Instituto Ricardo Jorge investiga vários casos de reinfeção

Paulo Novais / Lusa

O Instituto Ricardo Jorge está a investigar vários casos de doentes com covid-19 que ficaram negativos e, meses depois, voltaram a ter sintomas da doença.

Esta semana, foi registado o primeiro caso oficial de reinfeção de covid-19 em Portugal. Tratava-se de uma mulher, residente na Grande Lisboa, que esteve infetada com o novo coronavírus em julho e voltou, em outubro, a manifestar sintomas da doença.

Porém, de acordo com o semanário Expresso, o Instituto Ricardo Jorge está a receber dezenas de pedidos para investigar possíveis casos de reinfeção.

“Acontece variadíssimas vezes recebermos pedidos de médicos para analisarmos doentes com covid que três, quatro ou cinco meses depois de terem tido um ou mais testes negativos voltam a ter sintomas e um resultado positivo”, disse João Paulo Gomes, investigador do Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Quanto ao caso da mulher lisboeta, os investigadores admitem duas possibilidades: a reinfeção ou a reativação do vírus no organismo.

“A amostra para o primeiro PCR ficou congelada, mas deve ser insuficiente para sequenciar o genoma e compará-lo com o vírus da segunda amostra, pelo que não deverá ser possível determinar se ocorreu uma mutação no vírus que permitiu uma reinfeção”, explicou. “A alternativa é analisar parâmetros imunitários da doente para perceber se ocorreu uma alteração que tenha levado à ausência ou a perda de imunidade após a infeção inicial”.

Os casos de reinfeção são raros, havendo mesmo de 10 cientificamente demonstrados em todo o mundo. Os cientistas acreditam que a reativação do vírus no organismo é a explicação mais plausível. A reativação traduz que o vírus nunca chegou a sair do organismo.

“Escondeu-se, permanecendo com uma carga viral não detetável pelo PCR, após a primeira infeção, e o teste dá negativo. Depois, por alguma debilidade no sistema imunitário, volta a replicar-se, e os sintomas reaparecem, assim como o teste positivo”, explicou.

Até agora, a equipa não confirmou qualquer caso de reinfeção, uma vez que não tem sido possível sequenciar a totalidade do genoma das amostras devido à reduzida carga viral detetada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …