/

JMJ: meio milhão de euros só para limpar o lixo “deixado para trás”

3

Manuel de Almeida / Lusa

Parque Tejo, em Lisboa, na Jornada Mundial da Juventude

Num evento que prometeu ser sustentável e depois dos alertas feitos pelo Papa Francisco, em relação às preocupações ambientais, milhares de peregrinos que vieram à JMJ não tiveram problema em deixar o seu lixo para trás. Lisboa vai demorar mais de uma semana a ser limpa, com gastos de um milhão de euros.

No domingo, depois da missa de fecho da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, milhares de pessoas abandonaram o Parque Tejo, deixando lixo para trás.

Em declarações à agência Lusa, após a cerimónia, duas senhoras consideraram que o único problema foi mesmo o lixo que se acumulou no recinto: “Por exemplo, nós trouxemos dois sacos de plástico para levarmos o nosso lixo”.

De acordo com o Correio da Manhã, Lisboa vai ter gastos da ordem dos 500 mil euros, para limpar o lixo da JMJ.

A Câmara Municipal de Lisboa lançou um concurso público para recrutar equipas para a limpeza urbana e remoção dos resíduos.

Sabe o matutino que os trabalhos vão custar de cerca de meio milhão de euros, num contrato que tem a validade de 19 dias: de 24 de julho a 11 de agosto.

Esta terça-feira, a autarquia de Loures – onde se localiza o Parque Tejo – revelou que deu início à operação de limpeza dos resíduos do recinto do evento, tendo mobilizado 100 funcionários, 13 camiões, sete carrinhas de carga e duas retroescavadoras, na área total, correspondente a 75 hectares de terreno.

Todo o lixo deixado para trás pelos participantes da Jornada vai demorar mais de uma semana a ser limpo.

A SIC revelou imagens de lixo, que o vento arrastou para fora do recinto, junto ao rio Trancão, resultante de uma jornada que “prometia ser sustentável”.

ZAP //

3 Comments

  1. Isto faz-me pensar no maior Festival de que há memoria , Woodstock en Agosto 69 , com cerca de 500 mil Pessoas quando no final do evento se revelou uma lixeira a Ceu aberto . Mas era en 1969 num campo agrícola . Não foi o caso em Lisboa , com tudo planeado ao pormenor , o que me faz duvidar do sentido Cívico destas Pessoas tão “Cristãs” quando vejo imagens do recinto . Mas enfim , mais uns tostões que saem de erário Publico ! ….Ámen !

  2. Uma vergonha, em 10 apontamentos sobre a JMJ, não há um que seja notícia, são todos à procura de pretextos negativos.
    Deviam procurar investigar e dar notícia é dos milhões gastos no futebol e a origem dos milhões que circulam, só em Portugal, à conta do único desporto falado neste país. Mas isso dá trabalho e não é simpático. A igreja é um alvo mais apetecível.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.