Identificada professora suspeita de fuga de informação no exame de português

Já foi identificada pelas autoridades a professora que terá sido responsável por divulgar informações acerca do exame nacional de português, que o mês passado circularam nas redes sociais, dias antes do exame nacional da disciplina.

Segundo o jornal Expresso, a origem da fuga de informação é uma professora de uma escola pública da região de Lisboa, que esteve envolvida na preparação dos exames nacionais.

A docente identificada dá explicações de português a alunos do ensino secundário, e numa destas explicações particulares a um grupo de alunos terá divulgado informações relativas ao exame nacional da disciplina.

Antes de entrarem nas salas para o exeme em causa, muitos alunos já sabiam os temas que iam encontrar, através de uma gravação de áudio feita por uma aluna, que divulgou um ficheiro na rede social WhatsApp em que descrevia algumas das informações que tinha obtido pela explicadora de uma amiga.

“Ó malta, eu falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, que é uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX.
Basicamente, ela sabe todos os anos o que é que sai e este ano inclusive. Pediu para ela treinar uma composição sobre a importância da memória e outra sobre a importância dos vizinhos no combate à solidão. Pronto, basicamente é isto, se não sair, não tenho nada a ver com isto, ok?

Terá sido Miguel Bagorro, professor na Escola Secundária Luísa de Gusmão, em Lisboa, a denunciar a gravação ao Ministério da Educação, que encaminhou a situação ao Ministério Público.

“Na altura não liguei, até porque todos os anos há boatos a circular sobre o que vai sair nos exames. Mas quando vi o que saiu na prova, fiquei estupefacto. O que foi dito na gravação foi exatamente o que saiu. Logo nesse dia, escrevi uma denúncia ao Ministério da Educação”, contou Miguel Bagorro.

Ainda de acordo com o Expresso, não é a primeira vez em que esta professora está envolvida em polémica relacionada com divulgação de informações sobre os exames nacionais.

Em provas anteriores, terá havido já suspeitas não comprovadas de que a docente, que é há vários anos uma das que prepara o exame nacional de língua portuguesa, tinha informado os seus alunos da matéria a ser incluída no exame.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro Victor,

      Já que estamos a falar de português convém mencionar que deveria ter escrito à em vez de á. Só estou a mencionar o caso porque, na minha opinião, é um erro muito fácil de evitar. Basta lembrar sempre que SÓ EXISTE à 🙂
      Sempre que aparecerem dúvidas basta pensar que á não existe, ou melhor, só se usa quando nos estamos a referir ao nome da letra A.

    • Sem dúvida…
      Penso que essa professora se esqueceu da globalização e internet… tudo se sabe em pouco tempo, basta uma fugazinha….
      E como óbvio… mais uma vez existem informações que apenas uns têm acesso… como aconteceu no BPN, no BES, Montepio, etc… em que alguns souberam uns dias antes e os outros perderam muito.

RESPONDER

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …