Depois do arresto, Isabel dos Santos escreveu uma carta a João Lourenço. Queria negociar

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Depois de ver os seus bens arrestados, Isabel dos Santos escreveu uma carta de página e meia a João Lourenço pedindo negociações explícitas.

Isabel dos Santos pediu ao Presidente de Angola para negociar, pouco depois de os seus bens e contas terem sido arrestados pela Justiça angolana. A empresária terá escrito, segundo o Observador, uma carta de uma página e meia a João Lourenço, na qual fez um pedido explícito de negociações.

Num dos parágrafos, a mulher mais rica de África fundamenta o pedido com o estado da economia nacional e a responsabilidade social, propondo uma plataforma segura de cooperação. Ou seja, a abertura de conversações que poderiam levar à devolução dos 1,1 mil milhões de dólares que Isabel dos Santos deve, alegadamente, ao Estado angolano, em troca do levantamento do arresto.

Apesar do esforço, a missiva não teve o efeito esperado e João Lourenço deu essa garantia a 3 de fevereiro, numa entrevista concedida à Deutsche Welle. “Nós gostaríamos de deixar aqui garantias muito claras de que não se está a negociar. Mais do que isso, não se vai negociar, na medida em que houve tempo, houve oportunidade de o fazer. Portanto, as pessoas envolvidas neste tipo de atos de corrupção tiveram seis meses de período de graça para devolverem os recursos que indevidamente retiraram do país”, garantiu.

As declarações do Presidente angolano surgiram três dias depois de o Expresso ter avançado que as negociações estavam em curso, citando o procurador-geral da República. No entanto, Hélder Pitta Grós apressou-se a desmentir a notícia.

No entanto, quando questionada sobre se João Lourenço equacionou o caminho da negociação, fontes contactadas pelo Observador dividem-se: há quem admita que essa possibilidade esteve em cima da mesa e, em sentido contrário, há quem assegure que Lourenço excluiu à partida essa hipótese.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. João Lourenço é um grande sonso. A solução para Angola só pode ser a UNITA, principalmente agora que tem um jovem na sua liderança, uma pessoa muito bem formada que conhecemos daqui das ruas de Lisboa e que contrasta com o bronco, apatetado e vingativo João Lourenço que um dia ainda há-de ter de explicar a sua fortuna e a da sua mulher. Todos aqueles que cospem no prato onde comeram só têm uma classificação: ASQUEROSOS! Mas, infelizmente, a África tem muitos destes, gente sem valor que ascende a cargos políticos relevantes e depois só sabem matar, assassinar, perseguir. É a vergonha há que infelizmente se vem estando habituado.

RESPONDER

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …