Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today.

A central nuclear, recorde-se, sofreu um grave acidente a 11 de março de 2011 depois de ser afetada por um terramoto de magnitude 9 e um tsunami.

De acordo com o Governo japonês, que cita um sub-comitê especializado do Executivo, o risco para a saúde humana seria “significativamente pequeno“.

Segundo explicaram, a libertação da água radioativa de Fukushima no Oceano Pacífico ao durante um ano equivaleria a uma pequena parte dos mesmos níveis de radiação aos quais os seres humanos são naturalmente expostos.

Os níveis anuais de radiação próximos ao ponto potencial de libertação da água são estimados entre 0,052 e 0,62 microsieverts no mar e 1,3 microsieverts na atmosfera, bem abaixo 2.100 microsieverts com que as pessoas estão normalmente em contacto, detalharam os governantes citados pelo Japan Today.

Apesar de o Governo japonês frisar que não tomou ainda nenhuma medida sobre a libertação de água radioativa, os pescadores locais são contra a medida, mostrando-se preocupados com eventuais consequências para a atividade piscatória.

Além disso, alguns membros do sub-comitê pediram mais informações sobre o impacto que a libertação da água teria sob diferentes condições de correntes oceânicas e meterológicas, bem como sobre a quantidade de radiação à qual as pessoas seriam expostas após o consumo de peixes e algas.

A água em causa foi utilizada para arrefecer os reatores nucleares da central e contém materiais radioativos. Atualmente, está armazenada nas instalações da centra nuclear.

Contudo, o espaço está a esgotar-se rapidamente, chegando o líquido acumulado a mais de 100 toneladas no total. Prevê-se que os últimos tanques fiquem completos até ao verão de 2022, situação que levará o Governo japonêes a tomar uma decisão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …