Joacine quer salário mínimo nacional de 900 euros e Aristides de Sousa Mendes no Panteão

Rodrigo Antunes / EPA

Em declarações ao jornal Público, Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, afirmou que irá representar as minorias na Assembleia, mas também maiorias, nomeadamente com situação económica mais débil.

“Sou alguém que representa efetivamente imensas minorias, mas também represento imensas maiorias, como as que não têm uma situação económico-financeira minimamente estável, com ordenados miseráveis, com imensas dificuldades em sobreviver. O meu olhar não é o das minorias, é o da igualdade, da exigência, da dignidade para qualquer indivíduo“, disse Joacine Katar Moreira ao Público.

A deputada considera que que não faz parte de nenhuma elite pois, apesar de ter um doutoramento, nunca teve um emprego associado à elite intelectual. Clarifica que é investigadora, mas sem qualquer remuneração tal como “a maioria” dos investigadores que começou com bolsa, mas após o fim do financiamento do doutoramento, não conseguiu emprego.

A defesa da igualdade é uma das bandeiras do Livre. A primeira iniciativa do partido no Parlamento será propor a transladação, para o Panteão Nacional, do cônsul português em França, Aristides de Sousa Mendes, que contrariou ordens de António de Oliveira Salazar para permitir a entrada em Portugal de refugiados que fugiam ao nazismo. O antigo cônsul está sepultado no cemitério de Cabanas de Viriato, em Viseu, terra onde nasceu.

“A designação oficial é: projeto de resolução para a trasladação do corpo de Aristides de Sousa Mendes para o Panteão Nacional, enquanto homem que desafiou a ideologia fascista para acolher refugiados, salvá-los e dar-lhes dignidade. Este homem não pode continuar a ser secundarizado historicamente e esta medida é por nós considerada urgente“, acrescentou Joacine Katar Moreira.

Na entrevista ao Público, Joacine disse que quer “aumentar imediatamente o salário mínimo nacional, de modo a que chegue aos 900 euros até ao final da legislatura, mediante análise anual dos impactos na economia e no emprego”. “O PS mostrou-se recetivo, mas informou-nos que iam avaliar este aumento, que é efetivamente significativo e já nos disseram que só propõem um máximo de 750 euros. É um aumento útil, mas ainda insuficiente”, disse.

Segundo a deputada recém-eleita, o salário mínimo nacional está, em toda a Europa, associado com o ambiente político e com o custo de vida. “Embora não sendo o mais baixo, é um dos mais desajustados tendo em conta o custo de vida, a especulação imobiliária e a desregulação do mercado de habitação, o salvamento de entidades financeiras com o dinheiro dos contribuintes e a obsessão com a inexistência de dívida [pública]”.

O programa do Governo começa a ser discutido esta quarta-feira na Assembleia da República.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. era mais interessante promover uma medida como um beneficio fiscal para as empresas que distribuíssem uma parte dos lucros pelos operários e deixar o salario ao critério do mercado e do setor em que cada empresa se insere para funcionar a mobilidade laboral para as entidades mais eficientes e produtivas

RESPONDER

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …