Fukushima está prestes a ficar sem espaço para armazenar a sua água radioativa

A limpeza da central nuclear de Fukushima está perante um grande obstáculo. Em apenas três anos, o projeto ficará sem espaço para conter as reservas cada vez maiores de água radioativa.

De acordo com o jornal japonês Asahi Shimbun, as autoridades agora estão a esforçar-se para saber o que fazer com a acumulação de água antes que seja tarde demais.

Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três reatores da central nuclear de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, sofreram colapsos catastróficos, no que se tornou o segundo desastre nuclear mais grave desde o evento de Chernobyl.

Embora agora seja estimado que até 96% da central elétrica possa ser acedida em segurança sem roupas de proteção, espera-se que sejam necessários mais 30 a 40 anos para descontaminar as áreas afetadas.

Como parte dessa limpeza contínua, cerca de mil tanques especializados foram construídos para armazenar as quantidades colossais de água que inundaram a partir da onda do tsunami ou foram usadas para arrefecer os reatores fundidos. Parte da água foi tratada através da remoção de césio, embora a maior parte permaneça radioativa devido à presença de trítio, um isótopo relativamente inofensivo de hidrogénio que é difícil separar da água.

Atualmente há mais de 1,15 milhão de toneladas dessa água radioativa armazenada nas instalações em 960 tanques e continua a acumular-se a uma taxa de cerca de 150 toneladas por dia, o que significa que os tanques podem atingir a sua capacidade plena até ao verão de 2022.

Autoridades japonesas e a Tokyo Electric Power Co. (TEPCO), que administra a fábrica e lidera o processo de limpeza, reuniram-se na semana passada para discutir as poucas opções em cima da mesa. O painel apresentou uma pequena quantidade de estratégias, incluindo a evaporação da água, a injeção no subsolo ou a construção de mais tanques de armazenamento a longo prazo.

Também houve a ideia de bombear gradualmente a água tratada para o Oceano Pacífico. Esta é a opção preferida pela Agência Internacional de Energia Atómica e pela Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão. No entanto, esta é uma escolha altamente impopular entre os moradores locais, pescadores e ambientalistas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …