Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today.

A central nuclear, recorde-se, sofreu um grave acidente a 11 de março de 2011 depois de ser afetada por um terramoto de magnitude 9 e um tsunami.

De acordo com o Governo japonês, que cita um sub-comitê especializado do Executivo, o risco para a saúde humana seria “significativamente pequeno“.

Segundo explicaram, a libertação da água radioativa de Fukushima no Oceano Pacífico ao durante um ano equivaleria a uma pequena parte dos mesmos níveis de radiação aos quais os seres humanos são naturalmente expostos.

Os níveis anuais de radiação próximos ao ponto potencial de libertação da água são estimados entre 0,052 e 0,62 microsieverts no mar e 1,3 microsieverts na atmosfera, bem abaixo 2.100 microsieverts com que as pessoas estão normalmente em contacto, detalharam os governantes citados pelo Japan Today.

Apesar de o Governo japonês frisar que não tomou ainda nenhuma medida sobre a libertação de água radioativa, os pescadores locais são contra a medida, mostrando-se preocupados com eventuais consequências para a atividade piscatória.

Além disso, alguns membros do sub-comitê pediram mais informações sobre o impacto que a libertação da água teria sob diferentes condições de correntes oceânicas e meterológicas, bem como sobre a quantidade de radiação à qual as pessoas seriam expostas após o consumo de peixes e algas.

A água em causa foi utilizada para arrefecer os reatores nucleares da central e contém materiais radioativos. Atualmente, está armazenada nas instalações da centra nuclear.

Contudo, o espaço está a esgotar-se rapidamente, chegando o líquido acumulado a mais de 100 toneladas no total. Prevê-se que os últimos tanques fiquem completos até ao verão de 2022, situação que levará o Governo japonêes a tomar uma decisão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …