 2021.

O ministro avisou ainda que se vivem “momentos de grande incerteza”, lembrando que a “evolução da economia vai depender muito da evolução da pandemia”. “A pandemia e toda a Europa está a evoluir num sentido pior do que o esperado. Temos de ter presente que são cenários de grande incerteza e a evolução da economia vai depender muito da evolução da pandemia.”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O desemprego ainda não bateu no fundo. Muitas empresas irão iniciar processos de despedimento no final deste ano e início do próximo. Sei do que falo. E não é apenas por cá. As grandes multinacionais estão atualmente a ponderar grandes downsizings em diferentes setores de atividade. O pior está para vir.

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …