Foi registado um caso de reinfeção de covid-19 em Portugal. Trata-se de uma mulher, residente na Grande Lisboa, que esteve infetada com o novo coronavírus em julho e voltou, em outubro, a manifestar sintomas da doença.
De acordo com o jornal Público, esta mulher, de 48 anos, residente na Grande Lisboa, é o primeiro caso de reinfecção de covid-19 conhecido em Portugal.
A portuguesa testou positivo ao novo coronavírus, no início de julho, e recuperou passado 15 dias, tendo feito testes que não detetaram novamente a presença do Sars-CoV-2. Em finais de outubro, a cidadã voltou a apresentar sintomas da doença, tendo sido feito novo teste de diagnóstico que confirmou estar de novo infetada.
O diário acrescenta que o caso está a ser estudado pelo médico Germano de Sousa, especializado em Patologia Clínica e fundador de uma rede de laboratórios com o seu nome.
O especialista explicou que a doente não esteve internada nenhuma das vezes, sentiu uma ligeira diminuição da intensidade dos sintomas na segunda infeção e já testou negativo há alguns dias.
O patologista declarou ao Público quer sequenciar o genoma do segundo coronavírus que infetou esta portuguesa, para perceber se é uma variante comum do Sars-CoV-2 ou uma estirpe rara.
No entanto, o médico tem dúvidas se será possível fazê-lo com o que resta da amostra utilizada em julho e explica que tal situação pode vir a impedir que o caso seja classificado como uma reinfeção.
A reinfeção é ainda uma situação rara a nível mundial, estando confirmados por estudos científicos pelo menos cinco casos que ocorreram na Bélgica, nos Países Baixos, na região de Hong Kong, nos Estados Unidos e no Equador.
Esta terça-feira, Portugal registou mais 4452 casos positivos e 81 mortes por covid-19, segundo o últimi boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe