Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal.

A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu temporariamente os ensaios clínicos com hidroxicloroquina. Em causa estão investigações que associam maior mortalidade ao uso daquele medicamento.

O estudo publicado na revista científica The Lancet refere que apesar de não haver evidências concretas em relação à utilização destes fármacos para tratar a covid-19, ao seu uso pode estar associada a “toxicidade cardíaca”, podendo aumentar o risco de morte.

Também em França, o Governo decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração de tratamentos com base em hidroxicloroquina a pacientes infetados com o novo coronavírus oriundo da China.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tinha dito que estava a ser avaliado em que estatuto vai ficar o nosso país. “Estamos literalmente a fazer a esta hora essa avaliação”, disse, citada pelo Expresso.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde incluiu o medicamento nas orientações para o tratamento de doentes com covid-19 ainda em março. A indicação servia principalmente para aqueles que apresentavam os sintomas mais graves da doença.

“Não existem atualmente medicamentos autorizados para o tratamento de covid-19. Existem, contudo, várias moléculas apontadas como possíveis candidatos terapêuticos, embora nenhuma das potenciais aproximações terapêuticas referidas neste documento apresente evidência clínica robusta”, salientou, na altura, o Infarmed.

A hidroxicloroquina e a cloroquina são medicamentos validados para casos de malária e que têm estado a ser usados nesta pandemia em doentes internados com covid-19. Estes produtos estão a ser utilizados, por exemplo, na China ou em Singapura e até o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou favorável à utilização destes fármacos, realçando que estava a tomar hidroxicloroquina de modo preventivo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. os globalistas comunistas sao contra um medicamento barato e ja testado ha mais de 70 anos….e que todos os exploradores da selva africana tomavam…..infelizmente para os doentes , esses globalistas preferem que as pessoas morram a que sejam curadas…. tal como a o.m.shina., embora os vips qando contaminados tomem eles nao querem que os mais pobres se tratem… pois e fim da pandemia seria diminuir drasticamente a populaçao…. quem aprova lei do aborto e da etanasia, logicamente que nao pode aprovar medicamentos que curem a doença no seu periodo inicial….. estamos sjeitos a mais esse virus mortal que e a falta de vergonha e a ganancia das farmaceuticas e a paranoia das vacinas que so quem quiser arriscar a vida pode tomar…nao esquecer que na india bill gates vende uma vacina que deixou invalidos milhares de crianças.

      • ehehehehehehehehehe…… engole a tua estupidez e ve quanto alienado es mesmo depois da nova versao da OMS sobre o medicamento… afinalo teu partido anda bastante desajustado das realidades globais. vai tratar do cócó do cachorro do teu vizinho e deixa em paz quem quer uma saude para todos e sem diferencas de poder aquisitivo.

  2. o que fica registado e que as tuas opinioes apenas seguem a cartilha do teu chefe de redaçao ou o teu controleiro , nem sequer ja seguem as diretrizes da tao bela e venerada OMS….!!!!!! a que preço se vende a hipocrisia la pela tua loja
    vai destilar militancia para o rqtp

  3. quando faltam argmentos….. tenta se fazer engraçado… e mudar a conversa, desfocar naquilo que interessa… ja e velha a estrategia comunista…….so engole quem quer…..

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …