Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder “plenos poderes” aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic.

Isabel dos Santos esteve em Lisboa, esta quinta-feira, mas acabou por sair do país no mesmo dia, na hora da reunião entre o Procuradora-Geral portuguesa e o Procurador-Geral angolano. A empresária angolana esteve em Portugal para conceder “plenos poderes” aos seus representantes legais.

Isto acontece após o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, ter admitido a possibilidade de emitir um mandado de captura internacional para Isabel dos Santos. Há uma investigação por branqueamento de capitais a decorrer contra a empresária, mas esta não foi ouvida porque saiu do país quando foi notificada.

“Não conseguimos, até hoje, ter a engenheira Isabel dos Santos presente para poder, também, prestar declarações nesse inquérito, porque… assim que ela foi notificada, no mesmo dia ela abandonou o país“, revelou, esta semana, Pitta Grós.

O Jornal de Notícias avança que a sua “visita-relâmpago” a Portugal foi feita com o intuito de dar “plenos poderes de representação” no processo de alienação do capital do Eurobic. Além disso, participou na decisão de saída de três representantes da NOS e no reconhecimento do novo gestor do Eurobic.

O Ministério Público (MP) português decidiu ainda que vai investigar as suspeitas de branqueamento de capitais a partir de Portugal. Isto porque as autoridades angolanas não têm a jurisdição para investigar a lavagem de dinheiro feita fora do país. Pelo que se sabe, também ainda não foi feito nenhum pedido de cooperação às autoridades portuguesas.

Em causa estão três transferências no valor total de quase 58 milhões de dólares feitas a partir de uma conta da Sonangol no EuroBic, em Lisboa. O dinheiro teve como destino uma offshore gerida por Mário Leite da Silva, braço-direito de Isabel dos Santos.

Segundo apurou o jornal Público, o MP deverá retirar uma certidão do inquérito que visa Isabel dos Santos que continua pendente no Departamento Central de Investigação e Ação Penal há vários anos.

A investigação à filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos pode ainda trazer sequelas ao antigo ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos. De acordo com o Correio da Manhã, o Banco de Portugal considera impossível a continuação de Teixeira dos Santos na administração do EuroBic.

Com a atual administração do banco em final de mandato, o ex-ministro de José Sócrates corre o risco de não ser reconduzido no cargo. Este assunto foi discutido numa reunião da administração realizada esta quarta-feira, onde se decidiu a venda dos 42,5% do capital detido por Isabel dos Santos.

Todavia, fonte oficial do banco garante que Teixeira dos Santos não está na iminência de abandonar a presidência-executiva do EuroBic. Segundo o Observador, a sua saída poderá ser remetida para março/abril, altura em que há nova assembleia eletiva de órgãos sociais. Teixeira dos Santos ainda não falou publicamente sobre as suspeitas descritas na investigação do Luanda Leaks.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho é o governo angolano proteger tanto o manuel vicente, já que foi ele que começou com a corrupção na sonangol.
    já na operação fizz o governo angolano protegeu-o de imediato
    porque será que o governo angolano protege tanto manuel vicente

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …