Redução do IVA da energia: PCP admite votar a favor sem medo do “papão”, Governo dramatiza

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP admitiu votar a favor das propostas de alteração ao Orçamento do Estado que visem uma redução da taxa do IVA na eletricidade.

Em declarações aos jornalistas após uma reunião em São Bento, Jerónimo de Sousa admitiu o voto favorável dos comunistas nesta matéria, independentemente de que força política apresentar a alteração. “Não há aqui linhas vermelhas no sentido de considerar que uma boa proposta deixa de ser boa só por causa da sua origem”, apontou.

O líder recordou ainda que esta não é a primeira vez que o PCP apresenta propostas neste sentido: “Se neste Orçamento, alguém mudou de posição não foi o PCP, foi o PSD”.

Questionado sobre as preocupações do Governo, que tem dito que uma coligação negativa nesta matéria poderá levar a uma crise política, Jerónimo de Sousa aponta baterias aos socialistas. “Se PS está tão preocupado, lembre-se do que fez, do que quer fazer em relação a esse entendimento das chamadas coligações (…) O que é que foi a votação às alterações à legislação laboral? Foi uma coligação negativa ou foi uma coligação positiva PS, PSD e CDS?”, questionou o líder comunista.

“Se o PS não nos acompanhar em relação a algumas medidas, há uma responsabilidade do PS, mas não venham com esse papão (…) Não estamos aqui para abrir crises, estamos aqui para construir uma proposta de Orçamento do Estado que sirva Portugal e os portugueses”, rematou Jerónimo de Sousa.

O PSD de Rui Rio também já mostrou disponibilidade para conversar com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade.

PSD, Bloco de Esquerda e PCP propõem a redução do IVA da energia, e bastam os votos destes três para impor a medida no Orçamento do Estado para 2020. Ainda que haja diferenças entre os três projetos, a ameaça de uma coligação negativa é real.

Governo dramatiza

Face ao risco de uma eventual maioria negativa no arranque da legislatura, o Governo liderado por António Costa dramatiza, alertando para o risco instabilidade governativa, caso a redução do IVA da eletricidade venha a ser aprovada.

Depois do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro das Finanças, Mário Centeno, agora foi a vez do ministro das Infraestruturas dramatizar os riscos da aprovação da redução do IVA da eletricidade para a taxa mínima.

“O PS não está disponível para governar em qualquer cenário”, começou por dizer Pedro Nuno Santos, no programa “Negócios da Semana” da SIC.

“Em cada momento nós temos que fazer o juízo das condições que temos para governar. Nós não podemos fazer de conta que é possível corresponder às necessidades que o país tem e no final termos um exercício orçamental equilibrado e depois ter que cumprir medidas que vão ter um impacto tremendo nas contas públicas”, alertou.

Questionado sobre uma eventual crise, o Presidente da República considerou que não faz sentido existir este tipo de instabilidade no inicio da legislatura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano Outono-Inverno prevê hospitais covid free, testes rápidos e task-force para doentes não-covid

O Plano de Outono-Inverno do Ministério da Saúde foi divulgado esta segunda-feira. O documento será revisto a cada dois meses. O Plano da Saúde para o Outono-Inverno, divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), revela …

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …