Instituto Ricardo Jorge investiga vários casos de reinfeção

Paulo Novais / Lusa

O Instituto Ricardo Jorge está a investigar vários casos de doentes com covid-19 que ficaram negativos e, meses depois, voltaram a ter sintomas da doença.

Esta semana, foi registado o primeiro caso oficial de reinfeção de covid-19 em Portugal. Tratava-se de uma mulher, residente na Grande Lisboa, que esteve infetada com o novo coronavírus em julho e voltou, em outubro, a manifestar sintomas da doença.

Porém, de acordo com o semanário Expresso, o Instituto Ricardo Jorge está a receber dezenas de pedidos para investigar possíveis casos de reinfeção.

“Acontece variadíssimas vezes recebermos pedidos de médicos para analisarmos doentes com covid que três, quatro ou cinco meses depois de terem tido um ou mais testes negativos voltam a ter sintomas e um resultado positivo”, disse João Paulo Gomes, investigador do Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Quanto ao caso da mulher lisboeta, os investigadores admitem duas possibilidades: a reinfeção ou a reativação do vírus no organismo.

“A amostra para o primeiro PCR ficou congelada, mas deve ser insuficiente para sequenciar o genoma e compará-lo com o vírus da segunda amostra, pelo que não deverá ser possível determinar se ocorreu uma mutação no vírus que permitiu uma reinfeção”, explicou. “A alternativa é analisar parâmetros imunitários da doente para perceber se ocorreu uma alteração que tenha levado à ausência ou a perda de imunidade após a infeção inicial”.

Os casos de reinfeção são raros, havendo mesmo de 10 cientificamente demonstrados em todo o mundo. Os cientistas acreditam que a reativação do vírus no organismo é a explicação mais plausível. A reativação traduz que o vírus nunca chegou a sair do organismo.

“Escondeu-se, permanecendo com uma carga viral não detetável pelo PCR, após a primeira infeção, e o teste dá negativo. Depois, por alguma debilidade no sistema imunitário, volta a replicar-se, e os sintomas reaparecem, assim como o teste positivo”, explicou.

Até agora, a equipa não confirmou qualquer caso de reinfeção, uma vez que não tem sido possível sequenciar a totalidade do genoma das amostras devido à reduzida carga viral detetada.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …