Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder “plenos poderes” aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic.

Isabel dos Santos esteve em Lisboa, esta quinta-feira, mas acabou por sair do país no mesmo dia, na hora da reunião entre o Procuradora-Geral portuguesa e o Procurador-Geral angolano. A empresária angolana esteve em Portugal para conceder “plenos poderes” aos seus representantes legais.

Isto acontece após o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, ter admitido a possibilidade de emitir um mandado de captura internacional para Isabel dos Santos. Há uma investigação por branqueamento de capitais a decorrer contra a empresária, mas esta não foi ouvida porque saiu do país quando foi notificada.

“Não conseguimos, até hoje, ter a engenheira Isabel dos Santos presente para poder, também, prestar declarações nesse inquérito, porque… assim que ela foi notificada, no mesmo dia ela abandonou o país“, revelou, esta semana, Pitta Grós.

O Jornal de Notícias avança que a sua “visita-relâmpago” a Portugal foi feita com o intuito de dar “plenos poderes de representação” no processo de alienação do capital do Eurobic. Além disso, participou na decisão de saída de três representantes da NOS e no reconhecimento do novo gestor do Eurobic.

O Ministério Público (MP) português decidiu ainda que vai investigar as suspeitas de branqueamento de capitais a partir de Portugal. Isto porque as autoridades angolanas não têm a jurisdição para investigar a lavagem de dinheiro feita fora do país. Pelo que se sabe, também ainda não foi feito nenhum pedido de cooperação às autoridades portuguesas.

Em causa estão três transferências no valor total de quase 58 milhões de dólares feitas a partir de uma conta da Sonangol no EuroBic, em Lisboa. O dinheiro teve como destino uma offshore gerida por Mário Leite da Silva, braço-direito de Isabel dos Santos.

Segundo apurou o jornal Público, o MP deverá retirar uma certidão do inquérito que visa Isabel dos Santos que continua pendente no Departamento Central de Investigação e Ação Penal há vários anos.

A investigação à filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos pode ainda trazer sequelas ao antigo ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos. De acordo com o Correio da Manhã, o Banco de Portugal considera impossível a continuação de Teixeira dos Santos na administração do EuroBic.

Com a atual administração do banco em final de mandato, o ex-ministro de José Sócrates corre o risco de não ser reconduzido no cargo. Este assunto foi discutido numa reunião da administração realizada esta quarta-feira, onde se decidiu a venda dos 42,5% do capital detido por Isabel dos Santos.

Todavia, fonte oficial do banco garante que Teixeira dos Santos não está na iminência de abandonar a presidência-executiva do EuroBic. Segundo o Observador, a sua saída poderá ser remetida para março/abril, altura em que há nova assembleia eletiva de órgãos sociais. Teixeira dos Santos ainda não falou publicamente sobre as suspeitas descritas na investigação do Luanda Leaks.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho é o governo angolano proteger tanto o manuel vicente, já que foi ele que começou com a corrupção na sonangol.
    já na operação fizz o governo angolano protegeu-o de imediato
    porque será que o governo angolano protege tanto manuel vicente

RESPONDER

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …