Terrorista já identificado é filho de portuguesa

Marius Becker / EPA

-

Ismael Omar Mostefai, o único dos autores dos ataques de Paris já identificado pela polícia até ao momento,  era filho de uma portuguesa e de um argelino, noticiou hoje o New York Times, citando o presidente da câmara de Chartres.

Nascido nos arredores de Paris, Ismael Omar Mostefaï, foi oficialmente identificado pelo presidente da Câmara de Chartres, cidade onde viveu até 2012.

O pai de Ismael Omar Mostefaï tem nacionalidade argelina.

A mãe de Mostefaï, cuja identidade não foi ainda revelada pelas autoridades, tem nacionalidade portuguesa.

Não há informação que possa indicar que a mãe do jihadista seja uma das 7 pessoas detidas este sábado.

De acordo com o New York Times, o jihadista vivia em Chartres com os dois pais e trabalhava numa padaria.

Mostefaï, de 29 anos, foi detido 8 vezes por crimes de pequena gravidade entre 2004 e 2010, sem contudo ter cumprido pena na prisão.

Três dos presumíveis autores dos atentados de Paris eram irmãos e um deles pode estar em fuga, disse também hoje fonte próxima da investigação à agência France Presse.

Um dos irmãos morreu nos atentados, o segundo está detido na Bélgica, não se sabendo se participou ou não nos ataques, e o terceiro tem paradeiro desconhecido, podendo ser um dos bombistas suicidas ou estar em fuga.

A Procuradoria Federal belga confirmou também hoje que dois dos autores dos atentados de Paris eram cidadãos franceses que residiam em Bruxelas, e que dois automóveis utilizados nos ataques foram alugados na Bélgica.

A Procuradoria precisou, em comunicado, que os dois homens “morreram no local” dos ataques.

Por outro lado, “dois automóveis com matrícula belga”, encontrados pela polícia francesa em Paris, foram alugados “no início da semana na região de Bruxelas”, lê-se no comunicado.

Segundo a Procuradoria, a operação policial lançada no sábado, no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, levou à detenção de um total de sete pessoas, cujo envolvimento nos ataques de Paris está a ser investigado.

Estas informações tinham sido dadas anteriormente pela imprensa belga.

Os atentados de sexta-feira à noite em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, fizeram 129 mortos, dois deles portugueses, e 352 feridos.

Os ataques foram perpetrados por, pelo menos, sete terroristas, encontrados mortos nos locais, e visaram um estádio de futebol, uma sala de concertos e quatro cafés e restaurantes do centro de Paris.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • O quê que o ventre tem a ver com o adulto?
      Do teu ponto de vista a todos os criminosos a mesma pena aos “ventres”!
      Também votas?

    • Em que planeta…
      Acreditas que a tua mulher gera – no ventre – sem o papel do teu “fecundo”?
      Quer dizer: Tu gozas e o ventre dela é responsável por um terrorista que afinal até pode ser a cara do pai!

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …