Depois do arresto, Isabel dos Santos escreveu uma carta a João Lourenço. Queria negociar

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Depois de ver os seus bens arrestados, Isabel dos Santos escreveu uma carta de página e meia a João Lourenço pedindo negociações explícitas.

Isabel dos Santos pediu ao Presidente de Angola para negociar, pouco depois de os seus bens e contas terem sido arrestados pela Justiça angolana. A empresária terá escrito, segundo o Observador, uma carta de uma página e meia a João Lourenço, na qual fez um pedido explícito de negociações.

Num dos parágrafos, a mulher mais rica de África fundamenta o pedido com o estado da economia nacional e a responsabilidade social, propondo uma plataforma segura de cooperação. Ou seja, a abertura de conversações que poderiam levar à devolução dos 1,1 mil milhões de dólares que Isabel dos Santos deve, alegadamente, ao Estado angolano, em troca do levantamento do arresto.

Apesar do esforço, a missiva não teve o efeito esperado e João Lourenço deu essa garantia a 3 de fevereiro, numa entrevista concedida à Deutsche Welle. “Nós gostaríamos de deixar aqui garantias muito claras de que não se está a negociar. Mais do que isso, não se vai negociar, na medida em que houve tempo, houve oportunidade de o fazer. Portanto, as pessoas envolvidas neste tipo de atos de corrupção tiveram seis meses de período de graça para devolverem os recursos que indevidamente retiraram do país”, garantiu.

As declarações do Presidente angolano surgiram três dias depois de o Expresso ter avançado que as negociações estavam em curso, citando o procurador-geral da República. No entanto, Hélder Pitta Grós apressou-se a desmentir a notícia.

No entanto, quando questionada sobre se João Lourenço equacionou o caminho da negociação, fontes contactadas pelo Observador dividem-se: há quem admita que essa possibilidade esteve em cima da mesa e, em sentido contrário, há quem assegure que Lourenço excluiu à partida essa hipótese.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. João Lourenço é um grande sonso. A solução para Angola só pode ser a UNITA, principalmente agora que tem um jovem na sua liderança, uma pessoa muito bem formada que conhecemos daqui das ruas de Lisboa e que contrasta com o bronco, apatetado e vingativo João Lourenço que um dia ainda há-de ter de explicar a sua fortuna e a da sua mulher. Todos aqueles que cospem no prato onde comeram só têm uma classificação: ASQUEROSOS! Mas, infelizmente, a África tem muitos destes, gente sem valor que ascende a cargos políticos relevantes e depois só sabem matar, assassinar, perseguir. É a vergonha há que infelizmente se vem estando habituado.

RESPONDER

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …