Terrorista já identificado é filho de portuguesa

Marius Becker / EPA

-

Ismael Omar Mostefai, o único dos autores dos ataques de Paris já identificado pela polícia até ao momento,  era filho de uma portuguesa e de um argelino, noticiou hoje o New York Times, citando o presidente da câmara de Chartres.

Nascido nos arredores de Paris, Ismael Omar Mostefaï, foi oficialmente identificado pelo presidente da Câmara de Chartres, cidade onde viveu até 2012.

O pai de Ismael Omar Mostefaï tem nacionalidade argelina.

A mãe de Mostefaï, cuja identidade não foi ainda revelada pelas autoridades, tem nacionalidade portuguesa.

Não há informação que possa indicar que a mãe do jihadista seja uma das 7 pessoas detidas este sábado.

De acordo com o New York Times, o jihadista vivia em Chartres com os dois pais e trabalhava numa padaria.

Mostefaï, de 29 anos, foi detido 8 vezes por crimes de pequena gravidade entre 2004 e 2010, sem contudo ter cumprido pena na prisão.

Três dos presumíveis autores dos atentados de Paris eram irmãos e um deles pode estar em fuga, disse também hoje fonte próxima da investigação à agência France Presse.

Um dos irmãos morreu nos atentados, o segundo está detido na Bélgica, não se sabendo se participou ou não nos ataques, e o terceiro tem paradeiro desconhecido, podendo ser um dos bombistas suicidas ou estar em fuga.

A Procuradoria Federal belga confirmou também hoje que dois dos autores dos atentados de Paris eram cidadãos franceses que residiam em Bruxelas, e que dois automóveis utilizados nos ataques foram alugados na Bélgica.

A Procuradoria precisou, em comunicado, que os dois homens “morreram no local” dos ataques.

Por outro lado, “dois automóveis com matrícula belga”, encontrados pela polícia francesa em Paris, foram alugados “no início da semana na região de Bruxelas”, lê-se no comunicado.

Segundo a Procuradoria, a operação policial lançada no sábado, no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, levou à detenção de um total de sete pessoas, cujo envolvimento nos ataques de Paris está a ser investigado.

Estas informações tinham sido dadas anteriormente pela imprensa belga.

Os atentados de sexta-feira à noite em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, fizeram 129 mortos, dois deles portugueses, e 352 feridos.

Os ataques foram perpetrados por, pelo menos, sete terroristas, encontrados mortos nos locais, e visaram um estádio de futebol, uma sala de concertos e quatro cafés e restaurantes do centro de Paris.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • O quê que o ventre tem a ver com o adulto?
      Do teu ponto de vista a todos os criminosos a mesma pena aos “ventres”!
      Também votas?

    • Em que planeta…
      Acreditas que a tua mulher gera – no ventre – sem o papel do teu “fecundo”?
      Quer dizer: Tu gozas e o ventre dela é responsável por um terrorista que afinal até pode ser a cara do pai!

RESPONDER

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …