João Leão defende “aumento com significado” do salário mínimo (mas alerta que o pior ainda está para vir)

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta quarta-feira, em entrevista à RTP3, que o Governo quer aumentar o salário mínimo em 2021, mas avisou que “o pior ainda está por vir”.

Em entrevista à RTP3, o ministro das Finanças, João Leão, começou por mostrar-se confiante na aprovação do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). O ministro revelou que as negociações com os outros partidos estão a correr “bastante bem” quanto a um “Orçamento de esquerda” que “não acrescenta crise à crise”.

Em relação aos principais pontos estratégicos para o OE2021, João Leão disse que o objetivo é que, “no próximo ano, a economia recupere o mais possível da queda deste ano. É muito importante manter e contribuir para a recuperação da confiança e das expectativas das famílias. Isso é fundamental”, explicou.

“Não tencionamos aumentar os impostos”, afirmou o ministro. “A grande prioridade é a recuperação da economia, recuperação do emprego e a proteção de rendimentos de uma forma responsável”.

João Leão disse não estar “obcecado com excedentes”, uma vez que a “grande prioridade” é a de recuperar a economia, o emprego e os rendimentos de forma “responsável” para que o país continue a beneficiar de taxas de juro baixas.

Relativamente ao aumento de rendimento exigidos pelos partido da esquerda, o ministro das Finanças revelou que o Governo de António Costa tem intenções de “prosseguir com o aumento do salário mínimo” em 2021, acrescentando que “o mundo mudou”, não adiantando, por isso, o valor previsto.

Ainda assim, João Leão prometeu um diálogo em concertação social sobre como prosseguir o aumento do salário mínimo nacional, reconhecendo que “deve haver um aumento com significado”.

Quanto aos salários da administração pública, o ministro afirmou que haverá uma subida superior a 2% da massa salarial devido às progressões e à recuperação do tempo de serviço dos professores e das carreiras especiais.

A União Geral de Trabalhadores (UGT) pretende um aumento de pelo menos 35 euros e a CGTP reitera a proposta de que chegue aos 850 euros num curto espaço de tempo.

 

João Leão admitiu que todos os partidos têm as suas prioridades, mas está convencido de que o OE2021 será aprovado com o “mesmo tipo de apoios parlamentares” dos orçamentos anteriores.

No desemprego, “o pior ainda está para vir”

O ministro das Finanças referiu que a economia portuguesa já bateu “no fundo” e que o terceiro trimestre trouxe sinais de recuperação – “acima do que estávamos à espera”.

“Os pagamentos por multibanco, o indicador mais avançado que temos, durante a pandemia chegaram a cair cerca de 40%, agora a partir de julho têm estado estabilizados face ao ano anterior, já recuperaram significativamente”, disse.

Além disso, “a construção mantém um bom ritmo e temos estado a recuperar significativamente as exportações.”

João Leão também disse que as receitas do IRS, “depois de quedas muito acentuadas desde abril, tiveram em agosto um aumento face ao ano anterior” de cerca de 1%.

Porém, ao nível do desemprego, João Leão admite que “o pior ainda está para vir” e antecipa que o a taxa de desemprego permaneça entre os 9% e os 10% em 2020 e em 2021.

O ministro avisou ainda que se vivem “momentos de grande incerteza”, lembrando que a “evolução da economia vai depender muito da evolução da pandemia”. “A pandemia e toda a Europa está a evoluir num sentido pior do que o esperado. Temos de ter presente que são cenários de grande incerteza e a evolução da economia vai depender muito da evolução da pandemia.”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O desemprego ainda não bateu no fundo. Muitas empresas irão iniciar processos de despedimento no final deste ano e início do próximo. Sei do que falo. E não é apenas por cá. As grandes multinacionais estão atualmente a ponderar grandes downsizings em diferentes setores de atividade. O pior está para vir.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …