/

Joacine desvincula-se do Livre. “Fez-se algum silêncio e isso é uma espécie de ouro”

4

André Kosters / Lusa

A deputada eleita por Lisboa pelo partido Livre, Joacine Katar Moreira

Joacine Katar Moreira desvinculou-se oficialmente do Livre, depois de ter sido eleita pelo partido para a Assembleia da República e após de meses de tensão com a direção, passando agora a deputada não inscrita.

“Entreguei esta madrugada a minha carta e desvinculação ao Livre e a sensação, por enquanto, não é liberdade nenhuma. Mas de repente, fez-se algum silêncio e isso é uma espécie de ouro neste momento”, escreveu a deputada nas redes sociais esta terça-feira, segundo noticiou o Jornal Económico.

Apesar da tensão com a direção do Livre, afastou a possibilidade de deixar o Parlamento. “Que ninguém me diga que eu não estou onde devia estar. Eu nasci para estar ali [parlamento]. Eu vou continuar ali. Eu não me imagino em mais sítio nenhum hoje”, disse no domingo, durante uma manifestação antirracista e anti-violência policial, em Lisboa.

Como deputada não-inscrita, Joacine vai perder 60 mil euros anuais em subvenções, passando a auferir 57 mil euros por ano. Perde igualmente o direito de intervir no hemiciclo e de questionar diretamente o primeiro-ministro ou outros membros do Governo nos debates sobre o Estado da Nação e debates quinzenais.

A deputada passa ainda de cinco declarações políticas por ano de legislatura a apenas duas, mantendo, em termos de tempo no plenário, o um minuto que tem direito até agora.

A 31 de janeiro, o Livre anunciou a retirada da sua confiança política de Joacine. “Não era possível continuarmos a fingir que estava tudo bem”, disse Pedro Mendonça, membro do partido. “Tudo o que se passou no Congresso foi a gota de água. O país também assistiu a situações no congresso em que JKM [Joacine Katar Moreira] chamou mentirosos, entre outras declarações graves, a camaradas do partido”, acrescentou.

No mesmo dia, o assessor parlamentar de Joacine, Rafael Esteves Martins, anunciou a sua desvinculação do Livre.

ZAP //

4 Comments

  1. E que tal perguntarem aos portugueses se aceitam que esta pessoa continue na assembleia para basicamente nada representar se é que alguma vez representou alguma coisa de positivo para o país?
    É que eu não aceito que os meus impostos sejam para pagar um vencimento que para além de inadmissível vai para uma pessoa que foi para a assembleia apenas por vaidade e nada mais!

    • Vaidade e nada mais…… a não ser semear ódio, alimentar ainda mais a xenofobia e desprovida de qualquer programa construtivo e sério para bem de Portugal. Em suma, ganhou um emprego e um bom ordenado para estar durante quatro Anos no Parlamento sem ter nada que fazer, Ela e o seu ridículo assessor de saias ( se ainda estiver em funções) !….

  2. Foi feito o que tinha de ser feito cara Joacine. Já há muito tempo disse Mao Tsé Tung:”é preciso dar um passo atrás hoje para dar dois em frente amanhã”. O Livre, este sim, montou uma estratégia para ganhar dinheiro explorando as qualidades e a popularidade de uma figura carismática e quando viu que tinha o seu objetivo alcançado tentou roubar o lugar à deputada. São pessoas mentirosas e cínicas que se querem arvorar em “gente de esquerda” cheia de moral e de princípios, mas caiu-lhes a máscara e revelaram-se tal e qual são: presunçosos, preconceituosos e oportunistas, confirmando a teoria de que muitas vezes os extremos se tocam. Depois de José Sócrates ela é provavelmente a figura política mais insultada pelo comentador LMM que na sua verborreia ofensiva foi ao limite de dizer da senhora que era “egocêntrica, deslumbrada e (pasme-se!) impreparada. Daqueles que vilipendiaram o nome de Aristides Sousa Mendes e exaltaram a figura de Salazar, principal responsável pela morte de vários cidadãos mandados para a guerra como carne para canhão, nem uma palavra.

  3. É de reparar e com grande alegria e satisfação no Milagre operado pela assembleia da república, a Joacine era gaga até dizer chega, era sempre a derrapar e naquele comiciozito por causa da presada senhora que mordeu o Agente da PSP, não gaguejou nem um pouco, maravilhoso, não é?
    Quem tiver alguma maleita a curar já sabe, é lá ir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.