Paulo Cunha / LUSA

O líder do partido Chega, André Ventura
André Ventura é o líder partidário que tem o maior número de visualizações em todas as redes sociais – com larga distância para os seus rivais políticos.
Mariana Mortágua tinha razão: André Ventura é mesmo “muito TikTok”.
Um novo estudo do ISCTE revelou que o líder do Chega é o líder político que domina as visualizações nas redes sociais.
Estes dados constam de um relatório elaborado pelo MediaLab, centro de estudos de ciências de comunicação do ISCTE, feito no âmbito de uma parceria com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e a agência Lusa para identificar e medir o impacto da desinformação na campanha das legislativas de 19 de maio.
Segundo esse relatório, na semana entre 14 e 20 de abril, André Ventura foi o líder partidário que fez mais publicações – sempre perto das três dezenas – e que obteve mais visualizações nas quatro redes sociais analisadas: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok.
No Facebook, Ventura teve 9.000.106 visualizações na última semana, muito distante do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que ficou em segundo lugar, com 273.048, e do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, em terceiro, com 255.981.
Ventura muito acima das views
Os nove milhões de visualizações de Ventura no Facebook são mais de nove vezes superiores ao número de visualizações de todos os restantes líderes partidários: os líderes do PSD, PS, BE, Livre, CDS e PAN, tiveram, juntos, 724.079.
Ventura é o único líder partidário que, em todas as redes sociais, atinge níveis de visualizações na ordem dos milhões, enquanto todos os restantes líderes partidários se ficam pelos milhares.
No Instagram, o líder do Chega teve cerca de 5,4 milhões de visualizações (Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, em segundo, teve 332 mil).
No TikTok, teve 2,2 milhões e, no X, perto de 1,5.
A publicação de André Ventura no Facebook mais vista, com 898.769 visualizações, foi feita em 16 de abril, na qual critica declarações do diretor do Observatório das Migrações. O relatório refere que “a questão da imigração foi a que impulsionou André Ventura”.
Mariana Mortágua em segundo
Entre os restantes líderes partidários, Mariana Mortágua é a que consegue mais visualizações a seguir a André Ventura, ficando em segundo lugar no Instagram, X e TikTok. Só no Facebook é que a líder do BE não fica em segundo lugar, sendo ultrapassada por Luís Montenegro.
Montenegro ignora TikTok
Entre os líderes dos dois principais partidos, Montenegro é pouco ativo nas redes sociais – fez um máximo de nove publicações e não tem conta no TikTok –, mas, ainda assim, “regista um elevado número de visualizações” no Facebook, Instagram e X.
Já Pedro Nuno Santos, ainda que tenha uma “presença consistente em todas as plataformas”, ficando sempre entre o terceiro e o quarto lugar, tem “níveis de visualização mais modestos, entre os 110 mil registados na rede X e os 255 mil no Facebook”.
Bloco mais forte do X
A nível de partidos , o Chega foi também o partido que mais visualizações conseguiu alcançar em praticamente todas as redes sociais, ainda que não atinjam a magnitude de André Ventura.
No Facebook, a página do partido teve 4,7 milhões de visualizações, que baixaram para 2,1 no Instagram e perto de 1,6 no TikTok.
Só no X é que o Chega é destronado nas visualizações, onde o Bloco de Esquerda ficou em primeiro lugar, com 706.563, seguido da Iniciativa Liberal, com 683.150.
“Chega e Ventura allez“
Em entrevista à Lusa, Gustavo Cardoso, coordenador do projeto do MediaLab, explicou porque motivo Chega e André Ventura têm tantas visualizações nas redes sociais comparando com outros partidos e políticos.
Em linguagem futebolística, disse, Chega e Ventura têm “adeptos ou claques”, estão “permanentemente em campanha”, enquanto os outros partidos “têm sócios”, menos ativos.
“Quem partilha [nas redes sociais] no Chega são essencialmente adeptos. É uma estrutura que funciona em pirâmide invertida, mas para a difusão”, sintetiza Gustavo Cardoso.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o MediaLab, do ISCTE, em parceria com a agência Lusa, estão a monitorizar as redes sociais para identificar e medir o impacto da desinformação na campanha das legislativas de maio, prolongando-se até 24 de maio.
TikTok para o bem
Se algumas vezes é acusada de ser uma rede social promotora de desinformação; outras o TikTok também consegue ser amigo da democracia.
A aplicação anunciou esta terça-feira o lançamento do centro eleitoral – um espaço dentro da app onde os utilizadores poderão encontrar apenas informação eleitoral fiável durante a campanha.
“A partir de 22 de abril está disponível na aplicação um Centro Eleitoral, com o objetivo de facilitar o acesso a informação credível sobre o processo de votação e sobre as eleições”, lê-se no comunicado da empresa, citado pela Lusa.
De forma a assegurar a visibilidade e facilidade de acesso a este centro, o TikTok irá classificar os destaques dos conteúdos relacionados com as eleições legislativas portuguesas de 2025, “funcionando como um portal para o Centro Eleitoral, oferecendo aos utilizadores acesso a informações eleitorais abrangentes”.
Além disso, a aplicação também identificou contas de meios de comunicação do Estado e credenciou-os com selos de “verificado” a contas autênticas, ao mesmo tempo que exige que os criadores de conteúdos assinalem informação gerada por inteligência artificial (IA).
Como usar?
Em qualquer vídeo relativo às eleições aparecerá, na parte de baixo, uma mensagem em rodapé que diz “obtém informações sobre as eleições em Portugal”.
Ao clicar, vai-se para uma página que diz “2025 Eleições Legislativas de Portugal”, onde aparecem vídeos que ajudam a detetar notícias falsas.
Como explica a Antena 1, ao detalhe, também se pode aceder a este separador escrevendo na barra de pesquisa “centro de eleições”.
ZAP // Lusa