/

Terrorista já identificado é filho de portuguesa

8

Marius Becker / EPA

-

Ismael Omar Mostefai, o único dos autores dos ataques de Paris já identificado pela polícia até ao momento,  era filho de uma portuguesa e de um argelino, noticiou hoje o New York Times, citando o presidente da câmara de Chartres.

Nascido nos arredores de Paris, Ismael Omar Mostefaï, foi oficialmente identificado pelo presidente da Câmara de Chartres, cidade onde viveu até 2012.

O pai de Ismael Omar Mostefaï tem nacionalidade argelina.

A mãe de Mostefaï, cuja identidade não foi ainda revelada pelas autoridades, tem nacionalidade portuguesa.

Não há informação que possa indicar que a mãe do jihadista seja uma das 7 pessoas detidas este sábado.

De acordo com o New York Times, o jihadista vivia em Chartres com os dois pais e trabalhava numa padaria.

Mostefaï, de 29 anos, foi detido 8 vezes por crimes de pequena gravidade entre 2004 e 2010, sem contudo ter cumprido pena na prisão.

Três dos presumíveis autores dos atentados de Paris eram irmãos e um deles pode estar em fuga, disse também hoje fonte próxima da investigação à agência France Presse.

Um dos irmãos morreu nos atentados, o segundo está detido na Bélgica, não se sabendo se participou ou não nos ataques, e o terceiro tem paradeiro desconhecido, podendo ser um dos bombistas suicidas ou estar em fuga.

A Procuradoria Federal belga confirmou também hoje que dois dos autores dos atentados de Paris eram cidadãos franceses que residiam em Bruxelas, e que dois automóveis utilizados nos ataques foram alugados na Bélgica.

A Procuradoria precisou, em comunicado, que os dois homens “morreram no local” dos ataques.

Por outro lado, “dois automóveis com matrícula belga”, encontrados pela polícia francesa em Paris, foram alugados “no início da semana na região de Bruxelas”, lê-se no comunicado.

Segundo a Procuradoria, a operação policial lançada no sábado, no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, levou à detenção de um total de sete pessoas, cujo envolvimento nos ataques de Paris está a ser investigado.

Estas informações tinham sido dadas anteriormente pela imprensa belga.

Os atentados de sexta-feira à noite em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, fizeram 129 mortos, dois deles portugueses, e 352 feridos.

Os ataques foram perpetrados por, pelo menos, sete terroristas, encontrados mortos nos locais, e visaram um estádio de futebol, uma sala de concertos e quatro cafés e restaurantes do centro de Paris.

ZAP / Lusa

8 Comments

    • Em que planeta…
      Acreditas que a tua mulher gera – no ventre – sem o papel do teu “fecundo”?
      Quer dizer: Tu gozas e o ventre dela é responsável por um terrorista que afinal até pode ser a cara do pai!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.