Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today.

A central nuclear, recorde-se, sofreu um grave acidente a 11 de março de 2011 depois de ser afetada por um terramoto de magnitude 9 e um tsunami.

De acordo com o Governo japonês, que cita um sub-comitê especializado do Executivo, o risco para a saúde humana seria “significativamente pequeno“.

Segundo explicaram, a libertação da água radioativa de Fukushima no Oceano Pacífico ao durante um ano equivaleria a uma pequena parte dos mesmos níveis de radiação aos quais os seres humanos são naturalmente expostos.

Os níveis anuais de radiação próximos ao ponto potencial de libertação da água são estimados entre 0,052 e 0,62 microsieverts no mar e 1,3 microsieverts na atmosfera, bem abaixo 2.100 microsieverts com que as pessoas estão normalmente em contacto, detalharam os governantes citados pelo Japan Today.

Apesar de o Governo japonês frisar que não tomou ainda nenhuma medida sobre a libertação de água radioativa, os pescadores locais são contra a medida, mostrando-se preocupados com eventuais consequências para a atividade piscatória.

Além disso, alguns membros do sub-comitê pediram mais informações sobre o impacto que a libertação da água teria sob diferentes condições de correntes oceânicas e meterológicas, bem como sobre a quantidade de radiação à qual as pessoas seriam expostas após o consumo de peixes e algas.

A água em causa foi utilizada para arrefecer os reatores nucleares da central e contém materiais radioativos. Atualmente, está armazenada nas instalações da centra nuclear.

Contudo, o espaço está a esgotar-se rapidamente, chegando o líquido acumulado a mais de 100 toneladas no total. Prevê-se que os últimos tanques fiquem completos até ao verão de 2022, situação que levará o Governo japonêes a tomar uma decisão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …