Fukushima está prestes a ficar sem espaço para armazenar a sua água radioativa

A limpeza da central nuclear de Fukushima está perante um grande obstáculo. Em apenas três anos, o projeto ficará sem espaço para conter as reservas cada vez maiores de água radioativa.

De acordo com o jornal japonês Asahi Shimbun, as autoridades agora estão a esforçar-se para saber o que fazer com a acumulação de água antes que seja tarde demais.

Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três reatores da central nuclear de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, sofreram colapsos catastróficos, no que se tornou o segundo desastre nuclear mais grave desde o evento de Chernobyl.

Embora agora seja estimado que até 96% da central elétrica possa ser acedida em segurança sem roupas de proteção, espera-se que sejam necessários mais 30 a 40 anos para descontaminar as áreas afetadas.

Como parte dessa limpeza contínua, cerca de mil tanques especializados foram construídos para armazenar as quantidades colossais de água que inundaram a partir da onda do tsunami ou foram usadas para arrefecer os reatores fundidos. Parte da água foi tratada através da remoção de césio, embora a maior parte permaneça radioativa devido à presença de trítio, um isótopo relativamente inofensivo de hidrogénio que é difícil separar da água.

Atualmente há mais de 1,15 milhão de toneladas dessa água radioativa armazenada nas instalações em 960 tanques e continua a acumular-se a uma taxa de cerca de 150 toneladas por dia, o que significa que os tanques podem atingir a sua capacidade plena até ao verão de 2022.

Autoridades japonesas e a Tokyo Electric Power Co. (TEPCO), que administra a fábrica e lidera o processo de limpeza, reuniram-se na semana passada para discutir as poucas opções em cima da mesa. O painel apresentou uma pequena quantidade de estratégias, incluindo a evaporação da água, a injeção no subsolo ou a construção de mais tanques de armazenamento a longo prazo.

Também houve a ideia de bombear gradualmente a água tratada para o Oceano Pacífico. Esta é a opção preferida pela Agência Internacional de Energia Atómica e pela Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão. No entanto, esta é uma escolha altamente impopular entre os moradores locais, pescadores e ambientalistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …