Ivo Rosa achou que não havia razões para investigar a PJM no caso de Tancos

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

O juiz Ivo Rosa considerou que não havia razões para investigar a Polícia Judiciária Militar no caso de Tancos. A decisão do magistrado levou a um atraso de cinco meses na investigação.

O juiz de instrução criminal Ivo Rosa achou que não havia razões para a Polícia Judiciária (PJ) investigar a Polícia Judiciária Militar (PJM) no caso de Tancos. O magistrado não queria autorizar a investigação das listas de tráfego das antenas de telemóvel de outubro de 2017.

De acordo com o pedido do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, estes eram dados “essenciais para o prosseguimento das investigações, nomeadamente à descoberta dos factos e responsabilização dos seus autores”.

Na altura, a chamada anónima sobre o paradeiro do armamento de Tancos, feita para o piquete da PJM, foi feita do Montijo. Caso a Polícia Judiciária tivesse tido acesso mais cedo às listas de tráfego das antenas de telemóvel, o processo teria sido resolvido mais rapidamente.

O jornal Público avança esta segunda-feira que Ivo Rosa considerou que era ilegal analisar o tráfego de todas as pessoas do Montijo, Golegã, Entroncamento e Torres Novas — conforme pedido pelo Ministério Público.

“Além do alegado mal-estar entre PJ e PJM, dos autos [do inquérito] não consta que os telefones do piquete tenham sido utilizados por algum suspeito relacionado com os factos em questão”, defendeu o juiz de instrução criminal Ivo Rosa.

O Ministério Público viria a recorrer da decisão do juiz, considerando “absolutamente nuclear para a investigação” descobrir quem tinha feito a chamada anónima.

O Tribunal da Relação de Lisboa acabou por contrariar a sua decisão, levando a que estes registos fossem investigados. Contudo, devido à burocracia, foram perdidos cinco meses até finalmente conseguirem aceder à informação.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. De admirar seria, se ele achasse que era preciso. Isto com este juiz (???) vai dar tudo em nada. Já começo e vai acabar. Veremos e oxalá me engane.

  2. POis era de admirar se achasse que valia a pena. Este Juiz está comprado por TODOS p/ os processo Não darem em NADA, está mais do que visto. POVO até quando? Quando estivermos coo os Venezuelanos? Manietados de pés e mãos sem NADA p/ comer, sem serviços nenhum. È que relativamente á Saúde e Educação estamos a voltar ao p/ trás c/ toda a força… o dinheiro que devia de ir p/ estes 2 setores vai p/ outro lado (talvez p/ os bolsos de quem nos (des)governa)…

  3. mas já não seria tempo de investigar este sr?

    é que não dá uma para a caixa.

    impressionante!

    mas quem de direito não vê isto? parece óbvio a qq pessoa.

  4. Mas este gajo recebe ordenado de juiz pago por todos nós ?
    O que falta para o concelho da magistratura o pôr andar, antes que seja tarde ?

  5. Este juíz parece-me uma boa escolha para todos os processos mais trabalhosos e morosos. Como geralmente corta loga a coisa na fase de acusação, sempre poupa bastante dinheiro ao erário público. Deveriam tentar pô-lo logo de início da fase de instrução do processo (penso que é esta a terminologia) para cortar logo tudo de início.

  6. este Ivo Rosa é uma farsa, nada para ele é vital para pesquisar, também já com o caso sócrates a mesma coisa, acho que deviam era investigar este Juiz, que não vale uma merda é sempre a favor dos maus.

  7. Será que este juiz não se importa de fazer favores ao pessoal da maçonaria? Até parece não ter vergonha na cara para o Tribunal da Relação contrariar, como seria de esperar, a sua decisão.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …