Contas e ativos de Isabel dos Santos arrestados. PJ impede transferência de 10 milhões de euros para a Rússia

Tiago Petinga / Lusa

As contas bancárias de Isabel dos Santos, do marido Sindika Dokolo e do gestor da empresária, o português Mário da Silva, bem como todos os ativos que a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos detém em Angola foram arrestadas. A Polícia Judiciária bloqueou ainda uma transferência de 10 milhões da empresária.

Segundo noticiou o Expresso, das ações arrestadas fazem parte as da Unitel, a maior empresa de telecomunicações do país. O mesmo aconteceu com as suas posições nos bancos BFA e BIC e na cadeia de hipermercados Candando. Esta decisão foi tomada pelo Tribunal Provincial de Luanda, a pedido do Serviço Nacional de Recuperações de Ativos em Angola, um departamento do Ministério Público.

“Os requeridos estão a ocultar o património obtido às custas do Estado, transferindo-os para outras entidades”, lê-se no despacho do tribunal, a que o Expresso teve acesso. No mesmo, é revelado que “Isabel José dos Santos, por intermédio do seu sócio Leopoldino Fragoso do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária Portuguesa [PJ] interceptado uma transferência no valor de 10.000.000,00 de Euros (dez milhões de euros) que se destinava a Rússia”.

Leopoldino Fragoso do Nascimento – general Dino -, está à frente da empresa GENI, acionista da Unitel (com 25%) e do Banco Económico, antigo Banco Espírito Santo de Angola (BESA).

Os 10 milhões de euros referidos no despacho estavam depositados numa conta no Millennium BCP titulada pelo general Dino e tinha como destino uma conta titulada por uma sociedade chamada Woromin Finance Limited num banco na Rússia. A operação de transferência foi bloqueada pela Unidade de Informação Financeira (UIF) da PJ.

“Por via dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado, tiveram informações que a requerida Isabel dos Santos pretende vender as participações sociais que detém na Unitel a um cidadão árabe, que já encetou diligência em Angola para aquisição das participações sociais”, acrescenta o despacho.

Na origem do pedido de arresto está o facto de o Estado vir a ter de ser ressarcido de negócios feitos com Isabel dos Santos, informou o gabinete da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola em comunicado. Em causa está uma dívida de 75 milhões de euros por pagar à Sonangol pelo investimento na sociedade holandesa Esperaza, que detém uma participação na Galp em parceria com o grupo Amorim, revelou o Expresso.

É também referido um empréstimo ao banco BIC de 146 milhões de dólares que está por pagar, de uma parceria com o Estado angolano no setor dos diamantes, que levou à aquisição da marca de joalharia suíça De Grisogono.

Ao todo, o Ministério Público estima em 1.136.996.825,56 dólares o montante que o Estado tem a haver do casal, “resultante de vários negócios em intervieram empresas do Estado e os requeridos” e em que “o Estado na por via das suas empresas Sodiam e Sonangol transferiu enormes quantias em moeda estrangeira para empresas no estrangeiro cujos beneficiários últimos são os requeridos, sem que houvesse o retorno convencionado”.

Na lista de ativos congelados estão ainda a empresa de televisão por satélite ZAP, a fábrica de cimentos Cimangola, a empresa de distribuição de cervejas SODIBA e a sociedade de investimentos Finstar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me tudo muito estranho.
    O papá, ex-presidente, não previu que o sucessor que ele próprio designou se ia virar contra?
    Ou este novo presidente está só a ‘estirpar’ a riqueza do “velho” (e família) para lhe tomar a posse?

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …