/

Investigação dos Panama Papers vai dar um filme

icij.org

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

A maior fuga de informação da história do jornalismo vai passar ao cinema. A investigação dos ‘Panama Papers’ vai ser contada em filme e o produtor é Steven Soderbergh, o mesmo que realizou ‘Traffic’ que lhe valeu um Óscar.

O filme, que ainda não tem nome atribuído, vai ser baseado no livro ‘The Secrecy World’, escrito pelo jornalista norte-americano Jake Bernstein, vencedor de um Pulitzer .

A obra só tem lançamento previsto para setembro de 2017, mas Steven Soderbergh já trabalha de perto com o autor.

O caso partiu de uma fonte anónima e foi aprofundado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, composto por 376 profissionais.

A investigação revelou uma lista de mais de 214 mil empresas que foram criadas em ‘offshores’ e paraísos fiscais por todo o mundo.

O caso Panama Papers deve o seu nome ao facto de 11,5 milhões de documentos ligados à atividade da empresa Mossack Fonseca, daquele país da América Central, terem sido roubados e divulgados.

O escândalo foi ainda maior quando se descobriu que a lista incluía nomes como o presidente russo Vladimir Putin, o presidente da UEFA Michel Platini, e até elementos da realeza saudita e espanhola.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.