/

Italianos compram suplemento de leite infantil, convencidos de que protege da covid-19

Andrea Fasani / EPA

A lactoferrina, encontrada em altas concentrações no leite materno, tem sido promovida como uma proteína que protege contra a covid-19. Em Itália, as farmácias deparam-se com uma enorme procura por este produto, apesar de não existirem evidências científicas da sua eficácia.

As farmácias italianas enfrentam uma enorme procura por um produto de nicho, geralmente comercializado como um estimulador do sistema imunológico para bebés, semanas depois de um vídeo viral ter sugerido que protegia contra o novo coronavírus.

De acordo com a France24, a lactoferrina – proteína encontrada em altas concentrações no leite materno – terá sido submetida a um pequeno ensaio clínico em Roma e foram divulgados resultados positivos relativamente à proteção contra a covid-19.

Apesar de não haver confirmação da sua eficácia, as farmácias do centro de Roma estão a lidar com um aumento dramático na procura do suplemento.

“Não sabemos nada sobre este produto, também estamos às escuras”, contou um farmacêutico à AFP, citado pela France24, sob condição de anonimato.

“Quando as pessoas estão com medo, acreditam em qualquer coisa”, disse, justificando o aumento da procura.

O aumento na procura de lactoferrina seguiu uma reportagem local, realizada em julho, na qual Elena Campione, professora de dermatologia da Universidade Tor Vergata em Roma, fez afirmações contundentes sobre a sua investigação.

“Decidimos tratar pacientes com covid-19, no estágio inicial da doença. Foi incrível, mas 10 dias após o início da terapia, os sintomas desapareceram e o teste de PCR (para coronavírus) deu negativo”, disse.

Na altura, a reportagem tornou-se viral nas redes sociais e ressurgiu agora quando os casos de covid-19 começaram a aumentar naquele país, ultrapassando os 25 mil casos diários no final de outubro.

Embora a procura pelo suplemento para bebés tenha aumentado muito em Itália, vários especialistas mostram-se reticentes.

Não há evidência clínica que indique a utilidade da lactoferrina na prevenção ou tratamento de covid-19″, escreveu no Twitter Roberto Burioni, professor de virologia em Milão e autor de um site sobre medicina.

No entanto, a procura pela lactoferrina continua e uma grande farmácia no centro de Roma disse que vende agora até 100 caixas do suplemento por semana, quando antes vendia apenas duas ou três caixas por mês.

“Não pergunto se as pessoas estão a comprar isto para a covid. Está a chegar a época da gripe, então talvez algumas pessoas estejam a comprar por causa disso”, disse um funcionário da farmácia Igea San Gallicano em Roma. “Mas se alguém vier e comprar a granel, então sabemos que está a comprar por causa da covid,”, acrescentou.

Outra farmacêutica explicou que a sua pequena farmácia viu um aumento na procura e que algumas pessoas tinham, até, receitas dos seus médicos.

“Costumavam vir cá e pedir conselhos sobre o que poderiam fazer para melhorar o seu sistema imunológico contra a covid-19. Agora vêm e pedem esses produtos de lactoferrina pelo nome”, contou.

A farmacêutica disse ainda que viu o produto voar das prateleiras de farmácias grandes, descrevendo a procura por produtos não comprovados como “como uma psicose”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.