A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro. 

Na Índia, quase 1,8 milhões de pessoas não têm teto, acesso a um telemóvel ou a Internet, o que as impede de participar numa campanha de vacinação que é, em grande parte, feita online.

Para um cidadão se inscrever no programa de vacinação indiano, necessita de ter conexão à Internet, um número de telemóvel e um cartão de identificação emitido pelo Governo com um endereço. De acordo com a Vice, muitos sem-abrigo dizem que estes requisitos os impedem de ser vacinados contra a covid-19.



“Eu não tenho telemóvel, muito menos um smartphone para fazer download da aplicação. Também não tenho um Aadhaar [cartão de identidade emitido pelo Governo], e, mesmo que eu consiga fazer um, que morada devo coloca?”, questionou Rani, que costuma passar as noite num abrigo na capital Nova Deli.

Em declarações à Vice, Anjali Rai, ativista da Campanha Nacional pelos Direitos Humanos dos Dalit, disse que as regras de vacinação do Governo indiano serão “catastróficas para os sem-abrigo”.

“A maioria destas pessoas é analfabeta e não tem conhecimento do procedimento de vacinação, pelo qual o Governo deve ser responsabilizado por não abordar essa lacuna de informação”, afirmou.

A somar ao problema de inscrição, há o problema de os sem-abrigo serem particularmentevulneráveis à covid-19. “O Governo deve fornecer habitação adequada e, depois, solicitar documentação para estas pessoas poderem obter a vacina”, salientou Dev Pal, da Housing and Land Rights Network, uma organização que ajuda pessoas como Rani.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Obras de arte de Miguel Ângelo restauradas graças a bactérias

Uma equipa de restauradores usou bactérias para limpar a sujidade de várias obras de arte na Capela dos Médici, em Florença, entre as quais algumas esculturas de Miguel Ângelo. Os mármores de Miguel Ângelo na Capela …

Mordida por uma cobra ou envenenada? O mistério da morte de Cleópatra ainda gera controvérsia

Cleópatra morreu em agosto de 30 a.C, mas não se sabe ao certo de que forma. A tese de suicídio é a mais defendida, porém os historiadores apresentam hipóteses diferentes sobre o método que a …

Depois de um retiro, ostras e champanhe, Bryant alugou um helicóptero para se entregar "com estilo" à polícia

Um retiro de uma semana numa cabana numa zona remota da Nova Zelândia, seguido por um passeio panorâmico de helicóptero, um prato de ostras e uma garrafa de champanhe. Foi assim a saga de James …

China quer construir linha férrea subaquática para os Estados Unidos

A China quer construir 13.000 quilómetros de linha férrea para ligar o país asiátio aos Estados Unidos da América. A China tem uma das redes ferroviárias mais impressionantes do mundo, mas quer ir mais além. O …

Gangues causam o pânico na Nigéria. Grupo armado sequestra crianças em escola islâmica

De acordo com as autoridades nigerianas, um grupo armado sequestrou vários alunos numa escola islâmica. O ataque surge após uma onda de violência em escolas do país. As autoridades do estado de Níger confirmaram à BBC …

Chifres de rinoceronte radioativos para dificultar comércio de marfim

Na África do Sul, uma equipa de investigadores está a tentar tornar os chifres dos rinocerontes radioativos, usando tecnologia nuclear, para dificultar o comércio de marfim. O projeto deu o primeiro passo graças a uma equipa …

México. Zara, Anthropologie e Patowl acusadas de apropriação cultural

As marcas Zara, Anthropologie e Patowl foram acusadas pelo México de apropriação cultural, devido ao facto de utilizarem padrões de grupos indígenas daquele país nos seus designs sem qualquer benefício para essas comunidades. Segundo avançou o …

American Airlines prolonga suspensão de serviço de álcool após agressão a comissário da Southwest

A American Airlines juntou-se à Southwest Airlines (LUV) e prolongou a suspensão dos serviços de álcool em voos, anunciou no sábado a companhia aérea, decisão que surge após um ataque recente a um comissário de …

Meteoro cai no vulcão mais ativo da Indonésia

Um meteoro em chamas caiu inesperadamente do céu e colidiu com o vulcão Monte Merapi, na Indonésia. O fenómeno foi registado por câmaras de segurança e por um fotógrafo local. No dia 27 de maio, um …

Licenciadas nas melhores universidades chinesas estão a trabalhar como empregadas domésticas

Uma mulher licenciada numa das melhores universidades do país trabalha há anos como empregada doméstica e babysitter para famílias ricas na China. O seu caso não é único no país. Na China, o currículo de uma …