Rodrigo Antunes / LUSA

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos
Contas feitas após a segunda semana de debates televisivos. Candidato do PS ultrapassou Montenegro e Ventura. PCP publica mais do que os outros.
Pedro Nuno Santos passou a ser o político mais mediático nas redes sociais, no caminho para as eleições legislativas marcadas para 18 de Maio.
Depois da segunda semana de debates – e ainda sem incluir o encontro com Paulo Raimundo – o secretário-geral do PS ultrapassou Luís Montenegro e André Ventura, que estavam à sua frente.
O estudo foi feito pela plataforma Brandwatch, do grupo Cision, que utiliza inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de utilizadores das redes sociais.
Pedro Nuno Santos (PS) passou a ter 22% das menções nas redes sociais, mais do que os 19% de André Ventura (Chega) e do que os 18% de Luís Montenegro (AD). Paulo Raimundo aparece a seguir com 12%, Rui Rocha com 9%.
Mas estes números novos, esta liderança, podem não ser bons para o PS: o aumento de publicações e comentários sobre Pedro Nuno estará relacionado sobre a investigação e as dúvidas à volta da compra de duas casas por parte do líder socialista, uma em Lisboa e outra em Montemor-o-Novo.
Pedro Nuno Santos tem repetido que a denúncia anónima que originou esta investigação não tem fundamentos e que tem motivações políticas, tendo estranhado o momento deste processo. Mas, nas redes sociais e mesmo entre adversários políticos, as questões multiplicam-se e surgiram comparações com o caso Spinumviva, empresa familiar de Luís Montenegro.
Voltando ao estudo enviado ao ZAP, o debate que gerou mais menções nas redes sociais até esta segunda-feira foi o que ocorreu entre André Ventura e Rui Tavares (Livre), com 12%; BE/Pan e IL/Livre ficaram-se pelos 1% e estão no fundo da tabela.
Na análise às redes sociais dos partidos – Facebook, Instagram e X – o PCP é o partido que mais utiliza as redes, que publica mais; o PSD é o que utiliza menos. Mas é o Chega que tem um envolvimento maior nas redes sociais, com 43% das interações.
Nos assuntos mais comentados, a habitação lidera (36%), à frente da imigração (29%) e da saúde, com 19%.