Número de infetados pode ser seis vezes superior ao conhecido

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (E), acompanhada da Coordenadora do Inquérito Serológico Nacional Covid-19, Ana Paula Rodrigues (D).

O número de infetados pelo novo coronavírus pode ser seis vezes superior ao conhecido, revela o primeiro inquérito serológico nacional. Quase metade dos infetados é assintomática.

Os resultados preliminares do Inquérito Serológico Nacional Covid-19, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), revelam que cerca de 300 mil portugueses já terão sido infetados pelo novo coronavírus. Para piorar a situação, quase metade (44%) é assintomática.

“Portugal regista uma seroprevalência global de 2,9% de infeção pelo novo coronavírus”, conclui o INSA. Isto significa que o valor real de infetados em Portugal é seis vezes superior ao conhecido, escreve a Renascença.

Os resultados agora divulgados confirmam a “evidência de subcaptação de casos ligeiros ou assintomáticos pelos sistemas de vigilância”. De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), desde o início da pandemia registaram-se 51.072 casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.735 mortes.

Além disso, a seroprevalência foi mais elevada nas pessoas que relataram ter tido um contacto prévio com um caso suspeito ou confirmado de covid-19 (22,3% versus 2,0%) e naqueles com sintomatologia compatível com a doença (6,5% contra 2,0%).

Os resultados mostram que a seroprevalência é duas vezes mais elevada nos homens que nas mulheres, embora haja mais homens infetados do que mulheres.

A seroprevalência é também três vezes superior em indivíduos com menor escolaridade. “Interpretamos isto como poderem ter sido estas pessoas a trabalhar mais durante este período e ter maior nível de contactos”, revelou a coordenadora do inquérito, Ana Paula Rodrigues.

“É esta diferença de escolaridade que explica também a diferença entre homens e mulheres. Encontramos número de anticorpos mais elevado no sexo masculino – 4.1%, uma diferença que está relacionada com o nível de escolaridade, já que se verifica uma diferença também entre homens e mulheres na nossa amostra”, acrescentou.

Em abril, Jaime Nina, médico infecciologista do hospital Egas Moniz, já garantia que “a esmagadora maioria” dos casos de covid-19 vão acabar por não ser notificados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Há uma subnotificação massiva. As autoridades têm tentado melhorar o sistema. Só que, em vez de o melhorarem do ponto de vista informático, tentam penalizar os profissionais quando não preenchido devidamente”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tendo em conta a característica assintomática desta estirpe, pensar que pode ser seis vezes superior ao conhecido, é pura incerteza. Não ficaria surpreendido em saber que todos nós albergamos de forma latente este bicharoco, no imediato letal para alguns !

RESPONDER

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …