Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal.

A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu temporariamente os ensaios clínicos com hidroxicloroquina. Em causa estão investigações que associam maior mortalidade ao uso daquele medicamento.

O estudo publicado na revista científica The Lancet refere que apesar de não haver evidências concretas em relação à utilização destes fármacos para tratar a covid-19, ao seu uso pode estar associada a “toxicidade cardíaca”, podendo aumentar o risco de morte.

Também em França, o Governo decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração de tratamentos com base em hidroxicloroquina a pacientes infetados com o novo coronavírus oriundo da China.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tinha dito que estava a ser avaliado em que estatuto vai ficar o nosso país. “Estamos literalmente a fazer a esta hora essa avaliação”, disse, citada pelo Expresso.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde incluiu o medicamento nas orientações para o tratamento de doentes com covid-19 ainda em março. A indicação servia principalmente para aqueles que apresentavam os sintomas mais graves da doença.

“Não existem atualmente medicamentos autorizados para o tratamento de covid-19. Existem, contudo, várias moléculas apontadas como possíveis candidatos terapêuticos, embora nenhuma das potenciais aproximações terapêuticas referidas neste documento apresente evidência clínica robusta”, salientou, na altura, o Infarmed.

A hidroxicloroquina e a cloroquina são medicamentos validados para casos de malária e que têm estado a ser usados nesta pandemia em doentes internados com covid-19. Estes produtos estão a ser utilizados, por exemplo, na China ou em Singapura e até o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou favorável à utilização destes fármacos, realçando que estava a tomar hidroxicloroquina de modo preventivo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. os globalistas comunistas sao contra um medicamento barato e ja testado ha mais de 70 anos….e que todos os exploradores da selva africana tomavam…..infelizmente para os doentes , esses globalistas preferem que as pessoas morram a que sejam curadas…. tal como a o.m.shina., embora os vips qando contaminados tomem eles nao querem que os mais pobres se tratem… pois e fim da pandemia seria diminuir drasticamente a populaçao…. quem aprova lei do aborto e da etanasia, logicamente que nao pode aprovar medicamentos que curem a doença no seu periodo inicial….. estamos sjeitos a mais esse virus mortal que e a falta de vergonha e a ganancia das farmaceuticas e a paranoia das vacinas que so quem quiser arriscar a vida pode tomar…nao esquecer que na india bill gates vende uma vacina que deixou invalidos milhares de crianças.

      • ehehehehehehehehehe…… engole a tua estupidez e ve quanto alienado es mesmo depois da nova versao da OMS sobre o medicamento… afinalo teu partido anda bastante desajustado das realidades globais. vai tratar do cócó do cachorro do teu vizinho e deixa em paz quem quer uma saude para todos e sem diferencas de poder aquisitivo.

  2. o que fica registado e que as tuas opinioes apenas seguem a cartilha do teu chefe de redaçao ou o teu controleiro , nem sequer ja seguem as diretrizes da tao bela e venerada OMS….!!!!!! a que preço se vende a hipocrisia la pela tua loja
    vai destilar militancia para o rqtp

  3. quando faltam argmentos….. tenta se fazer engraçado… e mudar a conversa, desfocar naquilo que interessa… ja e velha a estrategia comunista…….so engole quem quer…..

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …