Ivo Rosa achou que não havia razões para investigar a PJM no caso de Tancos

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

O juiz Ivo Rosa considerou que não havia razões para investigar a Polícia Judiciária Militar no caso de Tancos. A decisão do magistrado levou a um atraso de cinco meses na investigação.

O juiz de instrução criminal Ivo Rosa achou que não havia razões para a Polícia Judiciária (PJ) investigar a Polícia Judiciária Militar (PJM) no caso de Tancos. O magistrado não queria autorizar a investigação das listas de tráfego das antenas de telemóvel de outubro de 2017.

De acordo com o pedido do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, estes eram dados “essenciais para o prosseguimento das investigações, nomeadamente à descoberta dos factos e responsabilização dos seus autores”.

Na altura, a chamada anónima sobre o paradeiro do armamento de Tancos, feita para o piquete da PJM, foi feita do Montijo. Caso a Polícia Judiciária tivesse tido acesso mais cedo às listas de tráfego das antenas de telemóvel, o processo teria sido resolvido mais rapidamente.

O jornal Público avança esta segunda-feira que Ivo Rosa considerou que era ilegal analisar o tráfego de todas as pessoas do Montijo, Golegã, Entroncamento e Torres Novas — conforme pedido pelo Ministério Público.

“Além do alegado mal-estar entre PJ e PJM, dos autos [do inquérito] não consta que os telefones do piquete tenham sido utilizados por algum suspeito relacionado com os factos em questão”, defendeu o juiz de instrução criminal Ivo Rosa.

O Ministério Público viria a recorrer da decisão do juiz, considerando “absolutamente nuclear para a investigação” descobrir quem tinha feito a chamada anónima.

O Tribunal da Relação de Lisboa acabou por contrariar a sua decisão, levando a que estes registos fossem investigados. Contudo, devido à burocracia, foram perdidos cinco meses até finalmente conseguirem aceder à informação.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. De admirar seria, se ele achasse que era preciso. Isto com este juiz (???) vai dar tudo em nada. Já começo e vai acabar. Veremos e oxalá me engane.

  2. POis era de admirar se achasse que valia a pena. Este Juiz está comprado por TODOS p/ os processo Não darem em NADA, está mais do que visto. POVO até quando? Quando estivermos coo os Venezuelanos? Manietados de pés e mãos sem NADA p/ comer, sem serviços nenhum. È que relativamente á Saúde e Educação estamos a voltar ao p/ trás c/ toda a força… o dinheiro que devia de ir p/ estes 2 setores vai p/ outro lado (talvez p/ os bolsos de quem nos (des)governa)…

  3. mas já não seria tempo de investigar este sr?

    é que não dá uma para a caixa.

    impressionante!

    mas quem de direito não vê isto? parece óbvio a qq pessoa.

  4. Mas este gajo recebe ordenado de juiz pago por todos nós ?
    O que falta para o concelho da magistratura o pôr andar, antes que seja tarde ?

  5. Este juíz parece-me uma boa escolha para todos os processos mais trabalhosos e morosos. Como geralmente corta loga a coisa na fase de acusação, sempre poupa bastante dinheiro ao erário público. Deveriam tentar pô-lo logo de início da fase de instrução do processo (penso que é esta a terminologia) para cortar logo tudo de início.

  6. este Ivo Rosa é uma farsa, nada para ele é vital para pesquisar, também já com o caso sócrates a mesma coisa, acho que deviam era investigar este Juiz, que não vale uma merda é sempre a favor dos maus.

  7. Será que este juiz não se importa de fazer favores ao pessoal da maçonaria? Até parece não ter vergonha na cara para o Tribunal da Relação contrariar, como seria de esperar, a sua decisão.

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …