Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado.

Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração da Eucaristia a partir deste sábado. A catequese e outras atividades pastorais que impliquem contacto também ficam canceladas até novas orientações.

Na mesma nota, a Conferência Episcopal justificou a decisão com a “extrema gravidade da situação pandémica” em Portugal e a necessidade de “ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Na semana passada, quando anunciou as medidas do novo confinamento geral, o primeiro-ministro, António Costa, referiu que as missas e outras celebrações religiosas seriam permitidas de acordo com as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Na altura, a Igreja decidiu, desde logo, que ficavam suspensas ou adiadas as celebrações de batismos, crismas e casamentos.

Quando anunciou as medidas de apoio ao setor da Cultura, a ministra Graça Fonseca foi questionada pelos jornalistas com o facto de muitas pessoas criticarem o facto de as missas poderem continuar a acontecer quando, ao mesmo tempo, os equipamentos culturais tiveram de fechar portas.

Na altura, a governante justificou-se com a Constituição portuguesa e com o direito à liberdade religiosa. “Em momento algum foi suspenso o direito à liberdade religiosa. Não foi suspensa no primeiro confinamento e não foi suspensa agora”, afirmou, destacando ainda que, em março de 2020, as missas não se realizaram por própria iniciativa da Igreja.

Iniciativa da Igreja que volta a acontecer agora, a 21 de janeiro, numa altura em que Portugal enfrenta a pior fase da pandemia. Já morreram 9465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …