Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal.

A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu temporariamente os ensaios clínicos com hidroxicloroquina. Em causa estão investigações que associam maior mortalidade ao uso daquele medicamento.

O estudo publicado na revista científica The Lancet refere que apesar de não haver evidências concretas em relação à utilização destes fármacos para tratar a covid-19, ao seu uso pode estar associada a “toxicidade cardíaca”, podendo aumentar o risco de morte.

Também em França, o Governo decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração de tratamentos com base em hidroxicloroquina a pacientes infetados com o novo coronavírus oriundo da China.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tinha dito que estava a ser avaliado em que estatuto vai ficar o nosso país. “Estamos literalmente a fazer a esta hora essa avaliação”, disse, citada pelo Expresso.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde incluiu o medicamento nas orientações para o tratamento de doentes com covid-19 ainda em março. A indicação servia principalmente para aqueles que apresentavam os sintomas mais graves da doença.

“Não existem atualmente medicamentos autorizados para o tratamento de covid-19. Existem, contudo, várias moléculas apontadas como possíveis candidatos terapêuticos, embora nenhuma das potenciais aproximações terapêuticas referidas neste documento apresente evidência clínica robusta”, salientou, na altura, o Infarmed.

A hidroxicloroquina e a cloroquina são medicamentos validados para casos de malária e que têm estado a ser usados nesta pandemia em doentes internados com covid-19. Estes produtos estão a ser utilizados, por exemplo, na China ou em Singapura e até o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou favorável à utilização destes fármacos, realçando que estava a tomar hidroxicloroquina de modo preventivo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. os globalistas comunistas sao contra um medicamento barato e ja testado ha mais de 70 anos….e que todos os exploradores da selva africana tomavam…..infelizmente para os doentes , esses globalistas preferem que as pessoas morram a que sejam curadas…. tal como a o.m.shina., embora os vips qando contaminados tomem eles nao querem que os mais pobres se tratem… pois e fim da pandemia seria diminuir drasticamente a populaçao…. quem aprova lei do aborto e da etanasia, logicamente que nao pode aprovar medicamentos que curem a doença no seu periodo inicial….. estamos sjeitos a mais esse virus mortal que e a falta de vergonha e a ganancia das farmaceuticas e a paranoia das vacinas que so quem quiser arriscar a vida pode tomar…nao esquecer que na india bill gates vende uma vacina que deixou invalidos milhares de crianças.

      • ehehehehehehehehehe…… engole a tua estupidez e ve quanto alienado es mesmo depois da nova versao da OMS sobre o medicamento… afinalo teu partido anda bastante desajustado das realidades globais. vai tratar do cócó do cachorro do teu vizinho e deixa em paz quem quer uma saude para todos e sem diferencas de poder aquisitivo.

  2. o que fica registado e que as tuas opinioes apenas seguem a cartilha do teu chefe de redaçao ou o teu controleiro , nem sequer ja seguem as diretrizes da tao bela e venerada OMS….!!!!!! a que preço se vende a hipocrisia la pela tua loja
    vai destilar militancia para o rqtp

  3. quando faltam argmentos….. tenta se fazer engraçado… e mudar a conversa, desfocar naquilo que interessa… ja e velha a estrategia comunista…….so engole quem quer…..

RESPONDER

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …