Jack Ma, fundador do grupo Alibaba, é membro do Partido Comunista Chinês

Jolanda Flubacher / World Economic Forum

O fundador do Alibaba, Jack Ma

O multimilionário Jack Ma, fundador do grupo de tecnologia chinês Alibaba, integrou o Partido Comunista Chinês (PPCh), revelou esta terça-feira o jornal do partido “Diário do Povo”.

Tal como noticia a agência Efe, a adesão do homem mais rico da China foi revelada pelo órgão oficial do partido, num texto que elogia as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da China. O jornal não especifica, contudo, quando é que o empresário passou a fazer parte do partido.

Ma, de 54 anos, é um dos cem chineses famosos que o Comité Central do PCCh pretende homenagear “pelas suas contribuições à reforma e à abertura [económica do país], avançou fonte oficial.

“Sob a sua liderança, o Alibaba tem-se situado entre as dez maiores empresas do mundo quanto ao valor de mercado, transformando a China num ator principal na indústria do comércio eletrónico”, elogiou o júri encarregado de elaborar a lista.

A fonte especificou que Ma “foi um grande agente para a procura nacional“, e que as suas contribuições possibilitaram a surgimentos de “um grande número de empreendedores e empresas emergentes”.

O fundador do Alibaba não é o primeiro bilionário chinês a entrar para o partido, que também conta, entre os seus 89 milhões de filiados, com o empreendedor imobiliário Xu Jiayin e o fundador do Grupo Wanda, Wang Jianlin.

Até o momento, Jack Ma, considerado pela Forbes como o homem mais rico da China, afirmava que preferia permanecer afastado da política, tal como nota a AFP.

No artigo publicado, o jornal destaca que Ma desempenhou um papel importante no desenvolvimento da iniciativa “Rotas da Seda”, um ambicioso programa de investimentos euro-asiático em infraestruturas do presidente chinês, Xi Jinping.

Também é considerado um dos “principais arquitetos do socialismo com características chinesas na província de Zhejiang”, onde fica a sede do grupo Alibaba, completa o texto.

Em declarações à Reuters, o grupo Alibaba disse que as ligações políticas de Ma ao partido não têm impacto nas operações da empresa. “A filiação política de qualquer executivo não influencia o processo de tomada de decisão nos negócios da empresa”, afirmou um porta-voz através de email esta terça-feira.

Em setembro deste ano, Ma anunciou que se vai retirar do seu cargo como presidente do Alibaba no próximo ano.

Aderir ao partido pode ser útil para os empresários na China, que muitas vezes precisam de abrir caminho num ambiente em que a economia estatal domina muitas das indústrias e dos negócios privados.

Xi Jinping tem tentado retomar a expansão da influência do Partido Comunista nos negócios privados, com a exigência de que qualquer empresa com mais de três membros do partido estabeleça uma célula da formação. Três em cada quatro empresas privadas já contam com organizações do partido.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …