Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder “plenos poderes” aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic.

Isabel dos Santos esteve em Lisboa, esta quinta-feira, mas acabou por sair do país no mesmo dia, na hora da reunião entre o Procuradora-Geral portuguesa e o Procurador-Geral angolano. A empresária angolana esteve em Portugal para conceder “plenos poderes” aos seus representantes legais.

Isto acontece após o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, ter admitido a possibilidade de emitir um mandado de captura internacional para Isabel dos Santos. Há uma investigação por branqueamento de capitais a decorrer contra a empresária, mas esta não foi ouvida porque saiu do país quando foi notificada.

“Não conseguimos, até hoje, ter a engenheira Isabel dos Santos presente para poder, também, prestar declarações nesse inquérito, porque… assim que ela foi notificada, no mesmo dia ela abandonou o país“, revelou, esta semana, Pitta Grós.

O Jornal de Notícias avança que a sua “visita-relâmpago” a Portugal foi feita com o intuito de dar “plenos poderes de representação” no processo de alienação do capital do Eurobic. Além disso, participou na decisão de saída de três representantes da NOS e no reconhecimento do novo gestor do Eurobic.

O Ministério Público (MP) português decidiu ainda que vai investigar as suspeitas de branqueamento de capitais a partir de Portugal. Isto porque as autoridades angolanas não têm a jurisdição para investigar a lavagem de dinheiro feita fora do país. Pelo que se sabe, também ainda não foi feito nenhum pedido de cooperação às autoridades portuguesas.

Em causa estão três transferências no valor total de quase 58 milhões de dólares feitas a partir de uma conta da Sonangol no EuroBic, em Lisboa. O dinheiro teve como destino uma offshore gerida por Mário Leite da Silva, braço-direito de Isabel dos Santos.

Segundo apurou o jornal Público, o MP deverá retirar uma certidão do inquérito que visa Isabel dos Santos que continua pendente no Departamento Central de Investigação e Ação Penal há vários anos.

A investigação à filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos pode ainda trazer sequelas ao antigo ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos. De acordo com o Correio da Manhã, o Banco de Portugal considera impossível a continuação de Teixeira dos Santos na administração do EuroBic.

Com a atual administração do banco em final de mandato, o ex-ministro de José Sócrates corre o risco de não ser reconduzido no cargo. Este assunto foi discutido numa reunião da administração realizada esta quarta-feira, onde se decidiu a venda dos 42,5% do capital detido por Isabel dos Santos.

Todavia, fonte oficial do banco garante que Teixeira dos Santos não está na iminência de abandonar a presidência-executiva do EuroBic. Segundo o Observador, a sua saída poderá ser remetida para março/abril, altura em que há nova assembleia eletiva de órgãos sociais. Teixeira dos Santos ainda não falou publicamente sobre as suspeitas descritas na investigação do Luanda Leaks.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho é o governo angolano proteger tanto o manuel vicente, já que foi ele que começou com a corrupção na sonangol.
    já na operação fizz o governo angolano protegeu-o de imediato
    porque será que o governo angolano protege tanto manuel vicente

RESPONDER

Portugal perde com a França e diz adeus ao Mundial de andebol

A seleção portuguesa de andebol falhou o apuramento para os quartos de final do Mundial, no Egito, ao perder por 32-23 com a França, em encontro da terceira jornada do Grupo III da Ronda Principal. Portugal, …

Garcia de Orta com taxa de ocupação de 309%. Intensivos do Hospital da Luz no limite

O Hospital Garcia de ​​​​​​​Orta, em Almada, estava, este domingo, com uma taxa de ocupação de 309% relativamente ao que previa o plano de contingência. O Hospital da Luz, em Lisboa, continua a debater-se com …

Governo manda preparar aulas à distância. Há 700 escolas para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

O Ministério da Educação já deu instruções aos estabelecimentos de ensino para começarem a preparar as aulas à distância. Enquanto isso, há cerca de 700 escolas de acolhimento disponíveis para receber os filhos de trabalhadores …

Cientistas perceberam finalmente como é que as borboletas voam

Há muito tempo que os cientistas se questionam como é que as borboletas voam. Isto porque, em comparação com outros animais, têm asas invulgarmente curtas, largas e grandes em relação ao tamanho do seu corpo. Mas …

Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto. Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, …

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …

Ministro da Defesa infetado. Tem sintomas ligeiros

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à covid-19", informou este domingo o Ministério da Defesa Nacional. É o oitavo membro do Governo a ficar infetado. João Gomes Cravinho está infetado com covid-19. …

Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se. Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, …

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …