Contas e ativos de Isabel dos Santos arrestados. PJ impede transferência de 10 milhões de euros para a Rússia

Tiago Petinga / Lusa

As contas bancárias de Isabel dos Santos, do marido Sindika Dokolo e do gestor da empresária, o português Mário da Silva, bem como todos os ativos que a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos detém em Angola foram arrestadas. A Polícia Judiciária bloqueou ainda uma transferência de 10 milhões da empresária.

Segundo noticiou o Expresso, das ações arrestadas fazem parte as da Unitel, a maior empresa de telecomunicações do país. O mesmo aconteceu com as suas posições nos bancos BFA e BIC e na cadeia de hipermercados Candando. Esta decisão foi tomada pelo Tribunal Provincial de Luanda, a pedido do Serviço Nacional de Recuperações de Ativos em Angola, um departamento do Ministério Público.

“Os requeridos estão a ocultar o património obtido às custas do Estado, transferindo-os para outras entidades”, lê-se no despacho do tribunal, a que o Expresso teve acesso. No mesmo, é revelado que “Isabel José dos Santos, por intermédio do seu sócio Leopoldino Fragoso do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária Portuguesa [PJ] interceptado uma transferência no valor de 10.000.000,00 de Euros (dez milhões de euros) que se destinava a Rússia”.

Leopoldino Fragoso do Nascimento – general Dino -, está à frente da empresa GENI, acionista da Unitel (com 25%) e do Banco Económico, antigo Banco Espírito Santo de Angola (BESA).

Os 10 milhões de euros referidos no despacho estavam depositados numa conta no Millennium BCP titulada pelo general Dino e tinha como destino uma conta titulada por uma sociedade chamada Woromin Finance Limited num banco na Rússia. A operação de transferência foi bloqueada pela Unidade de Informação Financeira (UIF) da PJ.

“Por via dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado, tiveram informações que a requerida Isabel dos Santos pretende vender as participações sociais que detém na Unitel a um cidadão árabe, que já encetou diligência em Angola para aquisição das participações sociais”, acrescenta o despacho.

Na origem do pedido de arresto está o facto de o Estado vir a ter de ser ressarcido de negócios feitos com Isabel dos Santos, informou o gabinete da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola em comunicado. Em causa está uma dívida de 75 milhões de euros por pagar à Sonangol pelo investimento na sociedade holandesa Esperaza, que detém uma participação na Galp em parceria com o grupo Amorim, revelou o Expresso.

É também referido um empréstimo ao banco BIC de 146 milhões de dólares que está por pagar, de uma parceria com o Estado angolano no setor dos diamantes, que levou à aquisição da marca de joalharia suíça De Grisogono.

Ao todo, o Ministério Público estima em 1.136.996.825,56 dólares o montante que o Estado tem a haver do casal, “resultante de vários negócios em intervieram empresas do Estado e os requeridos” e em que “o Estado na por via das suas empresas Sodiam e Sonangol transferiu enormes quantias em moeda estrangeira para empresas no estrangeiro cujos beneficiários últimos são os requeridos, sem que houvesse o retorno convencionado”.

Na lista de ativos congelados estão ainda a empresa de televisão por satélite ZAP, a fábrica de cimentos Cimangola, a empresa de distribuição de cervejas SODIBA e a sociedade de investimentos Finstar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me tudo muito estranho.
    O papá, ex-presidente, não previu que o sucessor que ele próprio designou se ia virar contra?
    Ou este novo presidente está só a ‘estirpar’ a riqueza do “velho” (e família) para lhe tomar a posse?

RESPONDER

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …