Soldados americanos de férias travaram ataque terrorista num TGV em Paris

Christina Cathleen Coons / @Freedomfilmllc

-

Um homem abriu fogo esta sexta-feira num comboio de alta velocidade entre Amesterdão e Paris, provocando 3 feridos, num ataque perto da estação de Arras, cidade do norte de França, na fronteira com a Bélgica, sendo depois controlado por dois passageiros norte-americanos que se encontravam a bordo.

Segundo a polícia, Ayob El Khazzani, de 26 anos, de origem marroquina, apanhou o comboio em Bruxelas com pelo menos uma pistola, uma arma automática Kalashnikov e várias armas brancas.

De acordo com fontes dos serviços anti-terrorismo de Espanha, citadas pelo El País, o atacante está referenciado em Espanha como um islamita radical, onde “manteve residência” durante um ano, até 2014, antes de regressar a França.

Os dois homens que dominaram o atacante são militares norte-americanos de licença, que seguiam a bordo do comboio.

Terá sido o som característico da Kalashnikov a carregar que chamou a atenção dos dois militares, Spencer Stone e Alek Skarlatos, que acabaram por deter o atacante antes que este conseguisse atingir os seus propósitos.

“Vim visitar uns amigos e logo na minha primeira viagem à Europa, travámos um atentado terrorista. É um pouco de loucos”, diz ao The Guardian Anthony Sandler, estudante norte-americano que viajava com os dois militares.

O primeiro dos norte-americanos a interceptar o atacante foi Spencer Stone, de Sacramento, na Califórnia, militar da Força Aérea, que ficou ferido sem gravidade.

O atacante foi finalmente travado por Alek Skarlatos, de Roseburg, no Oregon, militar da Guarda Nacional norte-americana.

cv The Guardian

Anthony Sandler e Alek Skarlatos

Anthony Sandler e Alek Skarlatos

Um porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente norte-americano, Barack Obama, expressou “profunda gratidão pela coragem e acção rápida de várias passageiros, incluindo membros do serviço dos EUA, que abnegadamente subjugaram o atacante”.

“É claro que a sua acção heróica pode ter evitado uma tragédia muito pior“, afirmou o porta-voz.

Há ainda assim a registar 3 feridos resultantes do tiroteio, dos quais dois em estado grave.

Pista terrorista

As autoridades francesas anunciaram que está a ser privilegiada a pista terrorista na investigação do tiroteio.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, confirmou que a secção antiterrorismo de Paris e a subdireção antiterrorismo da Polícia Judiciária estão encarregadas da investigação, numa breve declaração na cidade de Arras, norte de França, para onde o comboio foi desviado após o incidente.

Bernard Cazeneuve, que disse que o incidente foi um “ato que pode revestir-se de natureza terrorista” e que se “impõe a maior prudência e precisão”, não deu dados sobre a identidade da pessoa detida.

Também o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, disse que o tiroteio no comboio foi um “ataque terrorista”.

“Condeno o ataque terrorista e manifesto a minha solidariedade para com as vítimas”, escreveu Charles Michel na rede social Twitter.

O primeiro-ministro belga convocou o Comité Estratégico de Segurança para avaliar o nível de ameaça terrorista, segundo a agência noticiosa belga, que cita um porta-voz do Governo.

Charles Michel já se reuniu com o ministro do Interior, Jan Jambon, e apelou para o reforço das medidas de segurança.

O chefe do Governo belga também já contactou com o Presidente francês, François Hollande.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os franceses entre outros estão bem servidos de população magrebina , continuem e acabarão eles próprios por se transformar num estado islâmico!

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …