/

Infetado com covid-19 detido em Ovar por furar confinamento obrigatório

António Cotrim / Lusa

Um homem foi detido em Ovar por andar a circular na via pública apesar do confinamento obrigatório a que é sujeito por estar infetado com o vírus da Covid-19, revelou esta segunda-feira o comando distrital de Aveiro da PSP.

Segundo essa autoridade policial, o crime de desobediência verificou-se já na sexta-feira, quando o homem, de 46 anos e de Válega, foi intercetado a conduzir.

“Após consulta da lista de pessoas sujeitas àquela medida, foi confirmado que o indivíduo havia realizado teste no dia 25 de março e acusado positivo”, diz a PSP.

O homem estava, por isso mesmo, obrigado por lei a isolamento domiciliário “para evitar a propagação de doença contagiosa”, pelo que foi escoltado até casa pelos agentes e alvo de uma comunicação ao Ministério Público sobre a ocorrência.

Com 148 quilómetros quadrados de área e cerca de 55.400 habitantes, o município de Ovar encontra-se desde 17 de março em estado de calamidade pública devido ao surto de Covid-19 e está desde o dia 18 sujeito a cerco sanitário com controlo de fronteiras, o que determinou o encerramento de toda a atividade empresarial local que não envolva bens de primeira necessidade.

No domingo à noite, a autarquia indicava mais de 200 infetados, cinco recuperados e oito óbitos, entre os quais o de um jovem de 14 anos que nesse dia morrera no Hospital de Santa Maria da Feira, em princípio devido a complicações associadas a um quadro clínico de comorbilidades ainda a ser investigado pela Direção-Geral de Saúde.

À semelhança das pessoas que foram já diagnosticadas com Covid-19, todos aqueles que aguardam resultados laboratoriais para despiste da doença não podem também sair de casa, disse esta segunda-feira a diretora-geral da saúde, Graça Freitas.

Reforço de profissionais e hospital de campanha

O presidente da Câmara Municipal de Ovar anunciou um reforço de profissionais de saúde, a partir desta segunda-feira, através de uma equipa de médicos e enfermeiros que vai trabalhar, em permanência, no lar da Santa Casa da Misericórdia.

“É com muita satisfação que temos já o compromisso por parte do Governo que amanhã [esta segunda-feira] será colocada no lar da Santa Casa da Misericórdia — onde estão 120 idosos — uma equipa de médicos e enfermeiros que irá permitirá uma monitorização permanente da nossa população mais sénior”, afirmou Salvador Malheiro, numa mensagem partilhada nas redes sociais.

Outra boa notícia, acrescentou o autarca, “é a de que o Governo também se comprometeu a montar um verdadeiro hospital de campanha no Arena Dolce Vita”, podendo “funcionar como uma extensão do Hospital de Ovar”. De acordo com o edil, esta “será uma tarefa encabeçada pelo INEM”.

O concelho, onde foi decretado o estado de calamidade pública e vedado por um cordão sanitário, contabiliza 241 infetados, oito óbitos e cinco recuperados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.