Identificado o “cérebro” do atentado em Paris

(dr) Dabiq Magazine

Abdelhamid Abaaoud

As autoridades francesas identificaram o belga Abdelhamid Abaaoud como o “cérebro” do atentado em Paris, noticiou esta segunda-feira a cadeia de televisão britânica Sky News.

O suspeito, Abdelhamid Abaaoud, é de origem marroquina, tem 27 anos de idade e as autoridades pensam que atualmente se encontra na Síria.

Também conhecido por Abu Omar al Baljiki, o belga estará ainda relacionado com o ataque a um comboio com destino a Paris, impedido por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja. Além disso, Abaaoud estará também ligado à morte de dois homens numa operação antiterrorista em janeiro, em Verviers, Bélgica.

As últimas informações dão conta de que este suspeito é de Molenbeek, subúrbio de Bruxelas já conhecido como “ninho de terroristas”, onde se realizou hoje de manhã uma forte operação policial para tentar encontrar Salah Abdelslam, o homem mais procurado no quadro deste atentado terrorista.

Terá sido em nome de Salah que foi alugada a viatura, um Volkswagen Polo preto, que transportou os bombistas suicidas até ao local do ataque desta sexta-feira.

Durante a operação, foi detido um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, mas as autoridades já indicaram que não se trata de Salah Abdeslam, ao contrário do que se tinha dito inicialmente.

De acordo com o magistrado encarregado do inquérito, François Molins, os investigadores franceses identificaram, até agora, cinco terroristas suicidas.

O primeiro, Ahmad Al Mohammad, tinha passaporte sírio e foi identificado na Grécia no mês passado. A autenticidade do documento ainda está a ser verificada.

Segue-se Samy Amimour, francês de 28 anos, nascido na periferia parisiense, que a justiça antiterrorista já conhecia e era alvo de um mandado internacional de captura desde 2013.

Salim, de 29 anos e natural de Paris é outro dos terroristas, do qual ainda não se sabe o apelido, e foi um dos três que acionou o colete de explosivos no Bataclan.

Ibrahim Abdelslam é outro dos bombistas que se fez explodir num dos locais do ataque e é irmão de Salah, ainda procurado pela polícia, e de Mohamed, detido no sábado mas que entretanto já foi libertado, avança a RTL.

Por último, Ismael Omar Mostefai, foi o primeiro autor dos ataques a ser identificado pela polícia. É alegadamente filho de mãe portuguesa e pai argelino, noticiou no domingo o New York Times, citando o presidente da câmara de Chartres.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sendo assim ao ler estas notícias e se a França for coerente no seu discurso de procurar justiça seja de que forma for, prepara-se para perseguir e até bombardear Marrocos, Bélgica ou a própria França, os países de origem de muitos dos terroristas que a França recebeu de braços abertos. A França deve um pedido de desculpas ao mundo por ser hoje uma nação destroçada e alienada dos seus deveres e valores humanos e continuar a matar indiscriminadamente e dessa forma potenciar mais e mais “cérebros” diabólicos para o futuro. -Quando é que isto irá terminar? A França devia olhar para si própria e renovar-se como nação ou implodir-se já!

  2. Porcaria. É só o que a media ocidental tem para “vender”. Terroristas que se estoiram mas que deixam o passaporte. Que vão com a intenção de morrer mas levam o passaporte! Deve ser para não serem recusados no Inferno! E fogem todos para a Síria com vontade de levar com uma bomba russa nos cornos!

    Que jornalismo miserável que apenas segue as directivas do dono (capital).

    Espero bem que o ditador do Putin dê um Checkmate a todas estas tragédias encomendadas pelos actuais energúmenos lideres ocidentais.

  3. O Colega “Balelas” colocou um comentário bastante acertado…. Quem quiser perceber mais sobre este assunto leia o site “Voltairenet.org” ( tem página em Português até!) e procure a «França e o Emirado de Baba Amr», a 1ª fase da guerra na Síria …

RESPONDER

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …