Italianos compram suplemento de leite infantil, convencidos de que protege da covid-19

Andrea Fasani / EPA

A lactoferrina, encontrada em altas concentrações no leite materno, tem sido promovida como uma proteína que protege contra a covid-19. Em Itália, as farmácias deparam-se com uma enorme procura por este produto, apesar de não existirem evidências científicas da sua eficácia.

As farmácias italianas enfrentam uma enorme procura por um produto de nicho, geralmente comercializado como um estimulador do sistema imunológico para bebés, semanas depois de um vídeo viral ter sugerido que protegia contra o novo coronavírus.

De acordo com a France24, a lactoferrina – proteína encontrada em altas concentrações no leite materno – terá sido submetida a um pequeno ensaio clínico em Roma e foram divulgados resultados positivos relativamente à proteção contra a covid-19.

Apesar de não haver confirmação da sua eficácia, as farmácias do centro de Roma estão a lidar com um aumento dramático na procura do suplemento.

“Não sabemos nada sobre este produto, também estamos às escuras”, contou um farmacêutico à AFP, citado pela France24, sob condição de anonimato.

“Quando as pessoas estão com medo, acreditam em qualquer coisa”, disse, justificando o aumento da procura.

O aumento na procura de lactoferrina seguiu uma reportagem local, realizada em julho, na qual Elena Campione, professora de dermatologia da Universidade Tor Vergata em Roma, fez afirmações contundentes sobre a sua investigação.

“Decidimos tratar pacientes com covid-19, no estágio inicial da doença. Foi incrível, mas 10 dias após o início da terapia, os sintomas desapareceram e o teste de PCR (para coronavírus) deu negativo”, disse.

Na altura, a reportagem tornou-se viral nas redes sociais e ressurgiu agora quando os casos de covid-19 começaram a aumentar naquele país, ultrapassando os 25 mil casos diários no final de outubro.

Embora a procura pelo suplemento para bebés tenha aumentado muito em Itália, vários especialistas mostram-se reticentes.

Não há evidência clínica que indique a utilidade da lactoferrina na prevenção ou tratamento de covid-19″, escreveu no Twitter Roberto Burioni, professor de virologia em Milão e autor de um site sobre medicina.

No entanto, a procura pela lactoferrina continua e uma grande farmácia no centro de Roma disse que vende agora até 100 caixas do suplemento por semana, quando antes vendia apenas duas ou três caixas por mês.

“Não pergunto se as pessoas estão a comprar isto para a covid. Está a chegar a época da gripe, então talvez algumas pessoas estejam a comprar por causa disso”, disse um funcionário da farmácia Igea San Gallicano em Roma. “Mas se alguém vier e comprar a granel, então sabemos que está a comprar por causa da covid,”, acrescentou.

Outra farmacêutica explicou que a sua pequena farmácia viu um aumento na procura e que algumas pessoas tinham, até, receitas dos seus médicos.

“Costumavam vir cá e pedir conselhos sobre o que poderiam fazer para melhorar o seu sistema imunológico contra a covid-19. Agora vêm e pedem esses produtos de lactoferrina pelo nome”, contou.

A farmacêutica disse ainda que viu o produto voar das prateleiras de farmácias grandes, descrevendo a procura por produtos não comprovados como “como uma psicose”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …